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Ar-condicionado na Europa e Estados Unidos avança com a utilização do refrigerante HFO-1234yf


Os continentes Europeu e Norte-Americano adotaram o uso do fluido refrigerante HFO-1234yf no ar-condicionado automotivo para atender às metas de preservação ambiental do planeta. E os demais países?

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 26 de março de 2024

Até chegar no estágio atual de melhorias no sistema de climatização automotiva, que inclui o uso de fluidos refrigerantes menos agressivos ao meio ambiente, foram desenvolvidos três tipos de fluidos refrigerantes, conforme a tecnologia de cada época e considerando também os efeitos negativos causados ao meio ambiente.

O principal efeito de dano ambiental foi a destruição parcial da camada de ozônio que protege todos os seres vivos do planeta contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta vindos diretamente do sol.

O fluido refrigerante R12 foi muito utilizado até a década de 1990, conhecido como CFC – cloroflúorcarbono – quando liberado na atmosfera durante as manutenções do sistema de ar-condicionado, atinge altitudes elevadas na atmosfera, chegando até as camadas de ozônio localizadas na estratosfera. (Fig.1)

Quando o CFC é atingido pela radiação solar ultravioleta, se desintegra e libera o cloro. Na sequência o cloro reage com o ozônio, diminuindo a sua concentração, transformado em oxigênio (O2). É neste momento que a catástrofe inicia, pois o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio e tem mais, o cloro pode reagir com os átomos de oxigênio livres na estratosfera e formar mais átomos de cloro, que ampliam a destruirão as moléculas de ozônio.

O processo de recuperação natural é lento e as possibilidades de recomposição são otimistas devido ao fim do uso deste tipo fluido refrigerante nos sistemas de ar-condicionado.

Mesmo com tantas informações, ainda encontramos pessoas afirmando que não há nada de errado em lançar estes poluentes na atmosfera e que as mudanças nos tipos de fluidos refrigerantes são apenas para os fabricantes destes fluidos ganharem mais dinheiro!  (Fig.2)

O ciclo evolutivo de melhorias dos fluidos refrigerantes pode ser descrito em três tipos utilizados nos sistemas de ar-condicionado automotivo.

O fluido refrigerante R12 (fréon), foi muito utilizado até 1995, como o refrigerante universal, funcionou bem e de custo barato, esfria até se tornar um líquido próximo ao ponto de congelamento da água, absorvendo muito bem o calor.

O uso extensivo de fréon acabou contribuindo para o rápido esgotamento da camada de ozônio e por isso que o fréon foi banido de todos os carros a partir de 1995.

O fluido refrigerante que sucedeu o R12 foi o R134a, selecionado por sua eficácia e baixo risco de inflamabilidade, este fluido refrigerante é mais amigo da camada de ozono, mas não é mais amigo do ambiente. O R134a contém gases de efeito estufa que não se decompõem rapidamente e, portanto, contribuem para o aquecimento do planeta que caracteriza as alterações climáticas.

Após 26 anos utilizando o R134a como substituto do R12, agora temos o substituto do R134a, que é o R1234yf. (Fig.3)

Este novo fluido refrigerante funciona tão bem como os seus antecessores, ao mesmo tempo que se decompõe em componentes inofensivos em pouco tempo, quando comparado com os demais fluidos refrigerantes.

            R12: 100 anos;

            R134a: 10 anos;

            R1234yf: 3 anos.

A única desvantagem do R1234yf é que ele é inflamável, no entanto, pegar fogo nos carros não está sendo um problema na Europa e nos Estados Unidos. (Fig.4 )

A comprovação da eficiência deste fluido refrigerante está no número de veículos fabricados e comercializados desde a sua implantação, que revela uma quantidade perto de 200 milhões de veículos usando HFO-1234yf até o final de 2022, sendo cerca de 175 milhões somente nos Estados Unidos e na Europa, com vendas adicionais em outras partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Os fabricantes de automóveis continuarão a usar o HFC-134a principalmente em mercados onde o GWP<150 não é exigido ou incentivado.

Apesar da transição gradual para o HFO-1234yf em lugares como Europa e América do Norte, que exigem ou incentivam fluidos refrigerantes com GWP <150, a maioria dos novos veículos do mundo continuou a usar HFC-134a.

Isso se deve às vendas contínuas de veículos que usam HFC-134a na China e em outros países menos desenvolvidos, inclusive pelos EUA e Brasil

A regulamentação denominada como Diretiva 2006/40/CE, relativa às emissões de sistemas de ar-condicionado em veículos motorizados, seguiu a aplicação gradualmente em três fases para os fabricantes se adequarem à novas regras de controle de poluição do sistema de ar-condicionado.

  • Fase 1: A partir de 21 de junho de 2008;
  • Fase 2: A partir de 1 de janeiro de 2011 (adiada para 1 de janeiro de 2013;
  • Fase 3: A partir de 1 de janeiro de 2017.

Os mercados Europeu e Norte Americano são pioneiros no uso do fluido refrigerante HFO-1234yf, enquanto o resto do mundo continua a fabricar os veículos utilizando HFC-134a .

Os números impressionam, pois quase um bilhão de veículos foram fabricados globalmente desde 2013, quando o refrigerante HFO-1234yf foi introduzido comercialmente pela primeira vez. Considerando que a maioria dos veículos foram equipados com ar-condicionado e aproximadamente 200 milhões de veículos em todo o mundo estão equipados com sistemas HFO-1234yf, conclui-se que até 800 milhões, aproximadamente 80% dos veículos fabricados desde 2013 continuaram a utilizar HFC-134a.

No final de 2022, a maioria dos fabricantes globais de automóveis continuavam a usar HFC-134a quando fabricavam ou vendiam veículos em países que não estabeleceram regras ou incentivos para a transição do fluido refrigerante HFC-134a e o HFO-1234yf.

Outros mercados adotaram o HFO-1234yf também em sistemas de ar-condicionado automotivo, incluindo Japão e Coreia do Sul. No entanto, os veículos com sistemas HFC-134a continuaram a ser produzidos e vendidos na China, que é o maior mercado automotivo do mundo, Índia, Brasil e outros países.

Quando um carro importado chegar na oficina para manutenção do sistema de climatização, é importante identificar qual fluido refrigerante está aplicado, isso pode ser feito verificando etiquetas no compartimento do motor, formato das tomadas de serviço e no manual do carro tem esta informação. (Fig.5)