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Linha Leve
D

Diego Antoniazzi


Stilo 1.8 8V Flex Dualogic 2009 - Catalisador Incandescente

Olá, pessoal! Estamos com o veículo em questão na oficina que chegou na plataforma sem ligar o motor. Inicialmente identificamos que a correia dentada havia rompido e, após aplicar nova correia para verificar se havia ocorrido algum dano no motor, com boroscópio não notamos marcas de colisão entre válvulas e pistões, compressão de 14 bar nos 4 cilindros e praticamente 0 de perda no teste de vazamento de compreensão. Realizamos então uma manutenção no sistema de sincronismo/acessórios (correias e tensores), arrefecimento (bomba d'água, válvula termostática, sensor de temperatura, mang. Inferior radiador, fluido), sistema de alimentação (bicos, tbi), substituição dos cabos de vela que apresentavam pequena fuga de corrente e motor aparentemente funcionando perfeito tanto em marcha lenta quanto em regime de aceleração. No teste do arrefecimento em aceleração, notamos o catalisador incandescente e identificamos que estava obstruído. Após substituição, notamos que o novo também passou apresentar incandescência após alguns minutos em aceleração. Iniciamos diagnóstico para encontrar a causa do problema uma vez que o catalisador obstruído possivelmente era consequência de um problema pré existente. Verificamos os seguintes itens: Escape entupido - ok Pressão linha combustível - ok (3,8 bar) Sistema ignição - ok (velas e bobina) * motor não falha Sincronismo - ok (engrenagem comando marca A-guia pra cima) Engrenagem/polia virabrequim - ok (sem folgas em ambas e coxim da dumper não rompeu - comparado com polia nova a posição dos dentes) Sensor de temperatura - ok (catálogo MTE 4008) Sinal sensor rotação - acredito que ok (apresenta leve ruído geralmente entre os dentes 49/50 - imagem anexa - teste com polia nova apresentou mesmo ruído - polia não está imantada) Aterramentos - ok Alimentação/aterramento ECM - ok Outro ponto que ficamos intrigados, foi a mangueira que liga a tampa de válvulas à mangueira da tomada de ar do tbi estar succionando ar. Comparando com um motor 1.4 e um 1.8 (também GM) notamos que ambos sopram nessa mangueira. Só passa soprar nessa mangueira quando isolamos a mangueira menor que liga a tampa de válvulas ao coletor de admissão. * Foto da mangueira em questão anexa (foto mostra mangueira rasgada como exemplo) Agradeço desde já aos amigos que puderem compartilhar suas experiências com caso semelhante e bom trabalho para todos!

01 de agosto de 2025
3
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Linha Leve
J

Jociel reis


Ônix 2017

Troca de correia de sincronismo é necessário passar o scanner ?

30 de julho de 2025
14
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Foto padrão

Lucas Leite Lima


Celta 1.0 desligando

Falha voltagem baixa sensor map

25 de julho de 2025
6
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