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Ford divulga Fiesta com motor 1.0 Ecoboost no Brasil


Segundo a marca, o propulsor pode ficar até 20% mais econômico que o 4 cilindros

Por: da redação - 31 de maio de 2016

Esta semana, a Ford anunciou a chegada do novo motor 1.0 Ecoboost no Brasil. Com 3 cilindros e turbo compressor, o propulsor desenvolverá 125 cavalos de potência, com gasolina -ele não chegará como flex. Dessa forma, ele ganha o posto de 1.0 turbo mais potente à venda no país, superando os 105 cv do Volkswagen Up! TSI e do Hyundai HB20 Turbo, ambos flex. A princípio, o motor deve estar presente em uma versão do New Fiesta com câmbio automatizado Powershift, que atualmente é combinada com motor Sigma de 4 cilindros e 128 cv. Ainda não há nada confirmado, mas tudo indica que seja a topo de linha, Titanium, que foi flagrada em testes com o novo propulsor. O EcoBoost pode ser até 20% mais econômico e reduz em até 15% as emissões de gás carbônico, de acordo com a montadora. Os valores ainda não foram divulgados. Atualmente, a versão Titanium, com motor 1.6, parte de R$ 69.490. A Ford afirma que o Sigma 1.6 e o novo 1.0 Ecoboost possuem potência semelhante, mas o turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, contra 12,1 segundos do 1.6 (sempre equipado com câmbio automatizado). Ele atinge uma potência máxima em 6.000 rotações (rpm). O torque chega a 17,33 kgfm entre 1.400 e 4.500 rpm. O torque leva 1,5 segundo para sair de 50% e chegar até 90%, a 1.500 rpm. O turbocompressor trabalha com pressões de até 1.5 bar na saída e rotações de até 248.000 rpm, quando exigido. As tecnologias como injeção direta de combustível e comando de válvulas variáveis também contribuem para o ganho do motor. Fabricado na Romênia, o 1.0 é o mesmo que equipa o Fiesta e o Focus na América do Norte. Na Europa, ele está nos EcoSport, B-Max, C-Max, e até em vans comerciais como a Transit Courier. Aqui no Brasil, porém, só era possível encontrá-lo no alto da gama da Ford, equipando o Fusion 2.0. Há a expectativa de que o EcoSport brasileiro também adote esse propulsor.