Notícias
Vídeos

Parte 15 - Problemas Intrigantes


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Válter Ravagnani - 27 de março de 2009

Nesta edição prosseguimos com a abordagem dos sintomas, causas e soluções de alguns problemas intrigantes no dia-a-dia das oficinas.


Outros detalhes

- Após certo tempo de funcionamento, o motor começava a falhar. Consequentemente, apresentava considerável perda de potência. Se o condutor persistisse em trafegar com o veículo, o motor apagava e não pegava mais;

- O motor só voltava a entrar em funcionamento se o veículo ficasse parado por alguns minutos;

- Acessando os códigos de defeitos na memória da UCE foi encontrado o código proprietário Ford, P1299 (código reservado).

Análise do Problema

- O reparador observou que com o defeito presente, os cilindros falhavam de forma alternada. Também constatou que quando o motor morria, não voltava a funcionar porque a UCE parava de controlar os injetores e a bobina de ignição;

- Em consulta mais apurada sobre o significado do código de defeito, o reparador foi orientado a que o P1299 referia-se a um superaquecimento no motor e a ativação do sistema de arrefecimento de emergência. P1299: Cylinder head over temperature - Protection active (Temperatura excessiva no cabeçote do motor – Proteção ativa);

- Outra constatação foi que o motor só começava a falhar quando o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento passava para a faixa vermelha e as lâmpadas de advertência do sistema de injeção e do sistema de arrefecimento do motor acendiam simultaneamente (figura 1).
 

 - Com o auxílio de um equipamento para teste do sistema de arrefecimento foi detectado um pequeno vazamento na carcaça da válvula termostática (figura 2).


Solução encontrada

- Substituição da carcaça da válvula termostática danificada (causa do problema). Também foi substituída a válvula termostática, o líquido de arrefecimento e realizada a sangria do sistema.

Comentário

- No sistema de injeção eletrônica EECV OBDII, aplicado aos veículos Ford Focus 1.8 16V (01-04), existe uma estratégia denominada sistema de arrefecimento de emergência.

O sistema de arrefecimento de emergência permite o funcionamento temporário do motor com a temperatura acima da operacional (motor com nível do líquido de arrefecimento baixo, falha na bomba d’água, radiador obstruído etc.).

Quando ativa essa estratégia de emergência, a UCE passa a controlar os cilindros de forma alternada. Cada cilindro desabilitado atua como uma bomba de ar, favorecendo o arrefecimento do motor.

Essa estratégia permite que o veículo seja conduzido por mais alguns quilômetros sem que seja danificado o motor. Quando é ativada são notados os seguintes sintomas:

- Cilindros falhando alternadamente;

- Falta de potência no motor;

- Lâmpadas da injeção e do sistema de arrefecimento acesas continuamente;

- Código P1299 presente;

- Ar-condicionado inoperante;

- Motor morre e só volta a funcionar se a temperatura do líquido de arrefecimento voltar à faixa operacional.

 

Matéria da edição Nº217 - Março de 2009