Classic 2015 Falhando (RESOLVIDO)'

GM - Chevrolet / Classic/ Classic LS 1.0 VHC FlexPower 4p

 

Sou Reparador e quero me comunicar com outro colega Reparador

Classic 2015 Falhando (RESOLVIDO)'

Mensagempor MarcelFla » Qua Set 27, 2017 08:00

Fala gurizada, vamos a uma surra que to pegando;

Veiculo: Corsa Classic VHC-E
Injeção - GM N10YFH (Multec MT27E)
15 mil km rodados.
Acessorios instalados: Som Sony.

Reclamação do cliente: veiculo fica falhando e consome muita gasolina.

Histórico de manutenção: assou por 4 oficinas anteriormente onde foi removido o tanque (na orimeira vez houve cheiro de combustivel ao abastecer dentro do veiculo) mas não foi encontrado nenhum furo ou obstrução em mangueiras, foram trocados cabos de velas, velas, bobina e limpado os bicos, quando sugeriram trocar os bicos o cliente já no limite da paciência e dinheiro desistiu e passou a rodar com o veiculo a ssim mesmo e já o faz a 6 meses. (Roda pouco e desistiu de tentar arrumar).

Com scanner havia falbas presentes e passadas nos 4 cilindros, falha de ignição geral, apaguei todos.

Iniciei o diagnostico por rever tudo que foi feito antes em busca de falhas e pra garantir que não foi adicionado defeitos, verifiquei fulga de centelha dos cabos com auxilio de uma ferramenta artesanal (ponta de um cabo de vela do fire 1.0 com um condutor de fio rigido dentro ligado a um cabo aterrado na bateria), verifiquei resistencia dos cabos, estavam ok, resistencia das velas identicas, referencia das velas ok, e todas centelhavam certo.

Antes de instalar as velas verifiquei a compressão do cilindro para verificar ponto e excluir falha mecânica, todos bem proximos de 160 psi.

Removi os bicos e testei tudo, estanqueidade, resistencia, leque. Estavam otimos. Testei a bomba quanto a pressão, e ela mantem pouco a abaixo de 4 bar, mesmo durante falhamento.

Coloquei o scanner e percebi que o map estava trabalhando no dobro da faixa normal indicada de referência pela raven, chequei chicote, conector e tudo estava normal, nesse ponto o cliente me informou que quando enchia o tanque piorava. Removi a valvula cannister e ela trabalhava ok, isolei a saída pro coletor por vias das duvidas e fiz um teste de rodagem com o cliente com scanner conectado.

Durante o teste percebi que a central registrava em baixa metade do que marcava no painel, 450 rpm), a temperatura do ar admitido trabalhava sempre em 18° (aqui é Acre, na sombra meio dia tem sensacao de 40), a temperatura do motor ficava em 40 graus tanto no painel como na central, e o cheiro de combustivel ao estacionar é grande.

Metando o pau o carro não falha, mas o consumo mantem-se elevado.

Conclui que o motor esta afogando em baixas rotacoes em uma tentativa da central de alcancar temperatura de trabalho que já foi alcançada (termostatica no lugar), bem como mapeamento irregular com base em map e temperatura admitida.

Relatei tudo isso a um colega produtivo da concessao GM aqui no Ac e ele me disse que já haviam passado 4 veiculos com o mesmo problema, principalmente apos troca de correia dentada (o desse é original), e que fazia (quando dava) reprogramação da central ou instituição da mesma.

Acionei um colega que trabalha com injecao e ele ficou de achar um modulo compativel e realizar a troca para teste.

Se for a central, parece-me um erro da GM hein? E a duvida, alguem já pegou algo assim??? Novos olhos nesse problema, pulei alguma parte?
Editado pela última vez por MarcelFla em Qua Out 11, 2017 03:02, em um total de 1 vez.
"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." - Senna

Rio Branco - Acre.
twitter.com/marcelfla
068992387654 whats
MarcelFla
 
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jun 20, 2015 05:17

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor MarcelFla » Qua Set 27, 2017 08:01

Nao há fuga de corrente, alternador trampa ok e bateria ta boa com o teste que tenho.
"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." - Senna

Rio Branco - Acre.
twitter.com/marcelfla
068992387654 whats
MarcelFla
 
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jun 20, 2015 05:17

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor Sparta » Qua Set 27, 2017 09:23

Bom,

Seguindo os testes básicos, mesmo que a correia dentada ainda seja a original. Verifique o correto sincronismo desse motor...
Outra dica seria reprogramar esse módulo, já que, o veículo ficou muito tempo com essas falhas o que ocasiona um novo "parâmetro de funcionamento".
Esses modelos GM, não são de dar muita dor de cabeça com defeitos assim. Porém, tenha muita atenção no diagnóstico.

