Oficina Brasil

Publicidade

Thu04242014

Última atualização07:58:48 PM GMT

Busca no Fórum
Bem-Vindo, Visitante

aperto com torquimetro angular
(1 vendo) (1) Visitante
Reparador para Reparador
  • Página:
  • 1

TÓPICO: aperto com torquimetro angular

aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1055

  • Billi_SPA
  • OFFLINE
  • Junior Boarder
  • Postagens: 35
  • Karma: 8
Boa tarde a todos os amigos!

....Sempre utilizei o torquimetro com escalas em N.mt..ou kgf.mt e me deparei esta semana com uma leitura em "graus" ou angulo no torquimetro. Sinceramente eu não entendi como funciona...será que eu conseguiria uma aula de voces sobre o assunto. Qual a diferença entre utilizar uma medida de angulo ou um valor de torque no relogio.....abçs e obrigado

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1058

Você se deparou essa semana com uma coisa já muito antiga. Onde fica sua oficina?

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1066

  • Billi_SPA
  • OFFLINE
  • Junior Boarder
  • Postagens: 35
  • Karma: 8
Oi Junior estou começando agora...fica em belfort roxo - rj......se voce puder ajudar ficarei grato....

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1069

Me desculpe, mas antes de começar você deveria se qualificar. O SENAI-RJ da tijuca tem vários cursos de mecânica automotivo. Tem um de básica em motores, eu inclusive fiz esse entre outros. Procure fazer uns cursos lá, é só saltar na estação de São Cristovão, fica na rua Mariz e barros, perto da universidade Veiga de Almeida.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1073

  • Billi_SPA
  • OFFLINE
  • Junior Boarder
  • Postagens: 35
  • Karma: 8
Bem, que eu sabia que não iria conseguir nada com voce isso era básico...mas as vezes as pessoas mudam ....deixa para la não é só voce que tem as informações colega.....graças a internet .....voce deve ser um cara muito sozinho colega...pense nisso....


AJUSA, dispõe de total cobertura em parafusos do cabeçote (para apertos angulares).

Atenção – "Em cabeçotes cujas formas de apertos são angulares, são necessários trocarem os parafusos ao montarem as juntas do cabeçote".

APERTO POR QUILOS No aperto por KG o que medimos é a força aplicada no parafuso de cabeçote. A carga é lida através do Torquimetro. O aperto por quilos poderá acarretar um problema se as roscas dos parafusos ou alojamento dos mesmos, estiverem sujas ou danificadas; Na medição por Quilos o aperto não será uniforme e por tanto INCORRETO.

APERTO ANGULAR OU APERTO EM GRAUS Quando realizamos um aperto angular, o que estamos medindo é o giro que efetua o parafuso. Para medir os graus temos que utilizar o Goniômetro, que é o aparelho que mede os graus. No aperto por graus sempre começamos fazendo um pequeno aperto em quilos e logo começamos a dar aperto em graus, segundo indicações do manual.

O importante é que deve ficar muito claro que quando medimos em graus estamos medindo um ângulo, enquanto que ao medir em KG está sendo medido a força que estamos aplicando. Por tanto não existe equivalência entre graus e quilos e é fácil de entender com o seguinte exemplo:

Se rosqueamos dois parafusos, com o sistema por KG, e um exige maior esforço do que o outro, ao aplicar-se a mesma forca em KG (TORQUE) para ambos resultará en uma diferença no aperto, ficando o parafuso que exigiu maior esforço sem o TORQUE correto.

Pelo contrario, no aperto angular se apertamos dois parafusos , por exemplo a 90º Graus, apesar de um precisar de maior esforço que o outro, ambos serão rosqueados por igual no bloco e conseqüentemente obteremos um aperto muito mais preciso e uniforme.

LEMBRE-SE, NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS: SIGA AS INSTRUÇÕES DAS MONTADORAS, TROQUE OS PARAFUSOS.

Os parafusos por aperto angular asseguram uniformidade de aperto.
Os materiais e processos utilizados na sua fabricação permitem uma perfeita adaptação do trabalho na ZONA PLÁSTICA.
As elevadas tensões de trabalho produzem alongamentos e deformações permanentes, que o inutilizam para uma segunda montagem.

