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Parte 4 - Diagnóstico de vibrações


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Carlos Napoletano Neto - 27 de março de 2009

Dando sequência ao estudo das vibrações, suas origens e como resolver os problemas apresentados pelo sistema, nesta edição veremos como alguns recursos técnicos podem ajudar o técnico a eliminar esta fonte de reclamação dos usuários.

Montagem casada / vetoração

A montagem casada pode ser utilizada para reduzir a excentricidade lateral ou radial de um conjunto roda e pneu para melhorar o balanceamento dinâmico do conjunto. Existem dois procedimentos:

1- Pneu à roda

2- Conjunto roda e pneu ao cubo

Pneu à Roda

1- Meça a excentricidade Radial e Lateral e marque os pontos mais altos. Marque também a posição da válvula no pneu.

Figura 1

2- Utilizando um equipamento para troca do pneu, solte o pneu da roda. Gire a roda 180 graus em relação à marca feita anteriormente no aro. Encha novamente e meça a excentricidade.

a.(Figura 2) Se o ponto mais alto estiver na mesma posição da válvula, o problema estará na roda.

Figura 2

b.(Figura 3) Se o ponto mais alto estiver em um lugar diferente após o pneu ter sido girado 180 graus em relação à roda, o pneu deve ser desmontado novamente e o ponto mais alto alinhado com a válvula.

Figura 3

3- Reinstale a roda no veículo e verifique a excentricidade.

a.(Figura 4) Se a roda e o pneu estiverem dentro das especificações, faça um teste de rodagem.

b.Se a roda e o pneu NÃO estiverem dentro das especificações, a roda e o pneu necessitam ser substituídos.

Figura 4

Conjunto roda e pneu no cubo

1- Marque o ponto mais alto do conjunto roda e pneu e o prisioneiro mais próximo à este ponto (Figura 6). Reinstale a roda posicionando o ponto mais alto a 180 graus do prisioneiro marcado.

a.Se a roda e o pneu estiverem dentro das especificações, faça um teste de rodagem.

b.Se o conjunto NÃO estiver dentro das especificações, substitua a roda ou o pneu com problema.

Figura 5


Figura 6

Flanges do freio e do eixo


Quando ocorre excentricidade da roda e do pneu no veículo e NÃO ocorre no teste fora do veículo, o flange do cubo ou do eixo deve ser verificado.

Flange do cubo ou flange do eixo

Procedimento de Medição


Posicione o relógio comparador (figura 7) na superfície usinada fora dos parafusos no flange do tambor ou do disco ou do eixo.

Figura 7


Gire para localizar o ponto mais alto. Zere o relógio comparador e gire para verificar a excentricidade total, que deverá apresentar valor máximo de 0,13 mm para ser aceitável.

Prisioneiros


Procedimento de medição


Posicione o relógio comparador (Figura 8) em contato comum prisioneiro. Gire o cubo para registrar o valor de cada um dos prisioneiros. Zere o relógio comparador no prisioneiro mais baixo e verifique a excentricidade total. Ela deverá ficar abaixo de 0,76 mm para ser aceitável.

Figura 8

Quando a vibração ocorre somente durante a frenagem, o disco ou tambor devem ser verificados.

Com estes procedimentos, esperamos ter ajudado aos técnicos a verificarem a excentricidade e empenamento dos componentes dos conjuntos da suspensão e roda / pneu.

Na próxima edição, finalizaremos este assunto delineando os procedimentos de verificação do eixo cardan quanto à defasagem das luvas e ângulo de trabalho, que também contribuem para a geração de vibrações indesejáveis no veículo.

Até lá.

 

 

Matéria da edição Nº217 - Março de 2009