Nesta reportagem, vamos identificar falhas de centrais eletrônicas na etapa de controle de eletroventilador do radiador do motor, muito comum em centrais eletrônicas da marca MAGNETI MARELLI.
Ao receber o veiculo para diagnóstico e o cliente reclamar de superaquecimento do motor, analise se há erro de comando do eletroventilador do radiador do motor, onde a 1ª ou 2ª velocidade do eletroventilador do radiador não liga.
Converse com o cliente e procure saber se o motor foi lavado recentemente e se a lâmpada de anomalias do sistema acende. Efetue uma análise com o equipamento de diagnóstico e veja se existem os códigos P0480 ou P0481 gravados na memória da UCE. Se SIM, é possível que tenha ocorrido alguma entrada de água dentro da central eletrônica, pela tampa de respiro do sistema.
Para a certificação de presença de água, abra a UCE do motor
• Examine a presença de água internamente;
• Se SIM, lave a UCE com ÁLCOOL ISOPROPILICO (facilmente encontrado em qualquer casa de produtos eletrônicos);
• Deixe secar em estufa com lâmpada de 60W, ou na falta, deixar secar ao sol pelo menos 2hs;
• Examine se existe alguma corrosão na placa da UCE, principalmente no controlador dos eletroventiladores (foto abaixo);
• Esta corrosão é proveniente da entrada de água através do orifício de respiro da UCE ao lavar o motor;
• Como é sabido, água presente em fio de cobre com corrente elétrica circulando, ocorre oxidação;
• Os pontos mais críticos quanto a falhas são o ponto de aterramento do controlador e a saída para o rele;
• As setas VERMELHAS indicam o ponto de aterramento do controlador;
• Este aterramento vem dos pinos 27 e 28;
• Refaça a solda destes pontos;
• As setas AMARELAS indicam a saída de comando dos reles;
• O pino 40 comanda o rele de BAIXA velocidade do ventilador;
• Meça a RESISTÊNCIA ELÉTRICA do ponto de saída do controlador até o pino 40 da UCE;
• A resistência deve ser MENOR que 2 Ohms;
• O pino 14 comanda o rele de ALTA velocidade do ventilador;
• Meça a RESISTÊNCIA ELÉTRICA do ponto de saída do controlador até o pino 14 da UCE;
• A resistência deve ser MENOR que 2 Ohms;
• Se a resistência for MAIOR que o indicado, pode haver oxidação e possível falha nos terminais de ligação entre os dois lados da placa da UCE do motor;
• Mapa básico de ligação do controlador.
• Passe um fio de um lado ao outro da placa;
• Este fio fará uma ponte entre os 2 lados da placa;
• Refaça a solda entre os 2 lados da placa;
• Isto irá refazer o caminho entre o controlador do radiador e os pinos 14 e 40 da UCE;
• Esta falha é COMUM nas centrais MARELLI 4AFB, 4AVP e 4AFR;
• Após o reparo, feche a UCE do motor corretamente, para evitar a entrada de água;
• Não use SILICONE para a vedação;
• Dê preferência para cola de parabrisa;
Monte a UCE no lugar, faça o teste de atuadores com o equipamento de diagnósticos para verificar a funcionalidade do sistema de a partida e deixe o motor aquecer para ver a resposta do motor quando atingir a temperatura de trabalho e acionamento dos eletroventiladores.