Notícias
Vídeos

Confira os sinais que indicam problemas no sistema de lubrificação do veículo


Luz acesa no painel ou ruídos originados no motor é o alerta para algum problema no sistema de lubrificação

Por: Da Redação - 10 de maio de 2021

Essencial no repertório de todo reparador, o diagnóstico do sistema de lubrificação é uma das principais análises realizadas pelo profissional da oficina. Como você já sabe, esse é o conjunto responsável pela lubrificação, refrigeração e fluidez do motor, garantindo seu funcionamento de forma eficiente. Além da conservação do motor do veículo, bem como seus componentes, a bomba de óleo, composta por carcaça, engrenagens internas, eixos e válvula, retira o óleo do cárter, pressuriza na galeria e em todas as partes moveis do motor. 

Para fazer o deslocamento do óleo a bomba faz uso da rotação de engrenagens ou rotores internos. A rotação é fornecida pelo giro do motor. Neste sentido percebemos que a bomba necessita do próprio motor para funcionar.

A bomba de óleo automotiva é de fluxo contínuo e a medida que a rotação do motor aumenta o fluxo de óleo lubrificante também aumenta, para controlar esse fluxo existe a válvula de alívio ou reguladora de pressão.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, alerta: “É importante ficar atento a alguns sinais que indicam a hora da substituição da bomba de óleo já que não há uma quilometragem específica para a troca dos componentes e o seu mau funcionamento pode até fundir o motor”.

Segundo Silva, quando a bomba de óleo apresenta algum comprometimento,  acende uma luz no painel, apontando problema mas a perda de eficiência do sistema, na maioria das vezes está relacionado com o desgaste nas partes móveis, como bronzinas, buchas e tuchos”, adverte o gerente, quando isso ocorre a substituição apenas da bomba de óleo não resolve o problema e haverá necessidade de uma retífica completa do motor.

A recomendação é, ao surgir qualquer sinal de mau funcionamento do sistema de lubrificação parar imediatamente o veículo e levar a um mecânico de confiança, pois, assim, ele poderá efetuar testes para determinar a causa do problema.