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Fiat Pulse: O novo SUV com motor Turbo 200 Flex


O modelo chega em três versões, além do inédito motor Firefly 1.0 turboflex que entrega 130 cv de potência com etanol ou 125 cv com gasolina, com câmbio CVT de sete marchas

Por: Da Redação - 04 de fevereiro de 2023

O Pulse é um dos lançamentos mais aguardados do ano, e não apenas por ser o primeiro SUV da montadora italiana. O veículo também é um modelo inédito na categoria de utilitários-esportivos compactos e terá como principal concorrente o Volkswagen Nivus, T-Cross, Caoa Chery Tiggo 2-3, Honda WR-V, e num futuro próximo, aparecerão outros rivais, como por exemplo o novo Citroën C3.

Enquanto a maioria dos fabricantes esconde a sete chaves tudo relacionado ao desenvolvimento de novos automóveis, a Fiat decidiu ir pelo caminho oposto, revelando o modelo no mês de maio em um reality show, e depois abriu uma votação para o público decidir o nome do veículo, tendo as opções Tuo, Domo e Pulse.

DESIGN

O SUV foi projetado para expressar um design atraente e moderno, destacando sua robustez e elementos tecnológicos em todos os ângulos. Apesar das comparações com seu irmão, o Fiat Argo,  o novo veículo da montadora italiana tem personalidade e pode ser considerado mais do que uma simples evolução do hatch. A dianteira, alta e imponente, transmite elegância e versatilidade. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada. A ampla grade frontal estampa o LOGO SCRIPT da marca com a Fiat Flag no canto inferior esquerdo.

Lateralmente fica evidente a semelhança com o Argo, no qual herdou a estamparia de chapas. Os faróis de LED têm uma expressão de confiança e demonstram a tecnologia presente dentro e fora do Pulse. Um elegante friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão - cromado na topo de gama - dá mais personalidade e cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos. Abaixo fica uma segunda entrada de ar imponente, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais.

Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança ao mesmo tempo em que cria uma identidade visual para que todos saibam quem ele é.

Na cabine, a proteção aos ocupantes é reforçada pelos airbags laterais do tipo Side Head Torax de série em todas as versões. Eles são maiores e avançam até a altura da cabeça do motorista e passageiro. Os novos bancos possuem estruturas pensadas para as mais diversas situações. Elementos no assento protegem os ocupantes contra o mergulho sob o cinto de segurança (efeito submarino) e o efeito chicote (whiplash) de colisões traseiras. O assento traseiro soma a versatilidade do sistema bipartido 60/40 com a proteção total para crianças, com fixação Isofix e Top Tether para cadeirinhas e assentos do tipo booster.

Já no campo do entretenimento, a Fiat não fez feio e recheou o Pulse com o que há de melhor dentro da marca.O SUV tem uma central multimídia de 10 polegadas ou de 8,4, ambas com boa resolução e o novo sistema uConnect. O espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay pode ser feito sem fio e também há um carregador de celulares por indução — além de portas USB.

MOTOR

A montadora italiana dividiu a gama do Pulse motores aspirados e turbo. As duas primeiras configurações trazem o Firefly 1.3 flexível, já presente nas picapes Strada e Toro. O motor gera até 109 cv de potência e 14,2 mkgf de torque com etanol. Já com gasolina, os números caem para, respectivamente, 101 cv e 13,7 mkgf. O Pulse 1.3 está disponível com câmbio manual de cinco marchas ou com o novo câmbio automático CVT que simula sete marchas.

O Fiat Pulse também marca a estreia do motor Firefly 1.0 turboflex e do câmbio automático CVT dentro da Stellantis. O propulsor é a versão sobrealimentada do já conhecido 1.0 de três cilindros que é utilizado nos modelos de entrada. Com a adição de turbo de baixa inércia, watercooler, injeção direta de combustível, além de comando de válvulas variável no escape, e o sistema Multiair III na admissão (que controla a abertura e fechamento das válvulas individualmente), o novo propulsor entrega até 130 cv e 20,4 mkgf quando alimentado com etanol, com gasolina a potência muda para 125 cv. Assim, esse motor torna-se o mais potente 1.0 turbo flex do País.

Versões: • Pulse Drive 1.3 MT • Pulse Drive 1.3 AT • Pulse Drive Turbo 200 AT • Pulse Audace Turbo 200 AT • Pulse Impetus Turbo 200 AT. 

FIAT PULSE DRIVE 1.3 FLEX MANUAL (MY22) – Ficha técnica

Motor

Posição: Transversal dianteiro Número de cilindros: 4 em linha Diâmetro x curso: 70.0 x 86,5 mm Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência máxima (ABNT): 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm / 107 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque máximo (ABNT): 129 Nm / 13,2 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm e 134 Nm / 13,7 kgfm (etanol) a 4.000 rpm Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação

Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção Injeção eletrônica: Magneti Marelli
Combustível: Gasolina / Etanol

Transmissão

5 marchas à frente e 1 à ré Relações de transmissão:

1ª – 4,273
2ª – 2,429
3ª – 1,520
4ª – 1,029
5ª – 0,756
Ré – 4,200
Diferencial – 4,699

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS e ESC de série Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com regulagem automática

Suspensão dianteira
Tipo:
McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito Elemento elástico: Mola helicoidal

Suspensão traseira

Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes

Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito Elemento elástico: Mola helicoidal

Direção
Tipo:
pinhão e cremalheira com assistência elétrica na coluna Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m

Rodas
Medida:
R16 x 6,0
Pneus: 195/60R16 89H (Goodyear / Pirelli)

Peso do veículo
Em ordem de marcha:
1.187 kg Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas

Comprimento do veículo: 4.099 mm Largura do veículo: 1.774 mm Altura do veículo (vazio): 1.576 mm Distância entre-eixos: 2.532 mm Bitola dianteira: 1.490 mm
Bitola traseira: 1.510 mm Ângulo de entrada: 20,4 Ângulo de saída: 31,0

Vão livre entre-eixos: 224 mm Altura mínima do solo: 190 mm Volume do porta-malas: 370 litros Tanque de combustível: 47 litros

Desempenho

Velocidade máxima: 174 km/h (gasolina) / 178 km/h (etanol) 0 a 100 km/h: 12,2 s (gasolina) / 11,7 s (etanol)

Consumo

Ciclo urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol) Ciclo estrada: 14,7 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)