Notícias
Vídeos

Prefeitura de Americana e Umicore se unem para oferecer inspeção gratuita para veículos


A ação, que faz parte da Semana do Meio Ambiente, irá medir os níveis de emissão de gases poluentes dos automóveis, a fim de contribuir com a qualidade do ar na cidade

Por: da redação - 31 de maio de 2016


Uma ação em parceria entre a prefeitura do município de Americana e a multinacional Umicore irá checar o funcionamento do sistema de emissões de veículos na próxima quarta-feira, dia 1/06. A checagem possibilita, em poucos minutos, descobrir se o carro avaliado está com um nível de poluição acima dos padrões permitidos pela Legislação. A iniciativa faz parte do calendário de comemorações da Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre 30 de maio a 05 de junho. Caso seja constatado que o veículo esteja fora dos padrões de emissões, o proprietário tem a opção de investigar o problema em uma oficina da sua confiança.

“A iniciativa tem caráter educativo. Se for constatada a necessidade de troca do catalisador, o proprietário do automóvel não sofrerá nenhum tipo de punição” informa Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore. Depois da inspeção, o condutor recebe informações sobre as emissões de gases do seu veículo. A alta concentração de poluentes é indício de falha de componentes do sistema de emissões, como sensores, sonda lambda e sistema de ignição, podendo abreviar a vida útil do catalisador. A fabricante recomenda a sua inspeção aos 80.000 quilômetros.