Notícias
Vídeos

Em época de baixas temperaturas, o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor não pode ser esquecido


Mesmo no frio, é preciso ter cuidado com o sistema de arrefecimento do motor

Por: Da Redação - 17 de junho de 2015

Em época de baixas temperaturas, algo que não pode ser esquecido é o cuidado com o sistema de arrefecimento do motor. Esse descaso pode acabar saindo caro, pois se o veículo “ferver” e o propulsor fundir, o custo desse reparo pode passar dos R$ 1 mil, enquanto as revisões saem em torno de R$ 120,00.

É preciso ficar atento ao fluído – mistura de água e etilenoglicol - desse sistema, que é composto por radiador, válvula termostática, interruptores térmicos, mangueiras e outros.

Esse aditivo aumenta o ponto de ebulição do líquido para mais de 100 graus, evitando falhas na troca de calor do radiador com o ambiente, e também protege as partes metálicas contra a corrosão, além de prolongar a durabilidade das peças de borracha, como as mangueiras.

“É normal que o nível baixe discretamente por evaporação e, nesse caso, é possível repor a diferença com água comum. Porém, vazamentos requerem aditivo.”, diz o supervisor de serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni.

Outras situações que fazem com que o fluído suma são mangueiras ressecadas, conexões frouxas ou tampa do reservatório com defeito. E nunca se deve abrir o radiador com o motor quente, pois a pressão pode fazer com que a água fervente seja jorrada para fora.

A parte elétrica também necessita de cuidados, e poças d’água sob o carro são um dos sinais de que o sistema não está em ordem.