Boa sorte.
Rodrigo de Souza Fernandes

Técnico em automobilística.

31 995261325

rodrigodesouzafernandesbh@outlook.com
Sparta
 
Mensagens: 157
Registrado em: Ter Out 11, 2016 08:53

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor MarcelFla » Qua Set 27, 2017 09:48

Sparta escreveu:Bom,

Seguindo os testes básicos, mesmo que a correia dentada ainda seja a original. Verifique o correto sincronismo desse motor...
Outra dica seria reprogramar esse módulo, já que, o veículo ficou muito tempo com essas falhas o que ocasiona um novo "parâmetro de funcionamento".
Esses modelos GM, não são de dar muita dor de cabeça com defeitos assim. Porém, tenha muita atenção no diagnóstico.

Boa sorte.


Obrigado Sparta,

Vou verificar o sincronismo, o descartei pela compressão, mas não custa olhar, quanto a reprogramação vou buscar, mas pelo trabalho os tecnicos que trabalham com central aqui não gostam ou enrrolam pra fazer.
"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." - Senna

Rio Branco - Acre.
twitter.com/marcelfla
068992387654 whats
MarcelFla
 
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jun 20, 2015 05:17

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor claudinei rodrigues » Qui Set 28, 2017 07:51

:) Ok mas este defeito apareceu apos instalaçao do som e outros acessorios ou nao ?veja negativos ligaçoes no chicote chamados gatos positivos boa sorte retorne.
claudinei rodrigues
 
Mensagens: 604
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 11:44

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor wellington faria da silva » Qui Set 28, 2017 03:07

Cara de sonda defeituosa isso ai hein?
como esta funcionamento dela?
e o af?
"MECANICA SASSÁ"
"Serviços automotivos"

mauá -sp
mecanicasassa@hotmail.com
011 4519-4648 ID 111*83398
Avatar do usuário
wellington faria da silva
 
Mensagens: 350
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 12:47

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor miros » Sáb Set 30, 2017 09:15

se as temperaturas de agua e ar depois do motor aquecer estao na faixa que voce comentou algo esta errado:sensor,chicote ou ecu,o modulo entendendo temperatura baixa ele injeta mais combustivel,vindo a dar consumo exagerado e cheiro de gasolina mau queimada...
miros
 
Mensagens: 2209
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 08:42

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor Diogo Vieira » Sáb Set 30, 2017 11:15

veja se chega 5 volts com a tomada desligada no sensor de temperatura. Ou troque de scanner, já que a informação não bate

Automotriz Serviços Mecânicos.
oficina.automotriz@gmail.com
Fortaleza-CE

https://www.facebook.com/Automotriz.Fortaleza

DIAGNÓSTICO AUTOMOTIVO POR IMAGEM. Venha conferir!!

Imagem
Avatar do usuário
Diogo Vieira
 
Mensagens: 1441
Registrado em: Sex Jul 23, 2010 08:37

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor daniel henrique pereira » Dom Out 01, 2017 04:28

meu amigo,ja peguei um caso na linha GM,CORSA CLASSIC com perca de AF,fazendo analise no sistema em geral,passando o scanner e usando osciloscopio para medir a sonda,notei que a mesma pos catalizador nao estava operando da maneira adequada,sendo que simulando uma mistura rica,a sonda pos catalizador nao registrava valores superior a 500 milivolts, sendo que a mesma, nesse teste deveria acusar valores proximos a 1 volts, lembrando que nao acusava codigo de falhas nenhuma no scanner,entao devemos sempre fazer uma analise de cada sensor com relacao aos valores que devem apresentar, fica a dica e der retorno.
danieleletron
auto mecanica ari
Avenida Maracana 1020
Oliveira/MG
(37) 3331-3147
Avatar do usuário
daniel henrique pereira
 
Mensagens: 1701
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 01:34

Re: Classic 2015 Falhando

Mensagempor Tarcis Simão Nogueira » Seg Out 02, 2017 04:50

Boa tarde, você disse que a temperatura do motor tanto no painel quanto no scanner fica baixa, verifica esse sensor de temperatura se não está com defeito,outro teste ,desliga ele e vê se a leitura no scanner muda.
Auto Eletrica Alemão.
15-3284-4590
Cerquilho SP.
tarcis1978@hotmail.com
Tarcis Simão Nogueira
 
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Out 28, 2009 08:29

Próximo

Voltar para Reparador para Reparador

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot], RPM e 69 visitantes