Notícias
Vídeos

Nova tecnologia da Ford detecta pessoas e animais e ajuda a evitar atropelamentos


As câmeras detectam seres vivos a partir do calor que eles emitem

Por: Da Redação - 23 de julho de 2015

A empresa apresentou sua nova tecnologia de detecção em um vídeo publicado pelo canal da Ford Europe no Youtube. O sistema faz uso de ferramentas como câmeras com infravermelho, faróis adaptativos e GPS para enxergar pessoas ou animais em lugares com iluminação precária e diminuir as chances de um atropelamento ou acidente veicular.

As câmeras detectam seres vivos a partir do calor que eles emitem, então uma tela dentro do carro indica a presença de algo ou alguém na região e o quão distante está. Depois, as lâmpadas de LED, instaladas ao lado dos faróis de neblina, iluminam o local do objeto de risco, mesmo que os faróis não estejam focados nele. O sistema pode identificar até 8 pessoas ou animas grandes a uma distância máxima de 120 metros.   

De acordo com o engenheiro de pesquisa da Ford, Michael Koherr, essa nova tecnologia adiciona dois ou três segundos ao tempo de reação do motorista,"Pode parar, virar ou fazer as duas coisas para evitar um acidente", explica. 

Além da função de detecção, ela também faz uso das câmeras e do GPS para adequar os faróis à via em que o carro trafega, mudando o tipo de luz que eles emitem caso o carro se aproxime de um cruzamento ou de uma rotatória, por exemplo. 

Veja o vídeo completo: https://goo.gl/Ojmp0z