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Direção eletro-hidráulica do Volkswagen Polo: Funcionamento e dicas para o reparador


A matéria deste mês abordará as dificuldades encontradas pelos técnicos e mecânicos que atuam com reparos neste sistema do veículo da montadora alemã

Por: Valter Ramos Avelino - 12 de junho de 2014

O mecanismo de direção Eletro-Hidráulico (HEPS) consiste em uma Bomba Elétrica com reservatório acoplado, uma mangueira de pressão, uma mangueira de retorno, um captor de ângulo e o mecanismo de direção.

Como pode ser observado ao lado, esse modelo de sistema de direção foi montado no veículo Polo fabricado entre abril/2002 a Agosto/2004 (FOTO 1). Com este trabalho tenho objetivo de informar aos Técnicos e Mecânicos os principais defeitos que esse sistema pode apresentar e os caminhos para solucioná-los.

Foto 1

Para ser claro e conciso, foram elaboradas algumas perguntas e respostas englobando esse sistema de direção.

SISTEMA HEPS (HYDRAULIC ELETRIC POWER SYSTEM) SISTEMA HPS (HYDRAULIC POWER  SYSTEM)

1) Quais os principais problemas encontrados pelos Técnicos e Mecânicos?

R: Por ser um sistema importado, a procura de peças para reposição torna-se um grande pesadelo para os mecânicos, pois esse sistema de direção foi montado somente para os modelos lançados entre abril/2002 a agosto/2004.

Por ter a mesma plataforma, o sistema de direção produzido pela TRW Espanha é uma opção para atender a necessidade do mercado, porém o custo para obter um conjunto é consideravelmente alto.

As opções encontradas pelos Técnicos e Mecânicos é conseguir no mercado paralelo peças de reposição para conserto desse sistema ou substituir o sistema HEPS pelo sistema HPS.

2) Quando apresenta barulho o que deve ser feito? (FOTO 2)

R: Visando o conforto do motorista, esse projeto foi desenvolvido com uma carga de mola de 160N, essa carga é considerada muito baixa para o mercado Brasil devido à qualidade das estradas.

A figura 2 mostra com detalhe a região onde acontece o ruído. A mola trabalha como um amortecedor dentro do conjunto Yoke, essa mola possui uma carga muito baixa e não tem força suficiente para absorver os impactos gerados pelas imperfeições da pista, paralelepípedos, buracos, ondulações etc..., gerando o barulho dentro desse conjunto.

Com o passar do tempo, a cremalheira começa a apresentar desgastes na região central do dentado, quando isso acontece é necessário fazer a desmontagem do conjunto para substituição da cremalheira e também do conjunto bujão e ajuste.

Foto 2

3) É necessário efetuar a desmontagem da direção inteira para fazer o retrabalho? (FOTO 3)

R: Não é necessário fazer a desmontagem completa da direção, como a reclamação do cliente é ruído (batidas), é necessário efetuar a desmontagem somente da parte de baixo da direção, não é necessário fazer a desmontagem da válvula. Como você pode observar, a válvula desse sistema de direção possui um disco magnético preso ao cartucho, esse disco é responsável por captar a o sinal de giro do volante para o LE ou LD, esse sinal é detectado pelo captor de ângulo que fica fixado na válvula.

Ao efetua a desmontagem dessa válvula, é necessário ter alguns cuidados tais como:

1) Retirar o disco de forma homogênea da árvore de entrada.

2) Cuidado para não quebrar o imã que fica em toda a circunferência do disco

Foto 3

Após a troca de componentes, retentores e rolamentos, é necessário colocar o disco magnético na mesma posição que estava anteriormente. Esse disco não pode ser fixado fora da posição original e também não pode apresentar trinca ou quebra. Ao ser montado nessas condições a direção ficará pesada. Esse peso é esporádico e pode ser percebido pelo condutor ao girar para a Esquerda e para a Direita (FOTO 4).

Esses componentes são iguais aos mecanismos de direção NPS tais como VW Novo Gol, Fox e Polo NPS o que muda é somente a válvula.

4) O cliente está reclamando que a direção esta pesada de forma esporádica ao girar o volante para a esquerda e para a direita. Como pode diagnosticar essa falha?

R: Existem três pontos que podem ser verificados para diagnosticar essa falha. São eles:

1) O Primeiro ponto a ser verificado é o cabo terra, o mesmo é fixado na carroceria do veículo. Se estiver com falha na fixação a direção poderá ficar completamente dura ou com peso esporádico;

Foto 4

2) O segundo ponto é o cabo que fica fixado na placa fusível que fica sob a bateria. Uma falha da fixação ou uma ruptura desse fusível, e a direção apresentará um peso esporádico ou completamente dura (FOTO 5);

3) O terceiro ponto a ser verificado é o disco magnético que fica fixado na válvula.

Quebra, trinca ou posicionamento inadequado poderá apresentar os mesmos problemas citados nos itens 1 e 2.

Espero que o material que nós produzimos seja de grande valia ao reparador independente, pois com o mercado oferecendo poucas informações técnicas, temos enfrentado um desafio significativo para executarmos reparos adequados nos veículos nas rotinas de nossas oficinas.

Com nossa colaboração, segue nossa experiência com o reparo destes sistemas e, compartilhando com os demais reparadores, conseguiremos firmar ainda mais nossa comunidade e fazer nossa classe ainda mais unida para conseguir atingir a meta de um dia, quem sabe, recebermos materiais direto das mãos dos fabricantes.

Foto 5

Linha do Tempo

Obrigado pela leitura e até a próxima!