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Parte 7 – Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 30 de março de 2010

 

Em continuação à nossa série de matérias sobre a reforma da transmissão automática AL4 utilizada nos veículos Renault/Peugeot/Citroën, neste número trataremos de finalizar os procedimentos de reparo dos conjuntos internos desta transmissão e especificar algumas informações sobre o conjunto do corpo das válvulas de controle.

Figura 1
Comprima a tampa do pistão de controle (15) do freio F3, utilizando a ferramenta (9).
Reinstale o anel trava (17)
Libere a ferramenta e remova-a (9).



Figura 2
Aperte o parafuso (18) com um torque de 6,7 Nm



Figura 3
Reinstale uma nova junta metálica da carcaça da transmissão (19).



Bomba de óleo (figura 4)

Instale o conjunto da bomba de óleo (20) e o filtro (21), e depois os seis parafusos de fixação da bomba de óleo (20)
Procedimento de aperto dos parafusos:
Aperte primeiramente os parafusos com um torque de 5 Nm (na ordem de 1 a 6), e aperte-os depois com um torque de 10 Nm (na ordem de 1 a 6).
Instale:
O parafuso (22) apertando-o com um torque de 1,2 Nm.
O ímã (23).



Instale (figura 5):
A carcaça do conversor de torque apertando seus 15 parafusos de fixação com um torque de 30 Nm.
Um novo retentor do conversor utilizando a ferramenta especial (3).
O tubo de respiro (24).



Instale (figura 6):

O sensor de pressão de óleo (25) apertando seus parafusos de fixação com um torque de 8 Nm.
O sensor de entrada de rotação da transmissão (26) apertando seu parafuso de fixação com um torque de 10 Nm.
O sensor de saída de rotação da transmissão (27) apertando seu parafuso de fixação com um torque de 10 Nm.



Figura 7
Reinstale a eletroválvula de controle de fluxo do trocador de calor (28) apertando seus parafusos de fixação com um torque de 10 Nm.



Obrigatório:
Substitua o trocador de calor se o fluido da transmissão usado estiver contaminado com partículas metálicas.

Instale (figura 8):
O suporte do chicote elétrico (29).
O suporte do conector modular (30).
O pinhão acionador do velocímetro (31) apertando seu parafuso de fixação com um torque de 8 Nm.
O trocador de calor (32) com novos anéis de vedação, e aperte seu parafuso de fixação com um torque de 50 Nm.
O conector modular (33).
Novos retentores de saída dos semi eixos utilizando a ferramenta especial.



Figura 9
Reinstale o bujão de abastecimento de óleo (34) utilizando novos vedadores. Aperte-o com um torque de 33 Nm.



Figura 10
Utilizando os cabos especiais (1) reinstale o conversor de torque (35) girando-o bem centralizado conforme a figura mostra.



Figura 11
Verifique se o conversor (35) foi instalado corretamente. Utilize a ferramenta especial (4) introduzindo-a no orifício do sensor de rotação do motor.



Figura 12
Reinstale o interruptor multi função (36) sem apertar o seus parafusos de fixação.
Posicione a alavanca seletora (37) na posição Neutro.
Meça a resistência nos terminais do interruptor multi função (36).
Gire o interruptor multi função (36) em uma ou outra direção até que se consiga uma resistência de 0 ohms em seus terminais.
Aperte os parafusos do interruptor multi função (36) com um torque de 10 Nm.



Obrigatório:
Após apertar os parafusos de fixação, certifique-se que o interruptor multi função esteja corretamente ajustado.

Figura 13
Parafuso auxiliar de fixação do corpo de válvulas.
Placa de fechamento principal.
Placa de fechamento auxiliar.
Placa de distribuição
Vedadores do conjunto do mecanismo.
Parafuso guia.
Lâmina de rolete.
Suporte angular.
Chicote elétrico.
Parafuso de fixação.

Figura 14
Bloco hidráulico principal.
Eletroválvula sequencial numero 1 (EVS1)
Eletroválvula sequencial numero 2 (EVS2)
Eletroválvula sequencial numero 3 (EVS3)
Eletroválvula sequencial numero 4 (EVS4)
Eletroválvula sequencial numero 5 (EVS5)
Eletrovalvula sequencial numero 6 (EVS6)
Eletroválvula moduladora da pressão principal (EVM)
Eletroválvula moduladora da pressão do lock up (EVLU)
Anéis de vedação dos EVS.
Anéis de vedação do EVM e EVLU.
Placa de fixação dos EVS 2 e 6
Válvula manual (VM)
Válvula sequencial número 2
Válvula sequencial número 3
Válvula sequencial número 1
Válvula sequencial número 4
Válvula de progressão número 1
Válvula de progressão número 2
Válvula reguladora de pressão
Haste de acionamento da válvula reguladora de pressão
Mola da válvula reguladora de pressão
Tampão de ajuste da válvula reguladora de pressão
Válvula limitadora de pressão
Mola da válvula limitadora de pressão
Válvula limitadora de pressão número 2
Mola da válvula limitadora de pressão número 2
Tampão de ajuste da válvula limitadora de pressão
Válvula limitadora de pressão auxiliar número 2
Mola da válvula limitadora de pressão auxiliar número 2
Tampão de ajuste da válvula limitadora de pressão auxiliar número 2
Esfera da válvula de segurança
Mola da válvula de segurança
Pistão da válvula de segurança
Clipe da válvula de segurança



Figura 15
Bloco hidráulico auxiliar
Válvula de controle do lock up do conversor
Tampão de ajuste da válvula de controle do lock up
Mola da válvula de controle do lock up
Tampão da válvula de controle do lock up
Clipe retentor
Válvula reguladora do lock up
Mola da válvula reguladora do lock up
Tampão de ajuste da válvula reguladora do lock up
Válvula de controle do neutro
Tampão de ajuste da válvula de controle do neutro
Mola da válvula de controle do neutro
Filtro do circuito de controle
Válvula anti esvaziamento do conversor
Peças idênticas:
Válvulas 24, 25 e 26
Válvulas 27 e 29
Válvulas 36 e 39
Tampões 54 e 56



Nota:
O tampão 50, as válvulas 24 até 29 e 36 a 39 podem ser montadas em qualquer direção.

Peças diferentes:
Molas 40 e 43
Válvulas 52 e 55

Atenção:
O tampão 41 é diferente dos tampões 54 e 56.
No próximo numero descreveremos os procedimentos de reparo deste corpo de válvulas.
Até lá e bom serviço a todos.