O curso piloto teve carga horária de 24 horas, divididas pelos três dias e abordou o que é necessário saber para fazer a manutenção correta em veículos híbridos e elétricos. Existem algumas normas de segurança, na maioria desconhecidas pelos reparadores para que possam atuar na reparação desses carros. Algumas delas são:
Sandra Nalli, Fundadora da Escola do Mecânico, afirma: "Investir na capacitação técnica para mexer com esse tipo de veículo é essencial", e acrescenta: "Sabemos que a produção de híbridos e elétricos já faz parte do presente, eles já estão rodando nas ruas! Não é mais futuro e em breve, eles irão para as oficinas independentes para fazer a manutenção, seja ela preventiva ou reparadora e o mecânico que quiser ter um diferencial técnico, precisa sair na frente e se preparar para esse atendimento”.
De acordo com o relatório "Car Wars", realizado por uma instituição americana, 49% dos veículos lançados em 2022 serão híbridos ou elétricos. Para ser mais exato, o estudo prevê que desses 49%, 26% sejam representados por veículos exclusivamente elétricos e 23% híbridos e híbridos plug-in.
Vale ressaltar que a Escola do Mecânico mantém também um site para auxiliar os reparadores a se recolocar no mercado e as oficinas buscarem profissionais do setor. Quem quiser procurar emprego ou oferecer vaga na sua empresa gratuitamente, basta cadastrar os dados no www.empregamecanico.com.br ou baixar o app Emprega Mecânico no celular pelo Google Play.
Para mais informações sobre este e outros cursos disponíveis na Escola do Mecânico, acesse o site oficial da empresa: www.escoladomecanico.com.br.