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Citroën Jumper tem novo motor eletrônico, da FPT


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Por: Alexandre Akashi - 18 de janeiro de 2010

A Citroën renovou a linha de utilitários leves com o lançamento da Jumper 2010, que traz duas novidades significativas no produto e uma na comercialização: o propulsor de 2,3 litros turbodiesel intercooler, fornecido pela FPT Powertrain Technologies, e a configuração Furgão, que volta à cena após quase cinco anos de ausência, e a adoção de Business Centers em concessionárias escolhidas a dedo pela montadora.



O novo propulsor é o mesmo utilizado pela Fiat, no Ducato. A propósito, trata-se do mesmo veículo, porém com a marca Citroën, graças a um acordo entre Fiat e a PSA Peugeot Citroën. Isso leva à conclusão de que o Peugeot Boxer também é similar ao Jumper e ao Fiat.

Assim, relembrando, o novo motor 2,3 litros de 16 válvulas desenvolvido pela FPT, entrega 127 cv de potência a 3.600 rpm, e torque máximo de 30,7 kgfm na faixa entre 1.800 a 2.800 rpm.  Apresenta tecnologia de múltiplas injeções de combustível (Diesel), que proporcionam economia e redução de emissões de gases poluentes em até 10%, se comparado ao motor da versão anterior, de 2.8L.

Associada ao motor, a embreagem com comando hidráulico proporciona a manutenção da carga de acionamento do pedal de embreagem e menor custo de manutenção, por não demandar regulagens frequentes.

Furgão
O retorno da configuração Furgão amplia a oferta de produtos da linha, porém a Citroën coloca à disposição dos clientes apenas uma versão, com teto alto de 1.620 kg de capacidade de carga e 10m³ de capacidade volumétrica, ao preço de R$ 74.990.

Na lista de equipamentos de série, destaque para os faróis com regulagem interna elétrica de altura de facho em três níveis, freios a disco na dianteira e na traseira, direção hidráulica, chave tipo “canivete” com dispositivo antifurto transponder, indicador de manutenção do veículo, indicador de presença de água no filtro separador de combustível, entre outros.

Na configuração minibus, a capacidade de carga é de 16 passageiros, e o modelo sai completo de fábrica, sem opcionais. Isso equivale dizer que o veículo já vem equipado de série com direção hidráulica, ar-condicionado, relógio digital, banco do motorista com regulagem de altura, bancos traseiros individuais com encosto elevado, luzes de leitura, vidro traseiro térmico, acendedor de cigarros, faróis com regulagem elétrica de altura, entre outros. O preço sugerido é de R$ 81.820.

Business Center
Juntamente com o lançamento da nova Jumper, a Citroën anunciou uma nova proposta de comercialização dos veículos da marca para clientes corporativos, com a instalação de Business Centers nas concessionárias com vocação para atendimento a empresas, entre os mais de 120 pontos de vendas existentes hoje no Brasil.

De acordo com a diretoria da montadora francesa, a ideia é oferece atendimento diferenciado do momento da compra ao atendimento pós-vendas, com contratos de manutenção customizados, para atender, assim, às mais diversas necessidade dos consumidores corporativos. Este plano estende-se, no entanto, a toda gama de veículos da marca, inclusive veículos de passeio.