Notícias
Vídeos

Indução Forçada - Sistemas Sequenciais Parte 2


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Humberto José Manavella - 07 de julho de 2011

 

 

Nesta edição será analisado o funcionamento do sistema seqüencial denominado de "TwuinTurbo" pela GM e que foi aplicado inicialmente, a um motor 1.9 diesel que equipava veículos de passeio. Consta de dois turbo-compressores de geometria variável, trabalhando em série. Em função disto, esta configuração não possui válvula “wastegate”. O controle da relação de pressão de ambos os turbos é feito regulando a abertura da válvula de escape, a qual desvia o fluxo de gases do turbo de alta pressão, de menor tamanho. Por sua vez, o controle da pressão de sobre-alimentação de cada turbo é feito regulando a geometria das turbinas.

Na sua versão inicial, desenvolve 210 HP, mais do dobro da potência do mesmo motor equipado com um único turbo, que disponibiliza 100 HP. E isto, com nível de consumo similar. O turbo menor, de resposta rápida, opera na faixa das baixas rotações enquanto que o turbo maior entra em funcionamento assim que a rotação aumenta.

 

Operação

Em baixa rotação (fig. 1), inferior a 1800 rpm, a válvula de escape permanece fechada. Todo o fluxo de escape passa pelo turbo menor de alta pressão (TAP), encarregado de gerar a sobre-alimentação. O turbo maior, de baixa pressão (TBP), gira em vazio, sem comprimir.

 

Em rotações médias (fig. 2), entre 1800 e 3000 rpm, a válvula de escape abre progressivamente; com isto, o turbo maior (TBP) entra em operação e ambos funcionam simultaneamente. O turbo maior pré-comprime o ar que é resfriado pelo primeiro pós-resfriador para na seqüência, receber a compressão final no turbo menor. A válvula de bloqueio permanece fechada já que a sobre-pressão gerada pelo turbo maior é inferior àquela do turbo menor.

 

Em rotações superiores a 3000 rpm (fig. 3) só o turbo maior (TBP) funciona, já que sobre-pressão gerada por este, supera o valor de calibração da válvula de bloqueio e a abre; desta forma, é anulada a ação do turbo de alta pressão.

Nesta fase, com a válvula de escape totalmente aberta e ação do turbo de alta anulada, toda a pressão dos gases de escape é aplicada no turbo maior.