Notícias
Vídeos

Nova geração do Porsche Panamera é revelada


A montadora atualizou seu design, tornando o modelo mais harmonioso

Por: da redação - 29 de junho de 2016

A Porsche acaba de revelar a nova geração do Panamera. O modelo, que foi apresentado ao mundo em 2009, se tornou em pouco tempo um sucesso de vendas. Porém, o sedã sempre foi alvo dos críticos por conta de seu design pouco harmonioso. É este detalhe que a montadora pretende ajustar na segunda versão. Inspirado no conceito Sport Turismo, o carro ficou ainda mais parecido com um cupê, por conta da redução em 20 milímetros na altura da coluna “C” do teto. Os projetistas da Porsche diminuíram também a distância entre-eixos em 30 milímetros, deixando o carro mais proporcional. Por conta dos novos faróis e lanternas, o Panamera está mais parecido com o 911 – o que é uma notícia bastante animadora para os fãs da marca. No interior, o modelo mais tecnológico da marca de Stuttgart. Até as saídas de ar-condicionado são ajustadas eletricamente. Ele conta com uma grande tela de 12,3 polegadas de alta resolução acima dos comandos sensíveis ao toque, que substituem os antigos botões. A parte de trás também conta com telas do sistema de entretenimento. O banco traseiro é tripartido e a capacidade do porta-malas varia de 495 a 1.304 litros. Em sua lista de equipamentos ele traz sistema de suspensão ativa (PASM), vetorização de torque e controle de rolagem da carroceria, entre outras modernidades. Além desses itens, o carro incorpora o eixo traseiro esterçante do 918 Spyder e do 911 Turbo, que utiliza informações como o ângulo das rodas dianteiras e o movimento do volante para diminuir o esforço na direção em baixas velocidades e contornar com segurança curvas realizadas em alta velocidade. Dentre os opcionais estão teto solar panorâmico, massageadores nos bancos, luz ambiente e sistema de som com função 3D fabricado pela Burmester. Serão duas versões com três opções de motor: a configuração 4S estreia o motor 2.9 V6 biturbo movido a gasolina, que entrega 440 cv e torque máximo de 56,1 mkgf, e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos – o tempo cai para 4,2 segundos com o pacote Sport Chrono. A velocidade máxima declarada é de 289 km/h. No caso do 4S Diesel, o 4.0 V8 tem 428 cv e torque máximo de incríveis 86,7 mkgf, disponíveis entre 1.000 e 3.250 rpm. O Panamera Turbo tem um 4.0 V8 biturbo com 550 cv e torque máximo de 78,5 mkgf. A marca diz que o carro leva 3,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h (ou 3,6 segundos com o Sport Chrono), chegando à velocidade máxima de 306 km/h. Os preços ainda não foram divulgados.