Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua caminhada por todo o Brasil e leva palestras técnicas para as Escolas SENAI em Rio Claro, Belém, Ponta Grossa, Araçatuba, Salvador e Goiânia


Escolas dos estados de São Paulo, Pará, Paraná, Bahia e Goiás receberam reparadores para as palestras das marcas Elring, Mobil, Snap-on, INA, FAG, LUK e Chiptronic. Os reparadores puderam interagir com os palestrantes e tirar dúvidas

Por: Da Redação - 14 de dezembro de 2016

O ciclo de palestras técnicas do Rota do Reparador prosseguiu sua jornada, dando continuidade à segunda etapa com as Escolas Senai de Rio Claro (SP), Belém (PA), Ponta Grossa (PR), Araçatuba (SP), Salvador (BA) e Goiânia (GO). Confira como foram as palestras da Mobil, Sun, Schaeffler, Elring e Chiptronic:

RIO CLARO

A cidade de Rio Claro recebeu o ciclo de palestras do Rota do Reparador no dia 3 de novembro e contou com o treinamento das marcas INA e FAG da Schaeffler. O reparador Claudio Rogério Quirino, da Uni Motor, afirmou: “foi muito importante participar do Rota, porque pudemos conhecer técnicas que não sabíamos. Esses eventos faziam falta, porque hoje vocês estão fazendo um trabalho excepcional!”

Janiel Gonçalves contou que é fundamental a informação na carreira de reparador independente: “fiquei muito satisfeito, conhecimento é sempre bom. Saber um pouco de tudo é importante”, finalizou.

BELÉM 

A palestra realizada em Belém, no Pará, aconteceu no dia 8 de novembro e contou com as marcas Chiptronic e Snap-on. Antonio José da Costa, da oficina Santo Antônio, conta: “foi muito importante participar do Rota do Reparador por conta dos novos conhecimentos que adquiri. Esses eventos fazem muita falta para facilitar o nosso aprendizado. Com certeza estarei aqui nas próximas vezes que o Rota do Reparador passar pela minha cidade.”  O reparador afirmou que ficou satisfeito com as informações e deu uma dica: “seria bom ter um curso sobre refrigeração e elétrica, não temos informações nessas áreas.”

SENAI Belém
O palestrante Bruno Reis, da Chiptronic, contou: “a aproximação com o cliente, divulgação dos nossos equipamentos e a identificação das necessidades da região nos levam a conhecer o mercado onde nós atuamos, por isso o Rota do Repardor é tão importante. Existe uma crise financeira no país, mas a frota precisa da manutenção, que é feita nas oficinas independentes. Ou seja, mais trabalho nós teremos nos próximos anos, é isso o que tentamos transmitir nessas palestras. É um mercado muito carente aqui em Belém e um grande público compareceu. Foi ótimo”, finalizou o instrutor.

O reparador Ediney Garcia de Souza, que trabalha na oficina M.M. de Souza Gomes, afirmou que foi importante participar do treinamento: “a partir de hoje não faltarei mais nas próximas palestras. Vou fazer de tudo para conseguir me atualizar  nos próximos eventos do Rota do Reparador. Gostaria de ver palestras sobre elétrica e sobre alinhamento e balanceamento.”

Marcelo Rodrigues Galvão, da Auto Mecânica Marcelos, contou: “as marcas presentes são excelentes, fiquei muito satisfeito. Mas acredito que aulas práticas poderiam melhorar os cursos.” O instrutor Robson Sotero, da Snap-on, contou: “a nossa missão aqui é transmitir para os reparadores da região quais são as novas tecnologias, o que vem acontecendo no mercado com os veículos atuais, e mostrar para eles a necessidade de estudar um pouco mais, pois há muitas tendências novas. O bate-papo de hoje gerou muitas dúvidas, e nós achamos que poderia haver outra palestra para sanar tudo o que não ficou claro nesse primeiro encontro. Assim nós garantimos que o reparador pode ter segurança e conhecimento sobre o sistema, para então fazer o diagnóstico certeiro, com o equipamento correto, que é o Scanner da Sun”.

PONTA GROSSA

O treinamento do Rota do Reparador feito em Ponta Grossa, no Paraná, também foi no dia  8 de novembro, mas contou com as fabricantes Mobil e Elring. O profissional Antonio Simão da Fraga, que trabalha na empresa Gil Peças, afirmou: “foi muito importante participar dessa palestra, pois aprendi muitas coisas sobre óleos e juntas. Participarei das próximas edições e trarei mais amigos para compartilhar essas informações. Fiquei bastante satisfeito com o conteúdo e gostaria de ver uma palestra sobre suspensão”, alertou.

