Notícias
Vídeos

Perspectivas do mercado de pesados para 2015


Carga de expectativa - Previsões para o mercado de caminhões apontam um volume pelo menos igual ao de 2014

Por: Da Redação - 05 de janeiro de 2015

O mercado de caminhões estava em plena ascensão no Brasil. E depois de um aumento de 12% nas vendas em 2013 em relação a 2012, tudo apontava que a indústria seguiria produzindo e comercializando mais e mais em 2014. Mas a realidade foi bem diferente e o ano se encerrou com queda de 12%.

Alguns fatores podem ajudar o Brasil a conquistar alguma melhora nesse segmento. As Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro e demandarão transporte de materiais para obras de infraestrutura, e as grandes safras agrícolas são bons exemplos.

Outra questão que já virou clichê na batalha pelo lucro nas vendas de caminhões é a do financiamento. “Nosso negócio está diretamente ligado ao Finame. Por isso, é muito importante uma definição rápida quanto às regras”, atesta Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões da Volvo.

De qualquer forma, todas as fabricantes garantem que os números atuais são suficientes para deixar o Brasil na lista de suas prioridades globais. E para quem está se inserindo a passos curtos no mercado nacional, a expectativa é positiva. “Prevemos a venda de 1.700 unidades entre produtos de 3,5 a 10 toneladas. E devemos disponibilizar a partir do segundo semestre de 2015 nosso modelo de 17 toneladas”, adianta Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Caminhões. A chinesa se prepara para, no primeiro semestre de 2016, iniciar sua linha de produção em Guaíba, no Rio Grande do Sul.