Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Programa de Incentivo à Qualidade tem primeira oficina certificada

Programa de Incentivo à Qualidade tem primeira oficina certificada

Resultado de parceria entre o IQA e o Sindirepa Nacional, iniciativa visa intensificar a certificação de oficinas independentes no País

Da Redação
06 de junho de 2018

Oficina especializada em serviços de funilaria, pintura e reparação, com atendimento a veículos nacionais, importados e blindados na Capital paulista, a Fast-Fix é a primeira empresa certificada por meio do Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ). A iniciativa, que visa intensificar a certificação de oficinas independentes no País, é uma parceria entre o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e o Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa Nacional). 

De acordo com Mauro Marques, proprietário da Fast-Fix, a oportunidade de melhorar continuamente a qualidade dos processos automotivos motivou a certificação da oficina, localizada no bairro do Ipiranga, há 22 anos, em instalação de 800 m². “Nós fizemos adequações em diversas áreas da oficina, que permitiram a execução dos serviços com mais qualidade, limpeza e agilidade. Como resultado, nós alcançamos, lá na ponta, clientes mais satisfeitos e muito mais bem impressionados”, conta Marques.

Com inscrições abertas, o programa oferece dois tipos de serviços aos centros automotivos, um para qualificação e outro para certificação, conforme as necessidades apresentadas pela empresa, que são identificadas por meio de uma avaliação prévia sobre 10 itens: organização; gestão financeira e de crédito; instalações e layout; equipamentos; compras e armazenagem de peças; processos; gestão da garantia e tratamento de reclamações; gestão de pessoas; meio ambiente; marketing e divulgação.

De acordo com Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, o Programa de Incentivo à Qualidade – um amplo programa da qualidade dirigido a oficinas independentes do País – representa uma oportunidade para o empresário da reparação. “É um novo caminho para ele revisitar o negócio com base nos pilares que sustentam um sistema de gestão orientado para a qualidade. Com a oficina certificada, o gestor passa a ter o controle dos processos e colhe uma série de resultados”, afirma.

Entre os benefícios da certificação estão o aprimoramento e a melhoria contínua dos processos; o aumento da satisfação do cliente; a redução de custos (diminuição de desperdícios); a ampliação das possibilidades de permanência no mercado; a maior interação e o comprometimento da equipe; e a participação em licitações/ concorrências de órgãos públicos e empresas privadas. 

Os interessados em participar do PIQ devem preencher o formulário no site do programa (
www.projetopiq.com.br).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?