Notícias
Vídeos

Problemas na vela de ignição podem afetar o motor


Defeitos na vela de ignição trazem prejuízos e o motor pode até parar de funcionar

Por: Da redação - 31 de julho de 2019

Velas de Ignição

Quando o carro começa a engasgar, fica pulando jogando para frente, e para trás, a falta de torque e de força para enfrentar uma subida e óleo acumulado na peça são uns dos primeiros sintomas e avisos de que está acontecendo alguma coisa de errado com a queima da vela.

Trânsito intenso pode prejudicar as velas de ignição, pois ela sofre desgaste independente da quilometragem rodada. Isso acontece porque, embora o carro esteja parado no congestionamento, o motor continua funcionando e em condições inadequadas, como baixa rotação e baixa temperatura na câmara de combustão.

Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK explica: "Muitas vezes, o motorista se baseia apenas na quilometragem para realizar as revisões, o que não é correto. No trânsito intenso, a quilometragem não é alterada, mas os componentes continuam trabalhando sob condições severas".

A manutenção periódica da vela de ignição não pode ser ignorada ou esquecida, já que ela é um componente essencial para o funcionamento e o bom desempenho do motor. Ainda mais porque são responsáveis pelo início do processo de queima do combustível quando ele está nos cilindros do motor, e apenas com uma pequena faísca coloca tudo em andamento. A vela inflama a mistura de ar e combustível e causa a explosão que impulsiona os pistões, iniciando o movimento do motor. Para isso, a vela de ignição conduz a corrente elétrica produzida pelo transformador até a câmara de combustão e a transforma em uma centelha elétrica de alta tensão.

"Devido à evolução tecnológica, os motores estão condicionados a trabalhar em situações adversas, o que impede que o motorista perceba a falha no início. Assim, quando o dono identificar o problema, ele já estará ocorrendo há algum tempo. Além do aumento no consumo de combustível, isso poderá ter prejudicado outros componentes importantes", afirma Mori.

As velas de ignição são componentes muito importantes e a manutenção preventiva, ajuda a evitar falhas graves no motor, além de ter valor de reparo menor para o proprietário do veículo. Consulte seu reparador e faça uma checagem.