Notícias
Vídeos

Instalação dos coxins dos amortecedores requer cuidados em vários modelos de veículos


Posicionamento correto varia de acordo com o veículo, por exemplo, no caso do Palio com direção mecânica é diferente da versão com direção hidráulica, assim como acontece o Fit, Civic, Monza e Kadett

Por: Da Redação - 12 de fevereiro de 2018

O sistema de suspensão, composto por diversas peças, entre elas o coxim, que sustenta o amortecedor no monobloco, é fundamental por absorver as irregularidades do solo, garantindo a estabilidade e conforto do veículo. Por isso, é preciso ficar atento na hora de fazer a manutenção do conjunto de componentes da suspensão. “A montagem errada do coxim do amortecedor pode afetar diretamente a geometria do veículo, podendo até ocasionar ruído”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

A recomendação é atenção no momento de montar os coxins. “No Palio, por exemplo, com direção mecânica a nervura do coxim deve ficar voltada para a traseira do automóvel. No entanto, o mesmo modelo com direção hidráulica deve ser montado com a nervura para frente do veículo”, comenta Silva. Assim como o Palio, há outros modelos, como o Fit, Civic e até mais antigos como o Monza e o Kadett, contam com posição de montagem.

O gerente lembra também que a qualidade da peça também é essencial ao fazer a reparação, por isso é importante adquirir componentes de marcas tradicionais do mercado que passam por um rigoroso controle nos processos de fabricação.