Notícias
Vídeos

Nakata divulga dicas de manutenção dos reparadores premiados na promoção Feras da Oficina


Dieison Anacleto de Dois Irmãos/RS, foi o ganhador do mês de outubro, com a dica sobre instalação de bandejas e alinhamento

Por: Da Redação - 12 de dezembro de 2019

A Nakata apresenta mais três reparadores vencedores na promoção Feras da Oficina Nakata. Em outubro, os ganhadores que se destacaram com as melhores dicas da oficina foram: Dieison Anacleto, da Bests Car, de Dois Irmãos/RS, na primeira colocação; Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá/SP, no segundo lugar; e na terceira posição, José Oswaldo, de Salvador/BA, que presta serviços em domicílio.

Dieison Anacleto, que ficou em primeiro lugar, explicou que o veículo Ranger XLT 2.8 8V 135cv 4X4 CD TB diesel chegou em sua oficina puxando para a direita, após já ter passado por três profissionais. Depois de ter analisado diversos itens, o cliente avisou que havia substituído as bandejas superiores. O reparador afirma: “Ao verificá-las, observei que tinham instalado duas bandejas esquerdas. Substitui por uma bandeja superior direita e resolvi o problema”, comenta Dieison, e ressalta: “É fundamental observar bem a peça a ser substituída, na balança tem marcações com L ou E para esquerdo ou R ou D para direito”.

Fernando Neves compartilhou um vídeo sobre desgaste prematuro da ponta da homocinética de um Corsa Sedã Classic Life 1.6 MPFI VHC 8V. “Antes de seis meses, a ponta homocinética voltou a estralar”, disse o reparador. Observando com atenção, Neves constatou que o terminal de direção do lado direito estava muito mais para dentro do braço do lado esquerdo, fazendo esterçar mais para uns dos lados, forçando a ponta homocinética. Fez a troca da ponta homocinética, reajustamento dos dois terminais com as mesmas sobras de rosca e o alinhamento de direção e o problema foi sanado.

Barulho na suspensão foi o assunto enviado por José Oswaldo. Ao rodar com o Honda HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Automático, observou pancadas secas na suspensão ao passar em terreno irregular. “Após desmontagem da torre do amortecedor e retirada do mesmo de dentro da mola constatei que o cilindro do amortecedor estava com folga e voltava de vez, ou seja, não estava segurando a oscilação da mola ocasionando o barulho”, explicou. Neste caso, o amortecedor está comprometido. “Problema resolvido. Só alinhar, testar e liberar!”, comentou Oswaldo, lembrando que os kits do amortecedor devem ser substituídos, pois foram submetidos a pressões indevidas durante o uso dos amortecedores danificados.

Há diversas experiências de reparadores no portal Feras da Oficina. Para participar, basta seguir as orientações do portal, que vai até 15 de janeiro de 2020.