Como saber se o coxim do amortecedor está ruim? Essa parte do carro, também chamada de suporte do amortecedor, consiste em uma peça de metal com revestimento de borracha. Quando está com problemas ou foi montada de maneira inadequada, pode ocasionar uma série de complicações ao veículo e interferir na segurança da condução.
A sua principal função é ligar amortecedor a carroceria e ao mesmo tempo isolar essa carroceria das vibrações, choques e ruidos da suspensão, de maneira que o condutor possa usar seu automóvel com mais estabilidade e conforto.
A seguir, vamos explicar como encontrar problemas nessa peça e o que fazer caso uma manutenção seja necessária. Acompanhe!
Nem sempre é uma tarefa fácil identificar problemas no coxim do amortecedor, porque os sinais podem não ser tão claros. Contudo, com um pouco de atenção, é possível notar que algo está errado. Você pode fazer isso observando os seguintes passos, que ocorrem repetidamente.
Ter coxins e amortecedores gastos prejudica a durabilidade dos pneus. Quando o coxim está desgastado, os pneus tendem a pular se o carro estiver passando por superfícies irregulares.
Assim, o padrão de desgaste do pneu se tornará irregular, fazendo com que o piso pareça ondulado. E esse sinal demonstra que existem problemas no amortecedor ou no coxim.
Um dos sintomas mais comuns que você pode perceber é uma sensação de instabilidade do carro em uma via — principalmente quando se está dirigindo em velocidades mais elevadas. Além disso, você perceberá uma vibração diferente no carro.
Isso porque o coxim do amortecedor defeituoso transfere todas as irregularidades da pista para o volante. Inclusive, isso costuma prejudicar a condução e aumenta o risco de acidentes. Portanto, tenha cuidado com esse tipo de sinal e não o ignore.
Barulhos altos, especialmente quando o carro passa por estradas irregulares, também são sinais de que o coxim do amortecedor está ruim. Afinal, após um bom tempo rodando com as mesmas peças, o desgaste pode levar ao surgimento de ruídos fortes na suspensão. Por isso, é recomendado fazer uma revisão dos coxins a cada 10 mil quilômetros.
É preciso ter muita atenção aos sinais de alerta. O sistema de suspensão de um veículo é composto por vários itens que precisam estar em perfeitas condições, trabalhando em harmonia — por exemplo, os batentes do amortecedor, a mola e o próprio amortecedor.
Tenha em mente que, se houver problemas em qualquer uma dessas peças, a direção será prejudicada e, inclusive, poderá estar colocando você e outras pessoas em risco.
Antes de partir para a substituição dos coxins é importante fazer uma verificação geral no sistema de suspensão e direção do veículo para não correr o risco de substituir uma peça desnecessariamente, então fique atento as seguintes
Conferir se as peças usadas no veículo foram montadas corretamente, em alguns veículos o coxim tem posição de montagem.
Se o funcionamento do amortecedor está adequado;
Verificar a necessidade de substituição de componentes periféricos do amortecedor;
Finalmente, saber se o coxim do amortecedor está ruim é um cuidado necessário, assim como com qualquer outra peça do carro. Com o passar do tempo, é inevitável que danos e problemas apareçam. Contudo, há fatores que podem acelerar esse processo. Portanto, não negligencie a manutenção do veículo do seu cliente, oriente-o para ter atenção ao passar por ruas esburacadas, evite estradas sem estrutura e qualquer outra coisa que possa ser prejudicial aos componentes.
Então, quer saber mais sobre amortecedores de carro? Preparamos um vídeo especial em nosso canal no YouTube sobre os principais testes de qualidade de amortecedores Nakata.
Conforto,
estabilidade e segurança. Sem sombra de dúvidas, o amortecedor é um dos
componentes mais importantes para a da rodagem de um veículo. Por isso,
elaboramos este material sobre o tema. Afinal de contas, você sabe o que é o
stop hidráulico e como ele funciona?
Qual a função do amortecedor?
Como você já sabe,
os amortecedores são componentes essenciais para a estabilidade e a segurança
dos veículos nas estradas. Como sugere o nome, o principal objetivo dessa peça
é sustentar o contato dos pneus com o solo, ao mesmo tempo em que proporciona conforto
ao “anestesiar” as irregularidades do solo.
Mas, após superar a
irregularidade, a haste do amortecedor pode alcançar o seu fim de curso, que é
um limite máximo na expansão da haste, e provocar a famosa “queda de roda”, que
é uma pancada ruidosa, desconfortável e desagradável entre os componentes — e é
para evitar isso que o stop hidráulico entra em jogo.
O que é o stop hidráulico?
O stop hidráulico é
um componente que existe dentro dos amortecedores. O único objetivo dessa peça
é evitar a queda de roda como um último recurso, antes que a haste chegue ao
fim do seu curso, provocando aquele baque desagradável.
Para facilitar,
criamos uma descrição passo a passo do seu funcionamento:
o cliente está
conduzindo o veículo e passa por uma ondulação, como uma lombada;
depois de superar a
irregularidade, com a contração das molas e da haste, ocorre a expansão;
com a expansão, a
haste se aproxima do fim de seu curso
o stop, que é um
câmara hidráulica dentro do amortecedor, oferece mais resistência e suporte
antes que a haste alcance o fim de curso, evitando a queda de roda.
Mas é claro, apesar
de a peça ser fundamental para reduzir as chances do problema, ela não é
infalível. Afinal de contas, quanto maior a intensidade e a velocidade da
expansão da haste, maior o trabalho para que o stop hidráulico consiga frear a
haste.
Por isso o nome:
stop hidráulico. Inclusive, essa é uma das peças que mais recebe atenção
durante um ato de revisão nesse sistema, como uma manutenção de suspensão,
ou até mesmo um rodízio de pneus, caso o seu cliente
mostre essa vontade.
É por isso que,
além de realizar o diagnóstico de amortecedor e o reparo
do veículo, também é importante conscientizar o consumidor. Afinal de contas,
na maioria das vezes, a forma como a pessoa dirige está diretamente relacionada
à durabilidade dos componentes em seu veículo.
Mas a tecnologia
pode amenizar esse problema. Esse é o caso dos amortecedores HG Nakata. Por
passarem por processos absolutamente rigorosos de fabricação, esses componentes
chegam aos veículos prontos para entregar o que há de melhor em qualidade
técnica, robustez e durabilidade no mercado.