Razones para trocar os parafusos de cabeçote


Volta completa 360º

Apertar -90º


Apertar 180º


Apertar 90º

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1079

Billi, esse texto é bom, porém eu poderia mostrar que este pode estar equivocado em certas afirmações, mas não vou fazê-lo, e não o faço porque o conhecimento que eu adquiri custou muitas horas em salas de aulas e de condução, sem contar leituras por conta própria. O problema é que pessoas tem certa aversão em investir em conhecimento, e com isto ficam na dependência da sorte ou de uma mão misericordiósa. Olha sou obrigado a concordar com você, eu mesmo me vejo sozinho nesta profissão, nunca tive em companhia no SENAI-RJ um só colega daqui de Campo Grande, Claro que temos aqui outras pessoas qualificadas, mas são raros os casos. Quando muitos temos mecânicos treinados, tipo aprendem a trocar o componente, e olha que apesar de treinados muitas das vezes fazem da forma errada. Só a titulo de exemplo, pouquissimos são os que sabem sobre ciclo otto, falar sobre diagrama de válvulas, cruzamento de válvulas, motores quadrados, superquadrados ou subquadrados, PMS e PMI, camara de combustão, variação de gases dentro do cilindro, relação estequiométrica, mistura rica, mistura pobre, curso do pistão, diametro de cilindros, ovalização e conicidade dos cilindros e por que ocorre, dilatação controlada dos pistões, algulo de permanência apilcada ao sistema de ignição, tensão X amperagem, grau térmico das velas de ignição,sistema de lubrificação, qual a diferença entre volume e pressão,o porque do volante de motor, volante de motor bi-massa, ordem de ignição, sincronismo mecânico, etc etc etc. Sei lá, estou ano luz de ser bom, mas ao menos posso sentar a messa e não ficar perdido quando a conversa for sobre mecânica. Então o calouro, antes de querer aparecer, faça por onde aparecer, faça cursos mais cursos, leia e leia tudo que puder, e acima de tudo observe muito um mecânico trabalhando, e se possível antes de sais tentando mexer em algum carro trabalhe um pouco ou como ajudante ou como estagiário.
Última Edição: 4 anos, 12 mêses atrás Por JUNIOR MALUCO.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1098

  • zecão.
Torque em mKgf - imprime ao objeto torqueado uma força de aperto. Essa força de aperto, em locais submetidos à aquecimento severo, é prevista para compensar as deformações sofridas pelos elementos apertados, de tal forma que o aperto dado, não chegue ao limite do rompimento. Considerando-se isso, os cabeçotes de motores, assim como suas peças internas, são submetidas à aperto controlado, com a finalidade de compensar a dilatação térmica ocorrida pela formação de calor. Evita-se com isso, o aperto excessivo e o rompimento que acompanharia a fadiga do material.

Torque em ângulo < Inicia-se o processo de torqueamento, utilizando-se uma medida em mKgf, com a finalidade de equalizar o aperto inicial, deixando todos os elementos apertados com o mesmo torqueamento. A seguir, utilizando-se torquimetro em graus, e obedecendo as determinações para o aperto desejado, vai-se imprimindo rotação angular ao elemento apertado.

No momento em que se aplica rotação angular em um parafuso por exemplo, devemos lembrar que estamos apertando o mesmo também em mKGF, pois estamos rodando o parafuso em sua rosca e com isso proporcionando aperto. Então....

Conclusão no meu modo de ver - FRESCURA, NADA ALÉM DE FRESCURA E FALTA DE TER O QUE FAZER, DO PALHAÇO QUE INVENTOU O APERTO EM GRAUS. E isso pode ser comprovado devidamente em operações de manutenção aeronáutica, onde os apertos sempre foram dados em mKGF e continuam sendo, e pelo que sei, jamais deixarão de ser.... Opinião do Zecão.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1129

E olha que eu achava que com o advento do aperto angular se deu por conta dos parafusos elásticos. Mui inteligente o engenheiro,KKKKKKK.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1173

  • zecão.
Só no dia em que for fabricado parafuso de borracha. Por enquanto, é de ferro ou aço. /com coeficiente de dilatação baixíssimo..... kkkkkkkkkkkkkkkk.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1175

Eu já não estou entendendo mais nada, uma hora o engenheiro é o cara, na outra parece não entender nada. Será que o parafuso elástico é um grande engôdo? Será que os tais engenheiros falam bobagens? Parafusos elásticos existem ou não? Aquela histórinha de medir o comprimento do parafuso é lorota? Já não sei o que é verdade ou mentira, peço a ajuda dos profissionais de verdade deste espaço para maiores esclarecimentos. Por favor, me ajudem, estou confuso.


