Stilo 1.8 8V Flex Dualogic 2009 - Catalisador Incandescente
Olá, pessoal!
Estamos com o veículo em questão na oficina que chegou na plataforma sem ligar o motor.
Inicialmente identificamos que a correia dentada havia rompido e, após aplicar nova correia para verificar se havia ocorrido algum dano no motor, com boroscópio não notamos marcas de colisão entre válvulas e pistões, compressão de 14 bar nos 4 cilindros e praticamente 0 de perda no teste de vazamento de compreensão.
Realizamos então uma manutenção no sistema de sincronismo/acessórios (correias e tensores), arrefecimento (bomba d'água, válvula termostática, sensor de temperatura, mang. Inferior radiador, fluido), sistema de alimentação (bicos, tbi), substituição dos cabos de vela que apresentavam pequena fuga de corrente e motor aparentemente funcionando perfeito tanto em marcha lenta quanto em regime de aceleração.
No teste do arrefecimento em aceleração, notamos o catalisador incandescente e identificamos que estava obstruído.
Após substituição, notamos que o novo também passou apresentar incandescência após alguns minutos em aceleração.
Iniciamos diagnóstico para encontrar a causa do problema uma vez que o catalisador obstruído possivelmente era consequência de um problema pré existente.
Verificamos os seguintes itens:
Escape entupido - ok
Pressão linha combustível - ok (3,8 bar)
Sistema ignição - ok (velas e bobina) * motor não falha
Sincronismo - ok (engrenagem comando marca A-guia pra cima)
Engrenagem/polia virabrequim - ok (sem folgas em ambas e coxim da dumper não rompeu - comparado com polia nova a posição dos dentes)
Sensor de temperatura - ok (catálogo MTE 4008)
Sinal sensor rotação - acredito que ok (apresenta leve ruído geralmente entre os dentes 49/50 - imagem anexa - teste com polia nova apresentou mesmo ruído - polia não está imantada)
Aterramentos - ok
Alimentação/aterramento ECM - ok
Outro ponto que ficamos intrigados, foi a mangueira que liga a tampa de válvulas à mangueira da tomada de ar do tbi estar succionando ar. Comparando com um motor 1.4 e um 1.8 (também GM) notamos que ambos sopram nessa mangueira. Só passa soprar nessa mangueira quando isolamos a mangueira menor que liga a tampa de válvulas ao coletor de admissão.
* Foto da mangueira em questão anexa (foto mostra mangueira rasgada como exemplo)
Agradeço desde já aos amigos que puderem compartilhar suas experiências com caso semelhante e bom trabalho para todos!