Notícias
Vídeos

Bosch apresenta equipamentos e peças na Autopar 2018


A empresa levou seu portfólio de produtos e suas principais novidades do ano para a 9ª edição da feira, que aconteceu no Paraná

Por: Da Redação - 25 de junho de 2018

A Bosch levou para a 9ª edição da Autopar, suas soluções integradas dentro do conceito "Peças, Diagnósticos & Serviços para Oficinas". A feira foi realizada de 6 a 9 de junho, no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba-PR.

No evento, o público conferiu oTrocador de fluido do câmbio automático Robinair 92500 e trocador de óleo LOD 581 da Bosch foram destaques na Autopar 2018s lançamentos da Bosch em equipamentos de teste e de disgnótico, ferramentas especiais da OTC e equipamentos da Robinair, ambas marcas do Grupo Bosch, além do portfólio de autopeças.

O objetivo da empresa no ano é atender as demandas das oficinas com foco em tendências de reparação automotiva e inovações a fim de proporcionar mais assertividade e agilidade na realização de reparos de veículos.

Os visitantes também puderam obter informações sobre os conceitos de oficinas Bosch, ações do Centro de Treinamento Automotivo e Programa InterAção. Além disso, também foram apresentados produtos de sistema de direção, como o servotwin, e de direção hidráulica com assistência parcialmente autônoma.

Soluções em equipamentos de teste

A Bosch apresentou na Autopar o novo trocador de óleo LOD 581, que é portátil e atende uma ampla frota de veículos leves e pesados. Este equipamento conta com dois sistemas diferentes para extração do óleo usado do veículo, sendo um por gravidade acoplado e o outro a vácuo, com pressão entre 7 e 8 bar. Além disso, o equipamento possui recipiente transparente com escala, que permite a inspeção antes do óleo entrar no reservatório. Já o recurso de auto evacuação torna o esvaziamento do equipamento limpo, o que favorece o descarte do óleo sem causar danos ao meio ambiente.

O LOD 581 ainda possui dispositivo de ajuste de altura para a coleta do óleo por gravidade e seis sondas de aspiração (metal e flexível) equipadas com engates rápidos para extração de fluidos, além de um tanque com capacidade para armazenar 70 litros e adaptadores para aplicação em veículos da BMW, Mercedes, Citroën e VW inclusos.

Outro destaque da Bosch na Autopar foi o trocador de fluido do câmbio automático Robinair 92500, desenvolvido para trabalhar com qualquer tipo de transmissão automática. Este equipamento remove do veículo o fluido de transmissão usado e o substitui por um fluido novo, reduzindo os contaminantes prejudiciais, o que permite prolongar a vida útil da transmissão do veículo.

De maneira simples e eficiente, a substituição ocorre em três modos de operação – via vareta, trocador de calor ou em modo conjunto – com capacidade máxima de 7,6L/min. Além da identificação visual de entrada óleo novo no veículo e saída do óleo usado para o tanque de descarte de 32L, o Robnair 92500 apresenta um microprocessador com teclado digital e display de LED que emite sinais e alarmes sonoros de alerta para o operador. O equipamento acompanha um conjunto completo de adaptadores para a maioria dos veículos nacionais e importados e possui o recurso “Drain Waste”, que possibilita operação automática na transferência do óleo usado para o tanque de descarte.

Autopeças

A Bosch atualmente possui uma gama de componentes que cobre mais de 80% da frota circulante no Brasil, abrangendo tanto a linha leve (veículos de passeio) quanto a pesada (ônibus e caminhões).

Os profissionais que compareceram ao Expotrade puderam conhecer os principais produtos da Bosch, que entre os destaques possui: palhetas, filtros, velas, pastilhas, baterias, sondas, cabos, bomba de combustível, motor e alternador de partida, relés, injetor Reman Diesel, entre outros. Outra novidade da marca foi a graxa lubrificante, que chega ao mercado para complementar o programa de freios da Bosch.

Sucesso entre os reparadores

Também neste mês, a Bosch subiu ao palco para receber quatro premiações no 9º Prêmio Sindirepa-SP Melhores do ano, que destacou as melhores empresas do mercado de acordo com a votação dos reparadores. A empresa foi destaque nas categorias bombas de combustível, diagnóstico de motor, velas de ignição e cabos de vela e baterias.