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Conheça em detalhes a transmissão 6T30, conhecida também como MH9


Coreana, é parte da família tecnologicamente avançada de transmissões automáticas de seis velocidades e, no Brasil, é usada nos modelos Sonic, Onix e Captiva 4 cilindros

Por: Carlos Napoletano Neto - 13 de abril de 2015

A transmissão GM Hydramatic 6T30, também conhecida como MH9, é de seis velocidades, utilizada a partir de 2008 pela GM mundial. Passou a ser montada transversalmente nos veículos Sonic, Onix e Captiva 4 cilindros a partir de 2012 na GM brasileira, e tem conceito inovador em relação à distribuição de torque.

Pertencem à mesma família de transmissões as unidades 6T40, 6T45, 6T50 e 6T70, utilizadas em outros veículos da GM, com o mesmo conceito de projeto.

FICHA TÉCNICA
• Utilizada nos motores 1.8 litros;
• Torque máximo de entrada: 175 Nm;
• Fabricação: GM Coreia;
• Seis velocidades à frente e uma à ré;
• Peso: 71,5 Kg, abastecida;
• Fluido recomendado: DEXRON VI© SINTÉTICO;
• Relação de marchas.

PONTOS DESTACADOS
• Operação de mudanças avançada embreagem a embreagem;
• Calibrada para mudanças rápidas e velocidades de cruzeiro com máxima economia;
• Desenho compacto;
• Controles adaptativos de mudanças;
• Conversor de torque de forma hiperelíptico para economia de espaço; 
• Torque máximo admissível de 175 Nm no eixo de entrada.

VISÃO GERAL
As transmissões de seis velocidades da GM são uma iniciativa da fábrica de oferecer veículos com excelente economia de combustível, e a 6T30 cumpre esta promessa. Projetada para aplicações compactas em veículos com tração dianteira, é utilizada exclusivamente nos GM de nova geração.

A transmissão 6T30 é parte da família GM tecnologicamente avançada de transmissões automáticas de seis velocidades. Reduz a complexidade, tamanho e peso, incluindo operação embreagem a embreagem que permite que seis velocidades caibam no mesmo espaço das antigas quatro marchas. A transmissão possui uma relação final total de aproximadamente 6,00:1, o que contribui para um excelente equilíbrio de desempenho e economia de combustível.

Devido a esta relação final, a primeira marcha possui uma relação muito alta, o que fornece aceleração rápida de saída a partir da imobilidade. A sexta marcha, contudo, é uma sobremarcha, que mantém as rotações do motor mais baixas para utilização em estradas, reduzindo as perdas por atrito do motor e otimizando a economia de combustível.

PROJETO MESMO EIXO
Ao invés de um desdobramento interno de forças normais em uma transmissão transversal, que era uma tendência dominante da GM nas transmissões mais antigas, a transmissão 6T30 mantém todas as engrenagens e componentes internos alinhados à mesma linha de centro do motor. As vantagens deste layout possibilitam um menor comprimento geral do veículo, mais espaço interno e menos altura do conjunto motor/transmissão.

Operação EMBREAGEM A EMBREAGEM - Três conjuntos de engrenagens planetárias são utilizados com três freios multidiscos e duas embreagens multidiscos, que economizam espaço em comparação a projetos mais antigos. Adicione-se a isto a utilização de uma embreagem unidirecional, que ajuda no conforto das mudanças e protege os componentes internos quanto a choques causados pelas mudanças. Por meio de controle eletrônico, o conceito embreagem a embreagem da 6T30 entrega um tempo de mudanças otimizado.

As mudanças de marcha, da segunda à sexta, são obtidas com uma ação precisa embreagem a embreagem, na qual a embreagem é aplicada em uma engrenagem exatamente no mesmo tempo em que outra é liberada. A mudança de primeira para segunda, contudo, é uma ação de roda livre, em que a embreagem da segunda marcha engata enquanto a embreagem unidirecional da primeira (roda livre) gira livremente. Isto permite um grande grau de suavidade a baixas velocidades do veículo.

Controles de mudanças adaptativos - Os controles de mudanças adaptativos incluem frenagem gradual automática, que comanda a transmissão no sentido para que ela permaneça em uma marcha mais baixa se o veículo está desacelerando ou mantendo a velocidade em uma descida. Esta característica utiliza a frenagem do motor para evitar aceleração indesejada, diminuindo a ação do motorista no pedal de freio e economizando o sistema de freios. O módulo de controle da transmissão (TCM) recebe informações que monitoram a utilização do pedal de freio, aceleração do veículo e posição do acelerador, mesmo quando um reboque está atrelado ao veículo.

Conversor de torque hiperelíptico economiza espaço - O conversor de torque utilizado na 6T30 utiliza uma embreagem de lockup de pistão simples e possui seção transversal hiperelíptica. Este desenho diminui a espessura do conversor de torque, reduzindo o espaço necessário para seu funcionamento e mantendo a largura total do conjunto motor/transmissão tão estreito quanto possível. O pistão simples do conversor utiliza tecnologia ECCC (ElectronicControlledCapacityClutch) – Embreagem de Capacidade Controlada Eletronicamente – para ajudar a reduzir as vibrações do motor e assegurar uma operação mais suave.

Bomba de fluido por engrenagens - Uma bomba compacta de mesmo eixo do motor, de vazão constante por engrenagens, fornece pressão hidráulica para as mudanças e lubrificação. A bomba utiliza duas engrenagens com um crescente entre elas, para diminuir perdas e possibilitar mais eficiência hidráulica. O tubo de sucção interno da bomba, provido de um pistão por jato de óleo, aumenta a velocidade de sucção, o que ajuda a diminuir ruído e vibrações.

Engrenagens com menores tolerâncias - Para minimizar o ruído das engrenagens, bem como vibrações, elas são lapidadas com tolerâncias menores e dimensões precisas. Com tais tolerâncias, são propensas a gerar menos ruídos, fazendo com que a transmissão trabalhe silenciosamente.

Bucha única do eixo de entrada - O eixo de entrada não possui cavidades para alojamento dos anéis de vedação, o que aumenta sua resistência e diminui custos.

MANUTENÇÃO
A transmissão 6T30 é abastecida com DEXRON VI© SINTÉTICO, que não requer troca, de acordo com a fábrica, em uso normal. Aconselhamos sua troca com 50.000 quilômetros.

Módulo de Controle Eletrônico (TCM) - Um módulo de controle da transmissão (TCM) de 32 bits monitora o desempenho da transmissão e compensa o desgaste normal de seus componentes internos, tais como discos de embreagens, de maneira que o desempenho da transmissão permaneça consistente em toda sua vida útil. O módulo de controle também “testa” os componentes da transmissão para otimizar a interação dos mesmos.

O TCM é instalado dentro da transmissão, onde as temperaturas permanecem constantes comparadas aos módulos montados externamente. O módulo é do tipo miniatura, o que ajuda a minimizar o tamanho total da transmissão. O módulo e a transmissão são montados juntos, portanto nenhuma conexão adicional é necessária durante a montagem do veículo.