Notícias
Vídeos

Setor de reparação automotiva ganha certificações do IQA


O Instituto da Qualidade Automotiva oferece certificações em grupo com intuito de ampliar processos de gestão e qualidade

Por: da redação - 10 de maio de 2016

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pela CGCRE do Inmetro, está oferecendo certificações em grupo ao setor de reparação automotiva. É uma oportunidade para que oficinas de reparação, varejos e atacados de autopeças possam aperfeiçoar os processos de gestão e qualidade com o custo reduzido. Dentre as certificações estão o Centro de Reparação, Retífica de Motores, Varejo e Distribuição de Autopeças, Centro de Reciclagem e Certificação Ambiental (Selo Verde). Segundo Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA: “O objetivo é disseminar o conceito de gestão do negócio com base na qualidade, porque permite ao empresário utilizar ferramentas de gestão para tomar decisões de forma inteligente, com informações”.

Ele também conta que os grupos costumam ser formados por meio de entidades locais: “Essa proximidade facilita as reuniões e as discussões sobre as necessidades de mudanças que são sugeridas ao longo do processo”.

Após a formação do grupo, o IQA coordena palestras e treinamentos para a orientação técnica para as empresas. Este serviço possibilita, além da especialização, o entrosamento entre os empresários e agiliza processos de implementação e certificação.
“A partir do momento em que há troca de informações facilitada, melhorias descobertas por uma empresa podem ser aplicadas a outra. E, assim, todos ganham, sendo o cliente o maior beneficiado em todo o processo”, avalia o gerente.

Este trabalho é desenvolvido pelo IQA desde 2007, com objetivo de atingir empresas do setor com uma localização distante. Para Sérgio Fabiano, organizar a conscientização em grupo é a tarefa mais complexa, pois cada participante possui um nível diferente de conhecimento sobre os processos de gestão: “Nossa experiência, no entanto, mostra que, dependendo da afinidade dos participantes, essas diferenças são salutares porque a troca de informações traz a homogenia necessária para que todos sigam em frente simultaneamente”, analisa.
Ele conclui afirmando que o segredo do bom desenvolvimento é a comunicação: “Opiniões diversas e diferentes fazem bem para o debate assim como o bom senso para aceitar as mudanças necessárias para modernizar o negócio. Podemos ter um bom processo hoje e um excelente amanhã”, diz.