Notícias
Vídeos

Sistema de Assistência a Estacionamento, características e funcionamento


Item de comodidade, altamente desejável, ainda é restrito aos modelos mais sofisticados; mas deve se popularizar em pouco tempo pelo grande benefício que proporciona

Por: Melsi Maran - 19 de fevereiro de 2016

Este sistema, também conhecido por Park Assist, utilizado em alguns modelos da Volkswagen torna possível estacionar em vagas perpendiculares ou mesmo em espaços mais estreitos paralelos à pista, tais como estacionamento parcial ou total junto ao meio-fio, estacionamento entre outros obstáculos (árvores, arbustos ou motocicletas) e ainda estacionamento em curvas. O sistema ainda possibilita a saída de espaços de estacionamento paralelos. Este sistema dá auxílio ao motorista durante o procedimento de estacionamento. O volante de direção gira automaticamente e o motorista só precisa acionar o acelerador, engatar a marcha correspondente e acionar o freio. O motorista tem autonomia para anular o funcionamento do sistema a qualquer momento.

COMPONENTES DO SISTEMA

E266 - Botão do assistente de estacionamento

E581 - Botão do Park Assist

G203 - Sensor do assistente de estacionamento traseiro esquerdo

G204 - Sensor do assistente de estacionamento traseiro centro-esquerdo

G205 - Sensor do assistente de estacionamento traseiro centro-direito

G206 - Sensor do assistente de estacionamento traseiro direito

G252 - Sensor do assistente de estacionamento dianteiro direito

G253 - Sensor do assistente de estacionamento dianteiro centro-direito

G254 - Sensor do assistente de estacionamento dianteiro centro-esquerdo

G255 - Sensor do assistente de estacionamento dianteiro esquerdo

G568 - Sensor do assistente de estacionamento na parte dianteira esquerda do veículo

G569 - Sensor do assistente de estacionamento no veículo dianteiro direito

G716 - Sensor do assistente traseiro esquerdo

G717 - Sensor do assistente traseiro direito

H15 - Alarme sonoro do assistente de estacionamento traseiro

H22 - Alarme sonoro do assistente de estacionamento dianteiro

J791 - Unidade de controle para o Park Assist

K136 - Luz de advertência do assistente de estacionamento

K241 - Luz de advertência do Park Assist

Direção eletromecânica

G85 - Sensor do ângulo de direção

G269 - Sensor de torque de direção

J500 - Unidade de controle da direção hidráulica

V187 - Motor da direção eletromecânica

Sistema de freios

F - Interruptor da luz de freio

G44 - Sensor de velocidade traseiro direito

G45 - Sensor de velocidade dianteiro direito

G46 - Sensor de velocidade traseiro esquerdo

G47 - Sensor de velocidade dianteiro esquerdo

J104 - Unidade de controle do ABS

Gerenciamento do motor e caixa de mudanças

F4 - Interruptor da luz de marcha a ré

F416* - Botão “Start-Stop” lado esquerdo do veículo

J217** - Unidade de controle da caixa de mudanças automática

J623 - Unidade de controle do motor lado direito do veículo

J519 - Unidade de controle da alimentação de bordo

Painel de instrumentos e a parte eletrônica da coluna de direção

E2 - Interruptor do sinalizador de direção

E86 - Botão de chamada da tela de funções múltiplas

G17 - Sensor de temperatura ambiente

J285 - Unidade de controle no painel de instrumentos

J527 - Unidade de controle da parte eletrônica da coluna de direção

J533 - Interface de diagnósticos do barramento de dados

Detecção de reboque***

J345 - Unidade de controle do detector de reboque

U10 - Soquete do reboque

Infotenimento

R - Sistema de rádio/rádio navegação

Atuador, linha do barramento de dados CAN do sinal de saída Cabo do Bus de dados

* Somente em veículos com sistema “Start-Stop”

** Somente em veículos automáticos

*** Somente em veículos com detecção de reboque

MODO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA

O processo de estacionamento em marcha à ré com o Park Assist, consiste das seguintes etapas:

- medição do espaço de estacionamento;

- ativação do Park Assist;

- manobra de estacionamento com o suporte à direção.

MEDIÇÃO DO ESPAÇO DE ESTACIONAMENTO

Antes do motorista acionar o sistema Park Assist, um espaço de estacionamento adequado deve ser medido em relação o comprimento do veículo.

Mesmo que o Park Assist não seja ativado, os sensores (G568 e G569) estão sempre funcionando. Isto significa que, enquanto o veículo se move à frente a uma velocidade inferior a 40 km/h para espaço de estacionamento em série, ou 20 km/h para espaço de estacionamento em paralelo, todos os espaços de estacionamento possíveis são medidos continuamente pelos dois sensores montados em ambos os lados da parte dianteira do veículo. O alcance destes sensores é de aproximadamente 4,5 m.

