Notícias
Vídeos

Tramontina Pro alerta sobre o sistema de ignição do veículo


Sistema de Ignição é uma parte importante e prioritária de revisão antes de colocar o veículo na estrada

Por: Da Redação - 11 de fevereiro de 2020

Você sabe o motivo de quando seu automóvel está com redução de desempenho ou dificuldade na hora da partida? Isso pode indicar que a vela de ignição precisa ser trocada. A vela de ignição é responsável por conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão, e, por meio de uma centelha entre seus eletrodos, iniciar a queima da mistura de ar e combustível. 

Existem diversos fatores que podem influenciar na durabilidade das velas de ignição: filtros de ar e combustível sujo, motor funcionando em baixa rotação por muito tempo, motor fora de sincronismo, cabos de ignição desgastados ou com fugas de corrente, válvulas injetoras defeituosas, uso de lubrificantes incorretos, e, principalmente, a utilização de combustível de má qualidade que causa falha de combustão.

O sistema de Ignição desgastado pode sobrecarregar e gerar problemas em outras partes do veículo, por isso, a revisão é importante. Ela ajuda a diminuir o consumo de combustível, já que velas em mau estado aumenta o gasto de gasolina.

A recomendação é que velas de ignição sejam avaliadas por um profissional automotivo a cada revisão do veículo e que sejam trocadas de acordo com determinações do manual do fabricante. Durante a troca, é muito importante utilizar os procedimentos de trabalho específicos e as ferramentas adequadas. 

A Tramontina Pro contém uma linha de ferramentas para ajudar o reparador no procedimento correto, como: calibre para vela de ignição, soquete para vela, torquímetro de estalo.