Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Novo motor Renault 1.0l 3 cilindros: detalhes técnicos que resultam em eficiência energética

Novo motor Renault 1.0l 3 cilindros: detalhes técnicos que resultam em eficiência energética

Conheça em detalhes as inovações técnicas e os componentes deste moderno propulsor que segue a nova tendência global de motores compactos com alto rendimento

Melsi Maran - [email protected]
23 de janeiro de 2017

A montadora francesa Renault atualizou recentemente a sua linha de motores, e para os modelos do segmento de entrada, introduziu a versão denominada 1.0 12V SCe de 3 cilindros, que apresenta as seguintes características: 


• 3 cilindros: maior economia e maior potência.

• Duplo comando com polias variáveis: melhor desempenho.

• Bloco em alumínio: melhor controle de temperatura do motor e menor tempo de aquecimento, com benefício direto no consumo.

• Acionamento por corrente: maior durabilidade e menor custo de manutenção.

• Coletor de escape integrado ao cabeçote: proporciona rápido aquecimento do motor, melhorando a eficiência térmica, com redução de emissões.

• Pré-cárter em alumínio: redução de peso do veículo, garantindo economia de combustível e redução de emissões CO2.

• Resfriador de óleo: capacidade de lubrificação potencializada, mantendo a qualidade do óleo por longos períodos e diminuindo os custos de manutenção.

• Bomba de óleo variável: motor absorve menos energia, gerando maior economia.

Este motor utiliza uma Bomba de fluxo Variável VDOP (Variable Displacement Oil Pump), o motor deixa de ter a perda significativa de energia principalmente nas fases frias, em que o óleo de motor se encontra em seu grau máximo de viscosidade, sendo necessário uma perda energética elevada do motor para girar a bomba, levando em consideração a resistência maior imposta pela viscosidade. Uma vez que a bomba tem o fluxo variável, a mesma se ajusta à temperatura e desloca seu êmbolo interno, diminuindo o arrastro causado pela alta viscosidade e assim diminuindo a quantidade de energia para tal função. Com isso temos como resultado me lhor desempenho, menor consumo de combustível e menor emissão de CO2.

O comando de ADMISSÃO VARIÁVEL possibilita um diagrama de ângulo de abertura que consiste em fechar a válvula atrasada em baixas rotações privilegiando o enchimento dos cilindros, e fechando as mesmas mais rapidamente em altas rotações para que a inércia do fluxo de ar acelerado não retorne para o coletor de admissão.

A EXAUTÃO VARIÁVEL veio para trabalhar em conjunto com a polia variável de admissão, visando a  melhoria no desempenho e na emissão de poluentes. Em baixas rotações, o diagrama da mesma faz que a válvula se feche mais rapidamente, deixando resíduos de gases já queimados dentro da câmara de combustão e uma vez que esses gases são ricos em CO2 fazem com que a temperatura interna da câmara abaixe e por consequência, proporciona redução da emissão de NOX. Em altas rotações, com a abertura das válvulas mais avançada permite que o fluxo de ar acelerado que entra pela válvula de admissão limpe a câmara de combustão totalmente, eliminando todas as impurezas pelo escape e obtendo uma combustão plena.

Duplo comando com quatro vávulas por cilindro, acionados por corrente, tuchos mecânicos e revestimento de peças com filmes finos de Diamond-like Carbon (DLC), uma das mais promissoras tecnologias.

Fluxo cruzado de admissão e escapamento com ângulos que propiciam melhor enchimento e esvaziamento dos cilindros

Novo ângulo de inclinação da biela proporcionando maior ganho de torque e acelerações

O coletor de escape está integrado ao cabeçote e proporciona rápido aquecimento do motor melhorando a eficiência térmica, com redução de emissõesCatalisador próximo ao cabeçote permite que o conversor catalítico chegue à temperatura de trabalho mais rapidamente, uma vez que se encontra logo na saída dos gases de combustão. Outra vantagem é que a sonda de oxigênio também se aquece mais rapidamente, mesmo possuindo resistência de aquecimento, favorecendo seu trabalho no controle da riqueza da mistura com mais eficácia e por consequência, menor consumo de combustível e maior eficiência.
Resfriador de óleo: capacidade de lubrificação potencializado, mantendo a qualidade do óleo por longos períodos e diminuindo os custos de manutenção

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção