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Parte 2 - Suzuki Intruder 125: A moto zero que parecia usada


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Paulo José de Sousa - 08 de novembro de 2010

 

Na primeira parte da matéria comentamos os problemas ocorridos na motocicleta decorrentes da falta de revisão de entrega da concessionária vendedora.  Agora, na finalização, vamos comentar detalhes importantes que refletem o nosso comprometimento com os clientes. Também vamos dar dicas para que haja um bom relacionamento entre as partes e com a comunidade.


É importante ter em mente que não é porque o cliente comprou a moto nova que ele ficará satisfeito para sempre, devemos quebrar este paradigma. A compra é apenas um início do que pode ser um feliz  relacionamento ou um longo pesadelo para ambas as partes.
O consumidor acredita que a moto nova significa zero problemas. Ledo engano. O controle de qualidade da fábrica pode falhar, mesmo quando no final da linha de montagem a motocicleta seja submetida a testes de várias modalidades. É bom ter em mente que apesar dos cuidados, toda motocicleta zero Km deve passar por uma boa revisão de entrega.


Para enriquecer a matéria solicitei junto ao fabricante o check list original da motocicleta, lamentavelmente até a finalização do trabalho eu não  havia recebido nada e nem tão pouco um contato telefônico, então, por este motivo vou receitar uma lista de procedimentos que devem ser seguidos antes e durante a  entrega da motocicleta.


Portanto o  check list foi baseado no manual do proprietário do modelo, e é apenas um lembrete. O reparador deve seguir rigorosamente o manual de serviços de cada motocicleta e fabricante, e para quem não possui os manuais de serviços a dica é acessar a internet e baixar o que for de interesse. A informações devem ser seguidas com o objetivo de evitar incômodos aos usuários.


Garantir a satisfação do cliente dever ser a nossa meta.
Lições básicas para as oficinas
• Realize sempre um  check list de revisão antes da entrega da motocicleta;
• Utilize ferramentas e equipamentos em boas condições e sempre os recomendados pelo fabricante do veículo;
• No ato da entrega técnica da motocicleta explique todos os detalhes  de funcionamento, as condições de garantia e a importância das revisões;
• Não devemos medir esforços para superar as expectativas dos clientes;
• Toda venda deve ter um acompanhamento, por isso após alguns dias é necessário entrar em contato com o cliente e ver se ele está satisfeito com o produto, a regra também vale para os serviços prestados. Todo contato é uma oportunidade de novos negócios;
• Devemos entender que no mercado a competição é enorme, por isso o cliente tem sempre a oportunidade de comparar o produto e o serviço que oferecemos com as ofertas dos nossos concorrentes;
• É mais saudável resolver os nossos problemas do que justificá-los;
• O atendimento é tão importante quanto o conhecimento técnico de cada produto.
• Antes de entregar uma motocicleta nova ou usada ao cliente devemos conferir todos os itens da lista

 

CHECK LIST  - APÓS A MONTAGEM DA MOTOCICLETA
BATERIA – ativar  (completar com o eletrólito), medir a densidade e a tensão,  carregar se necessário, limpar  e instalar.
SISTEMA ELÉTRICO – checar o funcionamento: farol, lanterna,luz de freio,  iluminação de painel, piscas, buzina, indicador de marchas e etc..
ÓLEO DO MOTOR – checar o nível, completar se necessário, verif. Parafuso do dreno e bocal de abastecimento - Lubrax GP 20 W 50 API SG 
TANQUE DE COMBUSTÍVEL – checar tubulação, registro, vazão , limpar bocal  e abastecer com gasolina de boa qualidade.
ACELERADOR – checar o funcionamento dos cabos e se necessário ajustar- folga  de 2,00 ~ 4,00mm
EMBREAGEM – ajustar o cabo  (folga padrão na alavanca   de 10 ~ 15mm)e testar.
DEMAIS CABOS DE CONTROLES, CHICOTE E FIAÇÃO – ajustar folga,  passagens e posições.
FREIO DIANTEIRO –  verificar passagem do flexível, limpar o disco, checar quanto ao nível do fluído e o funcionamento.
FREIO TRASEIRO- verificar funcionamento e folga do pedal ( 5 a 15mm)
ARTICULAÇÕES- verificar funcionamento cavalete central, lateral e demais alavancas e lubrificar.
CORRENTE DE TRANSMISSÃO – checar, ajustar e lubrificar se necessário.( folga padrão 25 a 35 mm)
PNEUS – calibrar - dianteiro 25psi - traseiro 29 psi para uma pessoa ou 33 psi para duas pessoas.
SUSPENSÃO DIANTEIRA – Verificar o funcionamento, vazamentos e fixações.
SUSPENSÃO TRASEIRA – checar as regulagens de pré-carga da mola e realizar os ajustes se necessário.
FIXAÇÕES – Fazer aperto geral  de porcas e parafusos conforme conforme especificação de torque.
AFOGADOR – checar o funcionamento se necessário revisar o sistema.
CARBURADOR – checar e ajustar a marcha lenta se não der ajuste efetue a  limpeza.
FILTRO DE AR – checar a espuma  e se necessário aplicar o óleo de motor.


CHECK LIST - TEST DRIVE DA MOTOCICLETA
CONTROLES – checar o funcionamento: acelerador, interruptor de ignição,
PAINEL - checar funcionamento do velocimetro e conta-giros.
INTERRUPTORES -  “engine stop”, freios, pedal do câmbio, neutro e indicador de marchas.