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Sistema de freio antiblocante ABS - BMW 530i 2007 - Aula 48


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Pedro Luiz Scopino - 21 de setembro de 2012

Em comemoração aos 4 anos de conteúdo exclusivo para o Jornal Oficina Brasil, Scopino apresenta um carro pouco visto na oficina independente: BMW 530i ano 2007

Nesta matéria sobre sistema de freio antiblocante, comemoramos uma marca muito importante no Jornal Oficina Brasil: 4 anos ininterruptos de material técnico exclusivo e muito importante para que os reparadores brasileiros possam ter conhecimentos para entender e realizar a manutenção em sistemas de freio com controle eletrônico.

E aproveito a oportunidade para agradecer aos muitos e-mails, com elogios e também com dúvidas, aos convites para palestras e participações em feiras do setor. Vocês são o combustível que preciso para todos os meses buscar inspiração e motivação, para elaborar estas informações técnicas totalmente gratuitas, sem necessidade de pagar ou comprar nada, apenas ler, arquivar e utilizar, quando for necessário.

Vamos aos detalhes:

COMPONENTES:

Unidade Eletrônica – ECU: conjugada com a unidade hidráulica, está posicionada junto à longarina dianteira esquerda, sendo muito compacta e com a ação de trabalho para os sistemas complementares ao ABS, como o Controle de Estabilidade, Controle de Distribuição de Frenagem e Controle de Tração. Sua alimentação constante (linha 30) ocorre pelo pino 25 passando pelo F25 de 30A. A alimentação pós-chave é feita via pino 07, passando pelo F78 de 5A. Já o aterramento é feito pelos pinos 13 e 38.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é feito pelo pino 14.

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA 530i
ATERRAMENTO 13 – 38
POSITIVO 07 – 25


Unidade hidráulica - Faz parte do conjunto entre unidades hidráulica e eletrônica neste modelo. É do tipo 4S4K, com quatro sinais de rotação das rodas e quatro canais de controle e modulação da pressão hidráulica, através da bomba de recalque incorporada à unidade hidráulica, com um detalhe: um tamanho bem reduzido. Com os quatro sinais de rotação que a unidade hidráulica recebe o comando da unidade eletrônica para comandar corretamente cada circuito hidráulico.
Com duas solenóides por circuito, a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento e as válvulas de isolação ou redução e ainda temos o controle da bomba de recalque.

Sensores - Como temos quatro sinais recebidos pela ECU, há um sensor em cada roda dianteira e traseira, são conectados pelos pinos:
Sensor dianteiro direito – pinos 06 e 18;
Sensor dianteiro esquerdo – pinos 21 e 22;
Sensor traseiro direito – pinos 19 e 31;
Sensor traseiro esquerdo – pinos 20 e 33.
Estes sensores são do tipo hall, de formato bem pequeno e que apontam para a placa do respectivo rolamento de roda.
Também temos um sensor de desgaste por pastilha, que está ligada com a unidade eletrônica.

COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Para este sistema de ABS, temos várias funções incorporadas como o controle de tração, controle de estabilidade e controle de distribuição de frenagem. Mas para levar mais conhecimento, vamos falar sobre o computador de bordo desta linha BMW, que traz várias informações ao condutor, que são necessárias serem programadas por você reparador, no momento da manutenção do veículo. São elas:
- troca de óleo;
- freio dianteiro;
- freio traseiro;
- velas;
- catalisador;
- inspeção/revisão;
- entre outros.
Isto significa dizer que não basta simplesmente trocar as pastilhas de freio utilizando o procedimento correto, aplicando a norma ABNT de freios, abrir o sangrador antes de retornar o pistão (embolo) da pinça dianteira ou traseira. É necessário fazer a programação pós-manutenção, ou seja, indicar através do scanner automotivo a quilometragem para a próxima troca, ou em alguns casos o tempo para a próxima troca. Neste veículo utilizei o scanner Multiscan da Alfatest, que teve uma performance excelente nestas programações. Assim o indicador de manutenção fica correto, e o nosso cliente, confiando no computador de bordo do veículo, faz a manutenção preventiva o veículo.

Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS VECTRA GERAÇÃO 1. Obrigado e até lá!