Os espaços de estacionamento em curvas ou estradas sinuosas são detectados e identificados sob as mesmas condições da condução em paralelo numa estrada reta. O sistema detecta não apenas veículos, mas também objetos. Os espaços de estacionamento são detectados atrás de um objeto ou entre dois objetos.

Mesmo que o Park Assist esteja desligado, um aviso sonoro é emitido pelo “PDC”, caso algum objeto seja detectado na trajetória do veículo.

O espaço de estacionamento mais recente, medido à esquerda e à direita da estrada, é armazenado temporariamente na Unidade de Controle do Park Assist até que um novo espaço seja detectado ou o veículo tenha se afastado demasiadamente do espaço de estacionamento. Espaços de estacionamento em série são armazenados em até aproximadamente 15 m, e espaços de estacionamento perpendiculares de até 8 m, a partir do respectivo espaço de estacionamento.

Caso o botão do Park Assist seja pressionado dentro desta distância, o espaço de armazenamento em que o veículo passou ficará armazenado na memória e indicado na tela do painel de instrumentos por um espaço vazio entre os retângulos sombreados.

PARÂMETROS DE MEDIÇÃO DO ESPAÇO 

Os seguintes parâmetros exercem influência na detecção dos espaços de estacionamento:

- tipo de limitação do espaço de estacionamento (veículo, árvore, motocicleta, etc.);

- comprimento e profundidade do espaço de estacionamento;

- meios-fios;

- velocidade para acionamento;

- condições climáticas (exemplo, neve, gelo, chuva forte, etc.);

- solo (folhas, grades de drenagem, paralelepípedos, etc.).

MEDIÇÃO DE UM ESPAÇO PARA ESTACIONAR

1 O veículo se movimenta com a função do Park Assist desligada a uma velocidade inferior a

20 km/h (exemplo em que ambos os espaços de estacionamento, em série e paralelo, são detectados).

2 O espaço de estacionamento (A) é armazenado na Unidade de Controle temporariamente e seria um espaço de estacionamento em potencial caso o motorista ativasse a função do Park Assist.

3 Espaço de estacionamento (A) ainda está na memória.

4 O próximo espaço de estacionamento possível (B) é medido e armazenado temporariamente. Espaço (A) é apagado.

5 O motorista conduz o veículo após o espaço de estacionamento (B) e pressiona o botão do Park Assist. O espaço (B) está na memória, sendo exibido na tela do painel de instrumentos imediatamente como um espaço de estacionamento possível. Caso a posição do veículo seja inadequada para a manobra de estacionamento, é solicitado que o motorista dirija ainda mais à frente.

O tamanho mínimo do espaço detectado durante o estacionamento em série, o qual deve ser um espaço de estacionamento vago de acordo com o comprimento do veículo mais o espaço de manobra e a distância segura na dianteira e traseira de pelo menos 0,4 m. A velocidade máxima para acionamento é 40 km/h. A posição de partida ideal para espaços de estacionamento em série está ao longo da linha de condução com uma distância lateral; de 0,5 m a 2,0 m, a partir dos veículos estacionados.

O tamanho mínimo do espaço para estacionamento, durante o modo de estacionamento em paralelo, é detectado como um espaço de estacionamento vago, de acordo com a   largura do veículo mais o espaço de manobra e a distância segura à esquerda e à direita de pelo menos 0,35 m. A velocidade máxima para acionamento é 20 km/h. A posição de partida ideal para espaços de estacionamento em paralelo está ao longo da linha de condução com uma distância de 0,5 m a 2,0 m lateral a partir dos veículos estacionados.

Após  detectado  o espaço de estacionamento, o sistema do Park Assist solicita ao motorista, por intermédio da tela do painel de instrumentos, que conduza o veículo após o espaço de estacionamento, e se necessário, até que o veículo esteja numa posição adequada a partir da qual a manobra de estacionamento possa ser iniciada.

DESATIVAÇÃO DA MEDIÇÃO DO ESPAÇO 

Numa faixa de velocidade de aproximadamente 40 - 50 km/h (para espaços de estacionamento em série) e aproximadamente 20 - 50 km/h (para espaços de estacionamento em paralelo), o sistema do Park Assist é comutado para o modo passivo (auxiliar). O motorista é avisado por intermédio da tela do painel de instrumentos. Caso o motorista desacelere novamente até chegar a uma velocidade abaixo de 40 km/h ou 20 km/h, os sensores tornam-se ativos sem que ele tenha que pressionar o botão do Park Assist novamente e o sistema é comutado para a medição do espaço de estacionamento.

A partir de uma velocidade superior a 50 km/h, os sensores para a medição do espaço de estacionamento são completamente desativados e os dados ficam armazenados até que a referência seja apagada. O Park Assist deve ser reativado.

Caso o veículo permaneça parado durante mais de 30 segundos, os sensores serão desativados temporariamente. Quando o veículo for movimentado, os sensores serão reativados.

