Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Evento
  4. /
  5. Ford comemora 50 anos da fábrica de Taubaté

Ford comemora 50 anos da fábrica de Taubaté

A data também marca o início da produção local do motor 1.5 TI-VCT Flex de três cilindros e da transmissão manual MX65

Caique Silva
12 de junho de 2018

A Ford comemorou no último mês três marcos importantes de sua fábrica em Taubaté, no interior de São Paulo: os 50 anos de operação da unidade e o início da produção local do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65. O evento contou com a presença do presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters e outros nomes importantes, como autoridades, executivos, sindicalistas e empregados.

O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, que hoje equipa o EcoSport, também será oferecido em breve no Ka FreeStyle, mais novo utilitário compacto da marca, junto com a transmissão MX65. O Brasil foi o primeiro a lançar o novo propulsor global e agora será um dos únicos a produzi-lo, ao lado da China, do México e da Índia, país de onde ele era importado até então.

“A produção local do novo motor e da nova transmissão é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir”, disse Lyle Watters. “Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. E investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento.”

Com a produção dos novos motores e transmissões, a fábrica de Taubaté recebeu a instalação de 30 robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões. Além disso, 100% dos equipamentos são conectados via wifi para monitoramento online da produção, qualidade e manutenção. A unidade ainda possui a flexibilidade da produção de motores três e quatro cilindros na mesma linha.

O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros tem potência de 137/130 cv e torque de 158/153 (com etanol/gasolina). Usando bloco de alumínio e tecnologias avançadas, como duplo comando de válvulas e correia imersa em óleo, também é mais econômico no consumo de combustível, com classificação A no Inmetro/Conpet.

A nova transmissão manual MX65 de cinco velocidades pesa 8 kg a menos que a transmissão IB5 e possui um design mais enxuto. Além do Brasil, é fabricada também na França e na Índia.

Taubaté

A fábrica tem recebido constantes investimentos em novas tecnologias, aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal e hoje soma uma produção total de cerca de 8 milhões de motores e 7 milhões de transmissões.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Evento
Evento
Terceiro maior dia do Oficina Brasil mostra a força do reparador como protagonista da transformação do setor
Evento
Evento
Segundo dia de Automec é marcado por painéis estratégicos e exclusivos no espaço Oficina Brasil
Evento
Evento
Começou a Automec 2025: Oficina Brasil abre os debates que vão transformar o setor automotivo