Notícias
Vídeos

Saiba como cuidar do seu carro antes e depois do Carnaval


O primeiro grande e importante passo é a manutenção preventiva antes da viagem

Por: Da Redação - 05 de fevereiro de 2018

http://www.oficinabrasil.com.br/noticia/pitstop/ferias-na-estrada-revisao-preventiva-evita-imprevistos

Antes de colocar o carro na estrada, é preciso verificar todos os componentes do veículo e atestar que ele se encontra em perfeitas condições. Essa questão é muito importante para a segurança do motorista, dos passageiros e também para que seu automóvel esteja com frequência sendo avaliado por um reparador de confiança.

Para uma viagem sem novidades negativas, é importante seguir todas as recomendações do reparador, mas sem esquecer de ajudar o carro novamente quando retornar à cidade.

Como já falamos em outra ocasião, a regulagem pós viagem é necessária. “O carro carregado (família + bagagem) e as velocidades mais elevadas na rodovia exigem maior pressão dos pneus. No retorno é importante voltar à calibragem original para o carro rodar mais leve e devagar, sem desgastar irregularmente os pneus. Não se esqueça de que esta redução da pressão – assim como o aumento – deve ser feita com os pneus frios e jamais depois que rodaram alguns quilômetros e já se aqueceram. Pois com a temperatura mais elevada, há um aumento da pressão que pode distorcer a calibragem”, explica o gerente de oficina da Banzai Honda, Rogério Pedrosa.

Outro item são regulagem dos faróis – Se o modelo não conta com regulagem automática e o motorista não tiver regulado antes da viagem para um maior peso, ele precisa voltar à posição normal.

Pedrosa também ressalta que se a viagem foi longa e o carro chegou a rodar alguns milhares de quilômetros, o hodômetro deve ser conferido para verificar se não foi atingida a quilometragem para uma revisão periódica. Ou se não expirou a validade do óleo do motor. Segundo o especialista, o retorno é o momento ideal para se controlar a geometria de direção. Porque se ela estiver fora do padrão, os pneus (dianteiros, principalmente) vão acusar esta irregularidade pelo desgaste anormal da banda de rodagem.