Ps.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1181

  • Paulo Di Giorgio
  • OFFLINE
  • Expert Boarder
  • Esse sabe tudo.
  • Postagens: 125
  • Karma: 2
Difícil....cada um tem uma opinião diferente. Uns acreditam em Engenheiro bunda mole, outros acreditam em Engenheiros, outros acreditam em mecânicos e outros como eu, acreditam naquilo que a lógica indica. Parafuso elástico...? Só se for feito de aluminio. E ainda assim, não dá prá espichar muito, porque senão ele rompe...! Aí entra o torque de aperto em mKFG, que considera a temperatura de trabalho, o índice de dilatação do parafuso, e o aperto máximo seguro, assim como, o indice de fadiga do material de construção do parafuso.

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:SPFwdYVrvT4B0M:http://www.asaseases.com.br/imagens/produtos/1313/parafusos%2520allen%252010-32.jpg

Tenta espichar um desses e vê o que acontece.....parafuso elástico existe...?
Paulo Di Giorgio
Porto Alegre - RS

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1183

Parafuso elástico existe? KKKKKKK não sou eu quem digo são eles. Porém já peguiei vários parafusos que "expicharam". A sabó por exemplo lançou uma linha de parafusos, e tem até uma tabelinha para conferir o cumprimento dos parafusos. Quem esta certo? KKKKK eu prefiro acreditar neles. Mas uma coisa eu concordo com o paulo, tem engenheiro bunda mole por ai mesmo. Só estou concordando com o paulo, é ele quem afirmou ter engenheirop bunda mole. Talvez dignos de pena, são pessoas sofridas pelas agruras da vida que para se manter de pé inventam muitas coisas.

Última Edição: 4 anos, 12 mêses atrás Por JUNIOR MALUCO.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1202

  • Billi_SPA
  • OFFLINE
  • Junior Boarder
  • Postagens: 35
  • Karma: 8
Voce esta meio atrasado irmão...ou talvez meio velho....A relação entre desempenho, consumo, suavidade de funcionamento e durabilidade de um motor é influenciada, entre diversos fatores, pelo curso dos pistões. Quando o curso é muito longo, o motor tende a produzir mais torque e, em conseqüência, maior potência já a partir de rotações baixas. O conceito de quadrado, super ou sub está em desuso. Hoje fala-se em motor de curso longo e motor de curso curto.

O que deve ser considerado são os objetivos de uso e, a partir daí, projetar o motor de acordo. É claro que se o intuito é obter a maior potência possível em relação à cilindrada, o motor terá de ser de alta rotação. Para ser de alta rotação a velocidade média dos pistões terá de ser mantida no limite que a tecnologia atual permite (a custos razoáveis), 20 metros por segundo. Define-se aí o curso dos pistões.

Para calcular o curso máximo que resulte em 20 m/s, em um motor 2,0-litros de quatro cilindros que vá girar a 6.000 rpm, multiplica-se 20 por 30 e divide-se por 6.000, obtendo-se 0,1 metro ou 100 mm. O diâmetro dos cilindros, calculado, será de 79,8 mm. O engenheiro, então, joga com esses dados para definir o motor final. Há vários outros aspectos, como a altura do motor ficar grande demais para caber em seu compartimento, o curso muito longo exigir bielas de comprimento adequado para se conseguir relação r/l favorável, e por aí vai.

Pode-se dizer que curso curto é um mal necessário quando se objetiva motor de alta rotação (e alta potência). Diâmetro de cilindros muito grande representa dificuldade de queima da mistura ar-combustível, pela distância entre a vela e os pontos mais distantes na câmara de combustão. É por isso que se recorre à dupla ignição hoje em dia, como no Honda Fit, Porsche 911 (nos tempos do arrefecimento a ar) e alguns Alfa Romeos -- no passado era para evitar enguiços, e nos motores de avião é por segurança.

Esses efeitos podem ser evidenciados na comparação entre motores de mesma cilindrada (1.796 cm3) e nível tecnológico, como os 1,8-litro da General Motors -- o de curso longo do Corsa e Meriva, com diâmetro de 80,5 mm e curso de 88,2 mm, e o de curso curto do Astra, com 84,8 x 79,5 mm.

