Neste mês, acompanhe o funcionamento deste módulo utilizado em veículos Ford e VW e, sabendo suas características, fica muito mais fácil realizarmos qualquer tipo de diagnóstico em caso de suspeitas de falhas neste componente
Existem comercialmente, diversos tipos de módulo de igniçãode potência, mas o funcionamento deste e suas característicasconstrutivas variam bastante. Assim, este mês, vamos aprendersobre o módulo TFI.
O módulo de ignição TFI é um estágio de potência, o qual controlado pela UCE tem a função de cargada bobina de ignição, para os sistemas injeção eletrônica EEC-IV, com aplicação em veículos Ford e VW. O mesmo está conectado a UCE com 6 linhas de ligação elétrica.
Durante o funcionamento do motor, o sinal do circuito do sensor Hall vai para opino 56 da UCE e o pino 6 do TFI. A UCE calcula o melhor valor de avanço de ignição, e através do pino 36 (linha doconector SPOUT ou shorting plug) comanda o módulo TFI (pino 6) com um pulso demassa. Este sistema trabalha com TEMPO como padrão de referência. A UCE calculao tempo entre um PMS e o seguinte, em função da frequência de RPM do motor.
• Cada flanco de subida do sinal do HALL é referência de “X” graus antes do PMS(6º ou 9º);
• Cada flanco de subida do sinal do SPOUT é referência para o TFI efetuar o disparode ignição;
Para corrigir o avanço de ignição, a UCE comanda o sinal de subida do circuitoSPOUT tantos microssegundos, para frente ou para trás em relação ao flanco de subidado sinal do HALL.
• CH1 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)
• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)
• CH3 sinal do sinal da linha SPOUT (Pino 36 da UCE ou 5 do TFI)
Gráfico do sinal do sensor HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI) Nesta situação, com o shorting plug desconectado, o módulo TFI perde a referênciade controle de avanço de ignição. O avanço fica condicionado ao sinal do sensor Hall. O flanco de subida do sinal é a referência para o TFI controlar o avanço. Ao mover odistribuidor para um lado ou outro, o TFI continua subordinado a este sinal.
• CH4 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)
• CH2 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)
• CH1 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)
• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)
• CH3 sinal do sinal da linha SPOUT (Pino 36 da UCE ou 5 do TFI)
• CH4 Sinal do primário da bobina de ignição SEM shorting plug (pino 4 da UCE)
• CH2 Sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)
• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)
• CH4 sinal da corrente elétrica circulante no primário da bobina de ignição (6 Ampéres)
• CH1 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)
• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)
• CH3 sinal do sinal da linha SPOUT (Pino 36 da UCE ou 5 do TFI)
• CH4 sinal da corrente elétrica circulante no primário da bobina de ignição (6 Ampéres)
Teste do transistor interno do módulo TFI
• Desligue todos os conectores do módulo TFI;
• Ligar um multímetro na escala de teste de DIODOS;
• Meça a condução do transistor entre o pino 1 (ponta VERMELHA) e o pino 2 (ponta PRETA);
• Inverta as pontas do multímetro;
• Meça a condução do transistor entre o pino 2 (ponta VERMELHA) e o pino 1(ponta PRETA);
• Ligue o multímetro na escala de teste de RESISTÊNCIA ELÉTRICA;
• Meça a resistência entre os pinos 3 e 4;