Notícias
Vídeos

Produção de Chery no Brasil está suspensa por cinco meses


Estoques altos e adequação da linha para fabricar novo modelo são os motivos dados pela empresa

Por: da redação - 22 de junho de 2016


A montadora Chery anunciou a suspenção de produção de veículos no Brasil por até cinco meses a partir de julho. A chinesa afirma que o fato se deu por conta dos estoques altos e a adequação da linha de produção para a fabricação de um modelo SUV. A informação vem do Sindicato dos Metalúrgicos,  que ainda afirmam que cerca de 140 trabalhadores da fábrica de Jacareí (SP) serão colocados em licença remunerada (layoff) pela empresa. Isso representa 90% dos funcionários de produção afastados- os demais atuarão em trabalhos de manutenção e adequação da nova linha.

"A gente tem acompanhado muito a crise na indústria e a situação da Chery se insere nisso aí. O setor tem sofrido muito, mas as empresas automobilísticas têm fôlego para garantir estabilidade no emprego. A Chery esta começando no Brasil, mas está muito bem na China. Não tem justificativa para que penalize os trabalhadores", afirmou Guirá Guimarães, diretor do sindicato. Esta semana aconteceu uma assembleia onde os trabalhadores foram informados do andamento das negociações para o layoff. Foi aprovada uma proposta para a garantia de direitos e estabilidade de emprego.
"Somos contra o layoff, mas é a alternativa diante do cenário de crise. Queremos garantir a volta dos trabalhadores à fábrica e que seja um mecanismo para que não haja demissões", disse Guirá.