Notícias
Vídeos

Até 2025, Grupo Volkswagen lançará mais de 30 carros elétricos


A estratégia da montadora é de investir em carros autônomos, para se retratar do escândalo das emissões com resultados adulterados

Por: da redação - 16 de junho de 2016

O grupo Volkswagen confirmou esta semana o lançamento de mais 30 modelos de carros 100% elétricos nos próximos 10 anos. O intuito da montadora é se posicionar como líder dos transportes ecológicos, e se retratar do escândalo de automóveis a diesel com um software que manipulava as emissões. A pretensão da multinacional é vender "de dois milhões a três milhões" de unidades com a propulsão alternativa em 2025. Ela afirma também que os modelos elétricos devem representar de 20% a 25% das vendas mundiais do grupo. O Porsche Mission E, por exemplo, foi o primeiro veículo totalmente elétrico da VW, e deve ser lançado até 2020 com um investimento de 1 bilhão de euros.

"A Volkswagen sempre enriqueceu as vidas de milhões de pessoas por todo o mundo com suas marcas e produtos. Aspiramos continuar com esta história de sucesso e ter um papel de lideranças na construção da mobilidade para as futuras gerações também", afirmou o CEO, Matthias Müller.

"Isto vai exigir, depois do sério atraso resultante do caso diesel, aprendizado com os nossos erros, correção das nossas falhas e o estabelecimento de uma cultura corporativa aberta, guiada por valores e com as raízes na integridade", completou.

 

A Volkswagen também visa investir em formas alternativas de transporte, como robotáxis, compartilhamento e sob demanda. Este ano o grupo investiu na empresa Gett e acredita que este mercado vai gerar receita bilionária daqui a 10 anos.

Caso diesel


A empresa admitiu que instalou ilegalmente em 11 milhões de veículos a diesel um software que fazia com que as emissões de poluentes se ajustassem ao permitido, quando na realidade os motores contaminavam muito mais o ambiente. Para reparar o erro, serão gastos 16,2 bilhões de euros. Deste valor, sete bilhões estão destinados para custos judiciais.

A justiça americana estipulou um prazo à Volks para comunicar propostas de indenização dos clientes que compraram carros a diesel com motores que apresentavam resultados de emissões adulterados. Considerando "a índole extremamente técnica da proposta de acordo e a complexidade dos procedimentos", a justiça prorrogou esta data. Um acordo de princípio alcançado em abril prevê que a Volkswagen (VW) ofereça aos donos dos 480 mil carros a opção de comprar os seus veículos ou de reparação com "substanciais compensações". Mesmo encerrando o caso com o tribunal de San Francisco, a VW ainda deve enfrentar uma investigação penal nos Estados Unidos e processos iniciados por clientes.