Notícias
Vídeos

Parte 8 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Carlos Napoletano Neto - 09 de fevereiro de 2011

Conforme prometido, neste número iremos descrever a preparação dos conjuntos internos da transmissão 4L30-E, utilizada nos veículos Omega de 93 a 98 produzidos no Brasil, BMW série 3, Isuzu Trooper, Honda Passport.

Desmontagem e montagem do conjunto do conversor e bomba de óleo.

1. Alojamento do conversor.
2. Anel de vedação externo.
3. Junta.
4. Placa de apoio da bomba.
5. Conjunto da bomba de óleo.
6. Retentor do conversor.

Após a desmontagem de todos os componentes, proceda a uma completa inspeção visual deles, e se notar algum dano, deformação ou desgaste, principalmente no alojamento do conversor, anel de vedação externo, placa de apoio da bomba ou retentor, substitua o item danificado.

Atenção: A limpeza dos componentes, para inspeção, deverá ser realizada com Varsol, Shellraz ou solvente equivalente, que não agridem o meio ambiente. Jamais utilize thinner, óleo diesel ou gasolina, pois estes componentes, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, contaminam o fluido ATF, comprometendo a vida útil da transmissão.

Montagem
1. Retentor (instale o retentor utilizando uma ferramenta apropriada, aplicando o torque recomendado de 3 Nm em seus três parafusos de fixação).
2. Conjunto da bomba de óleo.
3. Placa de apoio.
4. Junta.
5. Anel de vedação externo.
6. Alojamento do conversor.

a) Instale o alojamento do conversor de torque no conjunto completo da bomba. Alinhe-o utilizando dois pinos guias curtos nos furos dos parafusos de fixação.
b) Instale somente com as mãos os cinco parafusos de 13 mm.
c) Centralize a carcaça do conversor de torque utilizando a ferramenta centralizadora ou um cubo do conversor usado (acionador da bomba).
d) Aperte os cinco parafusos internos de 13 mm alternando-os, com um torque recomendado de 20 Nm.

Bomba de óleo (Figura 2)
Passos da desmontagem
1. Engrenagem motriz da bomba de óleo.
2. Engrenagem movida da bomba de óleo.
3. Pino.
4. Plugue.
5. Mola.
6. Válvula de controle do conversor de torque.
7. Anel trava.
8. Assento da mola.
9. Mola.
10. Pistão acumulador do sinal de aceleração.
11. Pino da luva.
12. Luva.
13. Válvula de reforço.
14. Assento da mola.
15. Mola da válvula.
16. Assento da mola.
17. Válvula reguladora de pressão.

Após a desmontagem de todos os componentes, proceda a uma completa inspeção visual deles, e se notar algum dano, deformação ou desgaste, localizado no anel trava, mola, válvula de retenção da mola, engrenagens ou bomba de óleo, substitua o item danificado.

Remontagem (Figura 3)
1. Válvula reguladora de pressão.
2. Assento da mola (lubrifique e instale previamente o assento da mola do regulador de pressão na válvula, com o lado plano contra o ombro da válvula).
3. Mola da válvula.
4. Assento da mola.
5. Válvula de reforço.
6. Luva.
7. Pino da luva.
8. Pistão do acumulador do sinal de aceleração.
9. Mola.
10. Assento da mola (Instale o pistão do acumulador do sinal de aceleração, mola e seu assento, com o lado plano afastado da mola e do anel trava).
11. Anel trava.
12. Válvula de controle do conversor de torque.
13. Mola.
14. Plugue.
15. Pino.
16. Engrenagem movida da bomba de óleo.
17. Engrenagem motriz da bomba de óleo.

Embreagem de uma via (roda livre) e embreagem da 3ª marcha

Passos da desmontagem
1. Anel de retenção.
2. Conjunto da engrenagem solar de entrada.
3. Arruela retentora.
4. Rolamento de apoio.
5. Arruela de encosto.
6. Conjunto multidiscos.
7. Tambor da 3ª marcha.

1. Anel de retenção (Figura 4)

a) Posicione a carcaça da embreagem da 3ª marcha e o conjunto do eixo intermediário voltados para cima, utilizando a engrenagem anelar da sobremarcha como suporte.
b) Localize a ponta do anel trava da roda livre. Comprima uma das pontas do anel utilizando a ferramenta especial. Deslize uma lâmina para baixo entre a carcaça da 3ª marcha e o anel de retenção.
c) Remova a ferramenta especial e repita este passo para a outra ponta do anel de retenção.
d) Instale as quatro lâminas do retentor aproximadamente 90 graus separadas uma da outra utilizando a ferramenta especial para compressão do anel retentor.
e) Pressione a engrenagem solar de entrada para liberar o anel retentor de sua carcaça.
f) Remova a ferramenta especial.

2. Conjunto da engrenagem solar de entrada (Figura 5)

a) Puxe o conjunto da engrenagem solar de entrada até que o anel trava da roda livre libere o rasgo do anel.
3. Arruela de retenção.
4. Rolamento de apoio.
5. Arruela de encosto.
6. Discos de embreagem.
7. Tambor da embreagem da 3ª marcha.

Inspeção e reparo
Inspeção Visual
Se for notado qualquer dano, deformação ou desgaste localizado no rolamento de apoio, arruela de encosto, discos de embreagem revestidos ou metálicos ou tambor da 3ª marcha, substitua-os.

Remontagem
1. Tambor da embreagem da 3ª marcha.
2. Discos da embreagem.
a) Posicione a carcaça da embreagem da 3ª marcha e o conjunto do eixo intermediário voltados para cima, utilizando a engrenagem anelar da sobremarcha como suporte.
b) Instale a placa de amortecimento da mola da 3ª marcha com a face cônica para baixo.
c) Instale os discos da embreagem da 3ª marcha alternando-os. Comece com um disco de aço e termine com outro disco de aço. Não esqueça que os discos deverão ser mergulhados em fluido ATF DEXRON III por pelo menos meia hora antes da montagem.
3. Arruela de encosto.
4. Rolamento de apoio.
5. Arruela de retenção.
6. Conjunto da engrenagem solar de entrada.
7. Anel de retenção.

a) Acople completamente as estrias do conjunto do cubo da embreagem de uma via (roda livre) nas abas internas da embreagem da 3ª marcha, girando simultaneamente a pista externa da roda livre para que se encaixe na carcaça da embreagem da 3ª marcha.
b) Posicione as lâminas da ferramenta entre o anel de retenção e a carcaça da embreagem da 3ª marcha, aproximadamente 90 graus umas das outras e uma lâmina em cada ponta do anel trava.
c) Empurre para baixo o conjunto da roda livre até que o conjunto assente na carcaça.
d) Remova as lâminas da ferramenta e encaixe o anel de retenção em seu rasgo na carcaça. (Figura 6)
No próximo número, seguiremos com a preparação dos conjuntos da transmissão 4L30-E referente às especificações de folga e componentes das embreagens da 2ª e 3ª marchas, para que o reparo possa ser realizado da melhor maneira possível seguindo as indicações da montadora.

Até lá e um ótimo mês a todos!