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Parte 3 - Teste Yamaha Fazer 600S (FZ6-S)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Arthur Gomes Rossetti - 11 de agosto de 2009

Entramos agora no detalhamento da suspensão dianteira, que possui boa estrutura e apresenta particularidades que o reparador deverá estar informado

Aprenderemos nesta terceira fase da avaliação a inspecionar, testar e, se necessário, reparar o conjunto da suspensão dianteira da motocicleta Yamaha Fazer 600S ou 600N.

Quando em ação, a parte estrutural da suspensão apesar de robusta mostra-se mais a vontade em pisos planos e isentos de irregularidades, condição esta que entregará longevidade as peças vitais do sistema, como por exemplo, os retentores de bengala, molas, fluído hidráulico, entre outras. Como as condições de piso brasileiras na maioria das vezes são precárias, o conjunto poderá necessitar de manutenção num futuro próximo.

Na oficina
Esteticamente, o formato das bengalas remete aos modelos invertidos, mais conhecidos como up side down, porém elas são do tipo convencional.



Obs: As informações a seguir foram compartilhadas do manual de manutenção da Yamaha Motor do Brasil.

REMOÇÃO DAS HASTES DO GARFO DIANTEIRO

O seguinte procedimento se aplica a ambas as hastes do garfo dianteiro.
1. Posicione a motocicleta no elevamoto.



ADVERTÊNCIA
Apóie com segurança o veículo para que não haja perigo de queda.

NOTA: Posicione a motocicleta no eleva-moto de maneira que a roda dianteira seja elevada.
2. Solte:
• Parafusos de fixação do garfo do suporte superior (1)
• Parafuso de proteção (2)
• Parafusos de fixação do garfo do suporte inferior (3)

ADVERTÊNCIA

Antes de soltar os parafusos de fixação do garfo do suporte superior e inferior, apóie a bengala do garfo dianteiro.

3. Remova:
• Haste do garfo dianteiro

DESMONTAGEM DAS HASTES DO GARFO DIANTEIRO


Seguinte procedimentos se aplica a hastes do garfo dianteiro.

1. Remova:
• Parafuso de proteção (1)
• Arruela (2)
• Espaçador (3)
• Arruela (4)
• Mola do garfo (5)

2. Drene:
• Óleo do garfo



NOTA: Movimente o tubo interno várias vezes enquanto drena o óleo do garfo.

3. Remova:
• Guarda-pó (1)
• Presilha do retentor (2) (com uma chave de fenda de cabeça chata)

CUIDADO: Não arranhe o tubo interno.

4. Remova:


• Parafuso do conjunto da haste amortizadora
• Conjunto da haste amortizadora

NOTA: Segurando a hastes amortizadora com o fixador da haste amortizadora (1) e a chave T (2), solte o prafuso do conjunto da haste amortizadora.



5. Remova:
• Tubo interno
a. Segure a bengala do garfo dianteiro horizontalmente.
b. Prenda com firmeza o suporte do garfo dianteiro.
c. Separe o tubo interno do tubo externo puxando o tubo interno com força, mas de forma cuidadosa.

CUIDADO:
• Uma força excessiva danificará o retentor e a bucha danificada deverá ser substituído.
• Evite rebaixar o tubo interno no tubo externo durante o procedimento acima, já é o limitador do fluxo de óleo poderá ser danificado.