Dando sequência ao estudo das vibrações, suas origens e como resolver os problemas apresentados pelo sistema, nesta edição veremos como alguns recursos técnicos podem ajudar o técnico a eliminar esta fonte de reclamação dos usuários.
Montagem casada / vetoração
A montagem casada pode ser utilizada para reduzir a excentricidade lateral ou radial de um conjunto roda e pneu para melhorar o balanceamento dinâmico do conjunto. Existem dois procedimentos:
1- Pneu à roda
2- Conjunto roda e pneu ao cubo
Pneu à Roda
1- Meça a excentricidade Radial e Lateral e marque os pontos mais altos. Marque também a posição da válvula no pneu.
Figura 1
2- Utilizando um equipamento para troca do pneu, solte o pneu da roda. Gire a roda 180 graus em relação à marca feita anteriormente no aro. Encha novamente e meça a excentricidade.
a.(Figura 2) Se o ponto mais alto estiver na mesma posição da válvula, o problema estará na roda.
Figura 2
b.(Figura 3) Se o ponto mais alto estiver em um lugar diferente após o pneu ter sido girado 180 graus em relação à roda, o pneu deve ser desmontado novamente e o ponto mais alto alinhado com a válvula.
Figura 3
3- Reinstale a roda no veículo e verifique a excentricidade.
a.(Figura 4) Se a roda e o pneu estiverem dentro das especificações, faça um teste de rodagem.
b.Se a roda e o pneu NÃO estiverem dentro das especificações, a roda e o pneu necessitam ser substituídos.
Figura 4
Conjunto roda e pneu no cubo1- Marque o ponto mais alto do conjunto roda e pneu e o prisioneiro mais próximo à este ponto (Figura 6). Reinstale a roda posicionando o ponto mais alto a 180 graus do prisioneiro marcado.
a.Se a roda e o pneu estiverem dentro das especificações, faça um teste de rodagem.
b.Se o conjunto NÃO estiver dentro das especificações, substitua a roda ou o pneu com problema.
Figura 5
Figura 6
Flanges do freio e do eixoQuando ocorre excentricidade da roda e do pneu no veículo e NÃO ocorre no teste fora do veículo, o flange do cubo ou do eixo deve ser verificado.
Flange do cubo ou flange do eixo
Procedimento de MediçãoPosicione o relógio comparador (figura 7) na superfície usinada fora dos parafusos no flange do tambor ou do disco ou do eixo.
Figura 7
Gire para localizar o ponto mais alto. Zere o relógio comparador e gire para verificar a excentricidade total, que deverá apresentar valor máximo de 0,13 mm para ser aceitável.
Prisioneiros
Procedimento de mediçãoPosicione o relógio comparador (Figura 8) em contato comum prisioneiro. Gire o cubo para registrar o valor de cada um dos prisioneiros. Zere o relógio comparador no prisioneiro mais baixo e verifique a excentricidade total. Ela deverá ficar abaixo de 0,76 mm para ser aceitável.
Figura 8
Quando a vibração ocorre somente durante a frenagem, o disco ou tambor devem ser verificados.
Com estes procedimentos, esperamos ter ajudado aos técnicos a verificarem a excentricidade e empenamento dos componentes dos conjuntos da suspensão e roda / pneu.
Na próxima edição, finalizaremos este assunto delineando os procedimentos de verificação do eixo cardan quanto à defasagem das luvas e ângulo de trabalho, que também contribuem para a geração de vibrações indesejáveis no veículo.
Até lá.
Matéria da edição Nº217 - Março de 2009