SENAI Ponta Grossa
O reparador Klênio Rodrigo, que também é estudante do Senai, afirmou que gostaria de ver mais palestras para veículos antigos: “foi muito esclarecedor e seria muito bom se todas as empresas fizessem eventos como estes. Eu gostaria de ver as classificações de óleos para veículos antigos, é uma informação que faz falta no meu dia a dia.”

Marcio Ney Manosso, da Auto Center Manosso, contou: “faz muita falta esse tipo de evento aqui na região e comparecerei nas próximas edições.”

ARAÇATUBA

No dia 17 de novembro foi a vez da escola Senai de Araçatuba receber o ciclo de palestras do Rota do Reparador. A Schaeffler ministrou palestra com a marca Luk. O reparador Jimmy Emerson Salvador, do Centro Automotivo Zonzini, contou: “graças ao Rota do Reparador agora nós podemos ter informações fáceis de entender e podemos tirar dúvidas com os representantes das fabricantes. Nós ficamos muito satisfeitos com as informações transmitidas. E injeção direta, freios regenerativos como podemos ver em veículos híbridos e ecológicos, como o Ford Fusion Hybrid, são tecnologias que ainda não foram apresentadas para nós reparadores. Seria ótimo se tivessemos treinamentos sobre esses temas.”

SENAI Araçatuba
O profissional do aftermarket Jonas Kiyodi Hisatsugu, da Auto Mecânica Jonas, ficou satisfeito com a marca presente: “foi muito interessante, principalmente sobre a nova tecnologia de embreagem. Esse tipo de treinamento faz falta porque só assim temos contato com essa nova tecnologia antes de ela chegar na nossa oficina”, finalizou.

Wallison Borges, que trabalha na Oficina Marca Veículos, comentou: “é bom conhecer a empresa, o que ela fabrica, como utilizar os produtos dela e todas as outras informações transmitidas foram muito relevantes para o nosso dia a dia.”

SALVADOR

O Rota do Reparador continuou sua jornada em novembro e no dia 29 esteve em Salvador, na Bahia. Nesse dia houve palestras das marcas Chiptronic e Snap-on. O palestrante Alex Molder, da Sun, contou: “é muito gratificante poder demonstrar novas maneiras de fazer diagnóstico automotivo e o melhor uso das ferramentas. Todo uso de equipamento vem de um treinamento que nós passamos para os reparadores e nós aproveitamos para mostrar as novidades.”

O reparador André Carvalho, da Oficina Ancar, comentou: “aprendizado é tudo. Foi muito importante participar dessa edição do Rota do Reparador, fiquei muito satisfeito. E gostaria de ver uma palestra sobre câmbio automático”, finalizou o reparador com essa observação.

SENAI Salvador
Cleber Doria, do DLB Centro Automotivo, afirma que a região precisa de treinamentos como estes: “Salvador é carente desse tipo de informação. Por isso eu e minha equipe estaremos aqui nas próximas edições. A linha Ford, com a picape Ranger, é uma necessidade que não foi atendida ainda pelas palestras. Por isso deixo a dica para virem com informações sobre o modelo ou tecnologias que possam facilitar o diagnóstico.”

O reparador Marcos Paulo, da Oficina Lemos, afirmou: “basta ter o convite que estarei presente nas próximas edições. Fiquei bastante contente com as informações transmitidas, estão todas perfeitas. O local é maravilhoso e não tem nada a melhorar, foi ótimo”, resumiu o profissional. Vladimir Santos da Silva, que ganhou um tablet no sorteio do Rota do Reparador e que trabalha na Adisul Gaz, afirmou: “é impressionante a quantidade de informação que recebemos hoje, adorei”, finalizou.

GOIÂNIA

A capital de Goiás recebeu o Rota do Reparador no dia 29 de novembro e contou com as palestras das marcas Mobil e Elring. O mecânico da MecaniCar, Carlos Alberto de Abreu Alvez, afirmou: “foi muito importante, para a minha carreira, participar desta edição do Rota do Reparador. Conhecer a tecnologia dos materiais e aplicação do produto é fundamental para quem trabalha com algo tão preciso e difícil quanto é a manutenção de um automóvel. Fiquei satisfeito com o que vi.”