Com o curso do Astra as bielas podem ser mais curtas e leves sem prejuízo da relação r/l. Mesmo que o Corsa usasse bielas tão longas quanto as do Astra (não usa por questão de aproveitamento de componentes dos demais motores da família, de 1,0 a 1,6 litro), teria r/l acima do limite convencionado de 0,3: exato 0,308, contra 0,277 do Astra.

E quanto à velocidade média dos pistões? Às mesmas 6.000 rpm, os pistões do Astra percorrem 15,9 metros por segundo, e os do Corsa, 17,6 m/s. Disso resulta a tendência a maior durabilidade, nessas condições de uso, para o motor de curso curto.

Compromisso intermediário pode ser obtido com diâmetro e curso iguais ou equivalentes, no que se costumava chamar motor quadrado: é o caso do 2,0-litros da GM (Astra), com 86 mm em ambas as medidas. Comparado ao motor Volkswagen de cilindrada equivalente (82,5 x 92,8 mm), por exemplo, o da GM possui melhor relação r/l (0,300 com bielas de 143 mm, contra 0,322 do VW, apesar das bielas pouco maiores, 144 mm) e menor velocidade média dos pistões (17,2 m/s a 6.000 rpm, ante 18,5 m/s do VW).

Se tudo isso faz diferença? Certamente, como vimos acima, mas só até certo ponto. Tanto a distribuição de potência e torque quanto a suavidade de funcionamento podem ser afetadas por muitos outros elementos, que tornam a relação entre diâmetro e curso secundária. Falou abraços coroa

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1204

  • Billi_SPA
  • OFFLINE
  • Junior Boarder
  • Postagens: 35
  • Karma: 8
o seu problema junior é que voce acha que só voce entende de mecanica por aqui...eu te fiz uma simples pergunta que pelo meu ver gerou bastante polemica por aqui incluindo engenheiros e mecanicos....acho até que tu não sabe é nada fica com manuais abertos o dia inteiro numa sala de estar na sua casa colega......

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1206

  • VCO-BH
  • OFFLINE
  • Platinum Boarder
  • Postagens: 326
  • Karma: 19
Sem querer entrar em polemica, mas apenas tecer a minha opnião quanto aos parafusos elasticos.
Tenho convicção de que realmente são elásticos sim, e não é difícil de perceber, existem casos de retirar o cabeçote e ver os parafusos até afinados no meio, principalmente em motores em que o cabeçote foi retirado e colocado mais de uma vez sem a troca dos parafusos.
Blitz / MG Central
Rua Jacui, 2451 - Renascença
Belo Horizonte - MG

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1211

Billi, não se trata de ser mais ou menos, eu apenas leio, corra atrás, veja que é você quem fez a pergunta e não eu, como acredito ter várias outras por fazer. Quanto ao motor sub, super ou quadrado realmente é coisa antiga, coisa básica, coisa que para no meu dia a dia sequer tem aplicação, mas a coisa é um somatório. Eu não fico com livros abertos, eu os leios e hoje muito de seus conteúdos esta na minha cabeça,rsrs. Se você quer aprender tem que correr atrás, como aliás já começou a fazer, é assim que se faz, se quer algo você deve fazer por onde ter. Até porque se esperar por mim.... vai ficar complicado como já devev ter percebido. Um abraço.

Ps. Billi, o bom é que você reconhece que fez uma simples pergunta, tão simples que qualquer mecânico saberia responder.
Última Edição: 4 anos, 12 mêses atrás Por JUNIOR MALUCO.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1230

Paulo Di Giorgio ( Com esse nome hum rsrs) Cadê o engenheiro bunda mole? KKKKK aqui nós se diverte muito.