ATIVAÇÃO DO PARK ASSIST

O Park Assist deve ser ativado pressionando o botão E581, antes de cada manobra de estacionamento e a luz de advertência do Park Assist K241 se acende no botão.

Caso um espaço de estacionamento já tenha sido armazenado na memória, ele será indicado na tela do painel de instrumentos.

Se o espaço não tiver sido detectado, será solicitado que o motorista dirija ainda mais à frente, a procura de uma nova vaga.

Pressionar repetidamente o botão do Park Assist permite a seleção das seguintes funções durante a manobra de estacionamento:

1º toque no botão = O Park Assist é ativado e a tela exibe automaticamente a imagem do espaço de estacionamento em série no lado direito.

2º toque no botão = A tela exibe automaticamente a imagem para o estacionamento em espaços em paralelo no lado direito.

3º toque no botão = O Park Assist é desligado.

MANOBRA COM O PARK ASSIST

Após o espaço de estacionamento adequado ter sido medido e o veículo estar numa posição de partida apropriada, a manobra de estacionamento poderá começar. O motorista inicia o processo de estacionamento automático engatando a marcha a ré com o veículo parado, movimentando-o após um período de aproximadamente 0,5 segundo. 

Durante o processo automático de estacionamento, o motorista não deve aplicar nenhuma força de giro no volante de direção. O Park Assist guia o suporte à direção, ou seja, conduz o veículo ao longo do trajeto calculado em direção ao espaço de estacionamento. Durante o estacionamento de etapas múltiplas, é solicitado que o motorista conduza o veículo para frente ou para trás, por meio de imagens exibidas na tela do painel de instrumentos. Ambos os sensores de velocidade traseiros,

G44 e G46, determinam o movimento do veículo para frente ou para trás.

Quando a marcha à ré é engatada, os quatro sensores laterais para monitoramento da distância (dois dianteiros e dois traseiros), do Park Assist, são utilizados em complemento aos oito sensores do auxílio de estacionamento (quatro na parte dianteira e quatro na parte traseira). Ao final do processo de estacionamento, é exibida uma mensagem na tela do painel de instrumentos indicando que o suporte à direção foi concluído.

Se, durante o suporte à direção, for detectada uma condição na qual o veículo está comprometido ou o motorista segurar o volante de direção, o Park Assist será cancelado.

O motorista seleciona a função de estacionamento em série pressionando o botão do Park Assist. e as imagens são exibidas na tela do painel de instrumentos. O estacionamento em série pode ocorrer em diversas etapas. A velocidade de estacionamento é de no máximo 9 km/h em linha reta da posição de partida à entrada no espaço de estacionamento e ao entrar no espaço de estacionamento a velocidade é de no máximo 7 km/h.

ESTACIONAMENTO ENTRE OBSTÁCULOS

Com o Park Assist, além de veículos, também outros objetos são detectados. Os objetos servem, por um lado, para auxiliar na orientação, tais como laterais de casas, muros ou meios-fios. Também é possível estacionar entre objetos, por exemplo entre árvores, latas de lixo, arbustos ou motocicletas. Caso seja detectado um meio-fio, o sistema irá usá-lo como orientação para auxiliar o estacionamento do veículo a aproximadamente 15 cm do meio-fio. Caso não seja detectado um meio-fio, o veículo será guiado de forma que fique alinhado com o obstáculo à frente

ESTACIONAMENTO JUNTO AOS MEIOS-FIOS

Geralmente, o sistema detecta o meio-fio, bem como a distância até o mesmo. O comprimento do espaço de estacionamento e a profundidade também são medidos dependendo da posição de qualquer veículos/obstáculos localizado.

Para realizar a operação o sistema orienta-se pelos veículos estacionados. Se estes veículos estiverem estacionados sobre o meio-fio é possível estacionar da mesma forma.

ESTACIONAMENTO EM CURVAS

O estacionamento nivelado em curvas é possível. Os espaços de estacionamento em curvas ou estradas sinuosas, com raios acima de 20 m, são detectados sob as mesmas condições da condução em paralelo numa estrada reta.

O raio da curva é usado para calcular o trajeto ideal e a posição de estacionamento final.

SAÍDA DO ESPAÇO DE ESTACIONAMENTO

O motorista inicia o procedimento automático de saída com o veículo ativando o sinalizador de direção, engatando a marcha à ré e colocando o veículo em movimento. O sinalizador de direção indica de qual direção o espaço de estacionamento deve ser deixado.

As instruções de condução aparecem na tela do painel de instrumentos e devem ser seguidas. Isto ocorre em diversas etapas para frente / para trás.

Quando o Park Assist detecta a próxima etapa de saída, dirigir após o objeto dianteiro com o ângulo de direção que foi estabelecido, ele conclui o procedimento e a direção é devolvida ao motorista.