Notícias
Vídeos

Dana explica quais são os sintomas de um amortecedor desgastado


A empresa dá dicas importantes para identificar problemas no amortecedor, componente fundamental para o bom funcionamento do sistema de suspensão!

Por: Da Redação - 07 de março de 2022

Como já sabemos, o amortecedor mantém o controle do veículo e facilita a direção, absorvendo os choques produzidos pelas irregularidades da pavimentação, além de estabelecer a ligação entre as rodas e a suspensão para sincronizar a força do movimento.

De maneira bem resumida, um amortecedor é formado por dois tubos e um pistão. O pistão faz a parte difícil de subir e descer acompanhando as irregularidades da pista, e o tubo contém o fluido hidráulico, que é contraído e expandido junto com o cilindro.

Choques e impactos contra o piso são prejudiciais para o carro e refletem diretamente no sistema de suspensão e podendo causar danos em seus componentes, especialmente nos amortecedores. 

Hoje, a Dana te explica alguns sintomas que precisam de atenção quando o amortecedor está danificado.

Perda de conforto e suavidade – A tecnologia da suspensão foi projetada para controlar a transferência de trepidação para a carroceria e evitar que ela seja sentida pelos ocupantes do veículo. A degradação dos amortecedores afetará essa experiência e, durante a condução, o menor dos solavancos resultará em uma reação diferente, pois os amortecedores não conseguem absorver total ou parcialmente essa oscilação e controlar o sobe e desce da carroceria. Até o motorista sentirá no volante.

Distribuição desigual de peso – Quanto mais os amortecedores pioram, mais problemas surgem. A distribuição desigual de peso é um dos muitos problemas que podemos observar de antemão. Quando existe um amortecedor deficiente, a distribuição do peso do veículo se desloca, pois a suspensão não controla a força. Isso pode resultar em muitos acidentes. O mesmo cenário se repetirá ao fazer uma curva.

Maior tempo e distância nas frenagens – O veículo levará mais tempo para parar porque os pistões não funcionarão corretamente como deveriam e este tempo maior necessário para parar o carro afetará os freios, pois também contará com alguns metros extras até fazer uma parada adequada. Em uma estrada movimentada ou rodovia onde você tem que usar os freios para dirigir com cuidado, será difícil operar porque a condição só vai piorar.

Desgaste irregular dos pneus – Todos os pneus devem estar no mesmo nível de contato com o solo, isso é fundamental para o carro. Mas à medida que os amortecedores se desgastam, esse equilíbrio entre os pneus não é mais o mesmo. Ao ser comprimido, o amortecedor defeituoso não conseguirá manter os pneus em perfeito contato com o solo. O resultado é que o carro salta ao menor dos solavancos. Portanto, os pneus não desgastam suas bandas de rodagem de maneira uniforme, além da parte que mais entrar em contato com o piso se deteriorar mais rápido.

Vazamento de fluido – Um tubo cheio de fluido hidráulico é o carro-chefe da tecnologia. O tubo do amortecedor é selado com um retentor, que irá ser danificado com as condições deterioradas do componente, seja pelo uso excessivo ou danos causados por impactos recebidos durante o trajeto, tais como choques contra buracos, pedras ou outros obstáculos. Assim que o retentor for danificado mais seriamente, o fluido sai do tubo e a absorção do impacto não mais será executada.

Porcas e parafusos trincados – O amortecedor é a ponte entre as rodas e a carroceria do veículo. Uma vez gasto, o dispositivo não consegue absorver irregularidades do piso como antes, assim, a pressão que se acumula nos parafusos que prendem os componentes da suspensão e até mesmo das rodas e pneus receberão maior impacto.

O mais importante é saber sobre os sinais e sintomas quando o componente está desgastado e podem causar uma variedade de problemas, tais como molas, coifas, coxins e demais itens da suspensão desgastados devidos ao longo do tempo ou por manutenção inadequada; vazamento de rolamentos e vedações devido à má instalação ou deterioração relacionada ao envelhecimento; buchas, juntas homocinéticas ou outras peças desgastadas.

Agora que você já sabe como identificar sintomas de amortecedores com problemas, nunca se esqueça de usar peças de boa qualidade para assegurar a qualidade do seu serviço e evitar retrabalho.