Ps. Eu não sou Di ninguém,rsrsrs e se fosse seria Di Cláudia. VCO vc tá ai? Você é Di alguém?
Última Edição: 4 anos, 12 mêses atrás Por JUNIOR MALUCO.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1233

  • zecão.
Hummmm.......por aqui tem gente preocupada com as agruras da vida...não esquenta.....elas passam..! Não há mal que sempre dure e nem bem que não se acabe. Sorria.....a vida é bela.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1236

Não desejo o mal de ninguém, fico feliz que as agruras foram embora.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1241

  • Paulo Di Giorgio
  • OFFLINE
  • Expert Boarder
  • Esse sabe tudo.
  • Postagens: 125
  • Karma: 2
Sr. Junior - Não entendi sua colocação, com respeito ao meu sobrenome. Meu nome completo é Paulo Dias Di Giorgio. Tenho inclusive familiares na cidade de São Paulo, fabricantes de instrumentos musicais, os conhecidos violões Di Giorgio. Não admito brincadeiras idiotas fazendo referência à minha pessoa. Se o sr, quizer doravante ser tratado com respeito e educação, tenha em mente que quero o mesmo tipo de tratamento. Jamais fiz brincadeiras com seu nome ou sobrenome. Quanto à Engenheiros bunda mole, eles existem sim. Principalemnte aqueles que sendo novos na profissão, pensam que sabem tudo. Assim como existem mecânicos pretenciosos e ignorantes, que de igual forma pensam que sabem tudo.
Paulo Di Giorgio
Porto Alegre - RS

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1246

Paulo Di Giorgio,rsrs, quem dita o nível não sou eu, se você chama os outros de bunda mole quem seria você a reclamar,rsrsrs, mas tudo bem cada um tem Di que merece.


Ps. Mas o assunto era sobre parafusos elásticos, será que existem ou não?KKKKKKKKKK
Última Edição: 4 anos, 12 mêses atrás Por JUNIOR MALUCO.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1249

Membro: laguna O Post foi feito em quarta-feira, 19 de novembro de 2008 21:41:58
Total de POST: 35
Membro nº 6583
Registrado em: quarta-feira, 19 de novembro de 2008

&nbspSEM COMENTARIOS

A Ovelha


Um pastor de ovelhas estava cuidando de seu rebanho, quando
surgiu pelo in&oacutespito caminho uma Pajero 4x4 toda equipada.
Parou na frente do velhinho e desceu um cara de n&atildeo mais que
30 anos, terno preto, camisa branca Hugo Boss, gravata italiana,
sapatos modern&iacutessimos bicolores, que disse:
- Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me dá uma?
- Sim, respondeu o velhinho meio desconfiado.
Ent&atildeo o cara volta pra Pajero, pega um notebook, se conecta,
via celular, à internet, baixa uma base de dados, entra no site da
NASA, identifica a &aacuterea do rebanho por sat&eacutelite, calcula a m&eacutedia
hist&oacuterica do tamanho de uma ovelha daquela ra&ccedila, baixa uma tabela do
Excel com execuç&atildeo de macros personalizadas, e depois de tr&ecircs horas,
diz ao velho:
- O senhor tem 1.324 ovelhas, e quatro podem estar gr&aacutevidas. O
velhinho admitiu que sim, estava certo, e como havia prometido,
poderia levar a ovelha.
O cara pegou o bicho e carregou na sua Pajero.
Quando estava saindo, o velho perguntou:
- Desculpe, mas se eu adivinhar sua profiss&atildeo, o senhor me
devolve a ovelha?
Duvidando que acertasse, o cara concorda.
- O senhor é advogado ?!?! diz o velhinho...
- Incr&iacutevel! Como adivinhou?
- Quatro raz&otildees:
- Primeiro, pela frescura
- Segundo, veio sem que eu o chamasse
- Terceiro, me cobrou para dizer algo que já sei.
- E quarto, nota-se que n&atildeo entende merda nenhuma do que está
falando: devolve já o meu cachorro

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1258

A turma parece marcar se encontrar aqui, agora é o Di baitola. Arrego, esse mexânico deveria ter a consciência e deixar de ser penetra. O troço ruim.

Re:aperto com torquimetro angular 4 anos, 12 mêses atrás #1261

  • berbigui
  • OFFLINE
  • Expert Boarder
  • Lutar sempre
  • Postagens: 105
  • Karma: 0
Hoje na maioria dos motores, são recomendados primeiro aperto torcional em NEWTON e na sequência ANGULAR. Exemplo: Aperto de capas de mancal com 50 Nm + 150º de aperto angular.
Mecânica Pereira Rua Beira Rio 256 centro
Epitaciolândia Acre (068) 3546 4332
Serviços mecânico em Geral
Premeiro curso de mecânica no ano de 1979
Motores Diesel
Senai Rio Branco acre
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 0.57 segundos

Usuário