Notícias
Vídeos

Indicador de nível de combustível com mau funcionamento


Veremos nesta aula os detalhes da unidade que controla o funcionamento da bomba elétrica de combustível de baixa pressão, que altera consideravelmente o funcionamento do sistema de alta pressão de combustível.

Por: Pedro Luiz Scopino - 26 de março de 2024

Podemos ter algumas reclamações quando o cliente chega na oficina.

Indicador de depósito incorreto? Cabo rompido no módulo do combustível?

Ruído de assobio forte durante a abertura da tampa do depósito ou do fecho do depósito? O problema poderá estar no sistema de ventilação do depósito.

Em caso de um defeito no sistema de ventilação do depósito pode ocorrer uma forte formação de vácuo no tanque de combustível. Isso pode provocar uma contração excessiva do tanque de combustível. O módulo de alimentação de combustível é composto pela tampa do flange e pelo reservatório com o sensor do depósito e a bomba de combustível. Graças a essa estrutura bipartida, o módulo de alimentação de combustível consegue compensar alterações do tamanho do tanque de combustível até uma determinada faixa (fig. 1).

 

Atenção ao contato do sensor logo abaixo da tampa do módulo de combustível

 

Se a formação de vácuo se intensificar em demasia, por exemplo, devido ao gelo, e o tanque de combustível contrair excessivamente, os cabos do sensor do depósito podem ser cortados (fig. 2). E esta falha pode ser completa, ou seja, irá parar totalmente a marcação no painel, ou ainda gerar uma falha intermitente.

 


COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR

Muitos casos de falhas na indicação do nível de combustível podem estar relacionados ao mau contato em seus terminais. E sempre que temos um mau contato teremos uma alteração em sua resistência elétrica, e claro, na alteração desta grandeza elétrica teremos alteração na indicação do nível de combustível no marcador do painel de instrumentos. A utilização de combustível adulterado potencializa esta falha com maior corrosão dos terminais elétricos.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.