Notícias
Vídeos

Contaminação de fluido de freio pode causar perda de eficiência na frenagem


Resíduos, como lama, poeira e água, podem contaminar fluido, causar ineficiência na hora de frear e ainda danificar outras peças.

Por: Da Redação - 15 de março de 2024

Parte do quesito segurança do veículo, o sistema de freios é composto por diversos componentes, entre eles, discos, pastilhas, servo freio, cilindro mestre e fluido de freio, responsável por transmitir a pressão para acionamento do sistema. Composto por vários aditivos que elevam o ponto de ebulição a elevadas temperaturas, o fluido de freio é fundamental para o funcionamento do sistema de frenagem. “Uma das possíveis causas da perda de eficiência do sistema de freios pode estar ligada ao fluido de freio. Se contaminado pode, inclusive, danificar outros componentes do sistema, como o cilindro mestre que porque a utilização de fluido de freio não especificado também ocasionar ineficiência na frenagem”, alerta Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil. 

 

A recomendação, na hora da manutenção do sistema de freio, é sempre verificar o estado do fluido de freio. Caso seja necessária a troca do fluido, é primordial também observar a especificação de DOT de cada veículo, identificado no manual do proprietário, além de seguir o correto período para a substituição.

 

A Controil conta com amplo portfólio de componentes para freios hidráulicos, como cilindros mestres, cilindros de roda e servo freio, e também possui linha de polímeros.