Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Veja como detectar falhas em itens da suspensão do veículo

Veja como detectar falhas em itens da suspensão do veículo

Sinais como balanço excessivo do veículo, perda de estabilidade e maior tempo para o carro parar ao acionar o freio, podem apontar desgaste de amortecedores

Da Redação
20 de maio de 2020

O sistema de suspensão é responsável por absorver os impactos das irregularidades das vias, assegurando conforto e segurança aos seus ocupantes. O sistema é composto por diversas peças, entre elas, uma das principais é o amortecedor. Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “É muito importante saber identificar os indícios que mostram que os amortecedores ou outros itens do sistema de suspensão estão merecendo atenção e manutenção”.

Jair, explica que uma falha dos amortecedores pode colocar em risco a segurança do veículo, já que os mesmos são responsáveis por manter todas as rodas no solo. “O desgaste gera instabilidade em curvas”.

Silva, afirma que o próprio motorista pode ficar atento aos sintomas de comprometimento dos amortecedores, sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados. “Oscilações ou balanço excessivos podem indicar que a energia da mola não está sendo dissipada adequadamente pelo amortecedor”.

Outros fatores que podem apontar defeitos no amortecedor são vazamento de óleo  e o tempo que o carro demora a parar ao acionar o freio. “O freio depende da aderência do pneu à via, assim, um defeito no amortecedor pode comprometer o desempenho e aumentar o tempo que o veículo levar para parar durante a frenagem”, explica Jair, e acrescenta: “O monitoramento da suspensão deve ser constante e detalhado, pois, caso o motorista não faça a manutenção necessária, pode ocasionar desgaste prematuro em outras peças do sistema, além de comprometer a segurança no trânsito”. 

Ao identificar qualquer sinal de desgaste, a recomendação é que o motorista  procure um reparador de confiança para avaliação completa de todo o sistema de suspensão. De acordo com Silva, a durabilidade das peças depende da forma que o motorista dirige e o tipo de solo em que trafega. “Mesmo sem constatar indícios de desgaste, após 40 mil km rodados, é indicado analisar o estado das peças”, finaliza.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o portal oficial da fabricante.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas