Notícias
Vídeos

OFICINAS CHEIAS APESAR DOS FERIADOS


As oficinas continuam movimentadas, mas o feriado de Carnaval freou as ações do mês de fevereiro. Em um ano onde a estabilidade parece predominante, quem investir em estratégias de alto impacto, terá vantagem competitiva. Confira!

Por: Átila Paulino - 22 de março de 2024

Acumulado de 01 de janeiro a 02 de Março de 2024: -2,65%


Iniciamos o terceiro relatório PULSO DO AFTERMARKET de 2024 consolidando o movimento das oficinas no mês de fevereiro de 2024. Alguns economistas apostam que o ano de 2024 será um ano flat para economia nacional. O último boletim “FOCUS” divulgado pelo Banco Central ouviu mais de 100 instituições financeiras e a estimativa de crescimento para este ano subiu de 1,75% para 1,77%. Outra análise está relacionada ao comportamento da inflação, os analistas financeiros baixaram a expectativa para 2024, ou seja, um recuo de 3,8% para 3,76%. Outras estimativas, dólar estável em R$ 4,93 até o final de 2024, balança comercial estável em US$81 BI de superávit em 2024 e SELIC, que atualmente está em 11,25% projetam até o fechamento de 2024 o juro básico em 9%. Diante destes indicadores e projeções para este ano analisamos o comportamento das oficinas mecânicas nas primeiras 9 semanas do ano e a perspectiva indica um ano sem muitos altos e baixos para o Aftermarket.

Nos últimos 4 anos o crescimento foi de 46% e para 2024 projetamos um crescimento na casa de 1 dígito. No último dia 08/03 todo Grupo Oficina Brasil saiu a campo para visitar nossos amigos reparadores, o que chamamos de DIAR R (REPARADOR), ao todo foram 20 oficinas visitadas. Um exercício desta natureza é bastante enriquecedor, pois podemos entender com profundidade o que está acontecendo nas oficinas mecânicas. De maneira resumida as oficinas estão abarrotadas de carros, a dificuldade de encontrar peça é algo que existe, mas não foi unânime entre as oficinas, mas a falta de mão de obra é uma dor latente, em geral as oficinas estão buscando maneiras de aumentar sua produtividade, mas o desafio está na qualificação dos profissionais, o que gera um gargalo entre demanda e produtividade.

O último relatório do PULSO DO AFTERMARKET registrou que o movimento acumulado das oficinas fechou com queda 2,65%. Praticamente metade desta queda foi registrada na semana do dia 11/02 a 17/02, semana do feriado de Carnaval. Podemos explicar este começo não muito aquecido, com base no último quadrimestre de 2023, mas os outros indicadores que evidenciamos no início desta matéria apontam 2024 um ano equilibrado, sem altos e baixos como foram os últimos 3 anos. É neste ambiente equilibrado que entender mais sobre a base geradora da demanda é fundamental. Quando todos os ponteiros indicam ser um ano horizontal quem fizer algo de alto impacto, envolvendo inteligência de dados, com ações de cunho emocional e capacitação, junto às oficinas mecânicas, sai na frente dos demais. Caso a sua marca queira sair na frente dos demais os profissionais da CINAU estão totalmente à disposição para um bate-papo, pois o segundo é o primeiro dos últimos.