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Entenda o funcionamento do módulo de ignição de potência TFI


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Por: Flávio Xavier - 13 de novembro de 2013

Neste mês, acompanhe o funcionamento deste módulo utilizado em veículos Ford e VW e, sabendo suas características, fica muito mais fácil realizarmos qualquer tipo de diagnóstico em caso de suspeitas de falhas neste componente

Existem comercialmente, diversos tipos de módulo de igniçãode potência, mas o funcionamento deste e suas característicasconstrutivas variam bastante. Assim, este mês, vamos aprendersobre o módulo TFI.

tabela-flavio-02Módulo de ignição de Potência TFI (Thickness Film Ignition)

O módulo de ignição TFI é um estágio de potência, o qual controlado pela UCE tem a função de cargada bobina de ignição, para os sistemas injeção eletrônica EEC-IV, com aplicação em veículos Ford e VW. O mesmo está conectado a UCE com 6 linhas de ligação elétrica. tecnica-flavio01

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Lógica de funcionamento do móduLo TFI

Durante o funcionamento do motor, o sinal do circuito do sensor Hall vai para opino 56 da UCE e o pino 6 do TFI. A UCE calcula o melhor valor de avanço de ignição, e através do pino 36 (linha doconector SPOUT ou shorting plug) comanda o módulo TFI (pino 6) com um pulso demassa. Este sistema trabalha com TEMPO como padrão de referência. A UCE calculao tempo entre um PMS e o seguinte, em função da frequência de RPM do motor.

• Cada flanco de subida do sinal do HALL é referência de “X” graus antes do PMS(6º ou 9º);

• Cada flanco de subida do sinal do SPOUT é referência para o TFI efetuar o disparode ignição;

Para corrigir o avanço de ignição, a UCE comanda o sinal de subida do circuitoSPOUT tantos microssegundos, para frente ou para trás em relação ao flanco de subidado sinal do HALL.

Padrão gráfico dos sinais do sistema EEC IVcom Shorting Plug conectado

• CH1 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)

• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)

• CH3 sinal do sinal da linha SPOUT (Pino 36 da UCE ou 5 do TFI)

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Padrão gráfico dos sinais do sistema EEC IV com Shorting Plug desconectado

Gráfico do sinal do sensor HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI) Nesta situação, com o shorting plug desconectado, o módulo TFI perde a referênciade controle de avanço de ignição. O avanço fica condicionado ao sinal do sensor Hall. O flanco de subida do sinal é a referência para o TFI controlar o avanço. Ao mover odistribuidor para um lado ou outro, o TFI continua subordinado a este sinal.

• CH4 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)

• CH2 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)

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Sinais de avanço de ignição

• CH1 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)

• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)

• CH3 sinal do sinal da linha SPOUT (Pino 36 da UCE ou 5 do TFI)

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• CH4 Sinal do primário da bobina de ignição SEM shorting plug (pino 4 da UCE)

• CH2 Sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)

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tabela_flavio02tecnica-flavio-10tecnica-tabela-02flavio12

• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)

• CH4 sinal da corrente elétrica circulante no primário da bobina de ignição (6 Ampéres)

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• CH1 sinal do sensor de rotação HALL (pino 56 da UCE ou 6 do TFI)

• CH2 sinal da linha IDM ou primário da bobina de ignição (pino 4 da UCE)

• CH3 sinal do sinal da linha SPOUT (Pino 36 da UCE ou 5 do TFI)

• CH4 sinal da corrente elétrica circulante no primário da bobina de ignição (6 Ampéres)

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Teste do transistor interno do módulo TFI

• Desligue todos os conectores do módulo TFI;

• Ligar um multímetro na escala de teste de DIODOS;

• Meça a condução do transistor entre o pino 1 (ponta VERMELHA) e o pino 2 (ponta PRETA);

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• Inverta as pontas do multímetro;

• Meça a condução do transistor entre o pino 2 (ponta VERMELHA) e o pino 1(ponta PRETA);

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• Ligue o multímetro na escala de teste de RESISTÊNCIA ELÉTRICA;

• Meça a resistência entre os pinos 3 e 4;

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