Na primeira parte da matéria comentamos os problemas ocorridos na motocicleta decorrentes da falta de revisão de entrega da concessionária vendedora. Agora, na finalização, vamos comentar detalhes importantes que refletem o nosso comprometimento com os clientes. Também vamos dar dicas para que haja um bom relacionamento entre as partes e com a comunidade.
É importante ter em mente que não é porque o cliente comprou a moto nova que ele ficará satisfeito para sempre, devemos quebrar este paradigma. A compra é apenas um início do que pode ser um feliz relacionamento ou um longo pesadelo para ambas as partes.
O consumidor acredita que a moto nova significa zero problemas. Ledo engano. O controle de qualidade da fábrica pode falhar, mesmo quando no final da linha de montagem a motocicleta seja submetida a testes de várias modalidades. É bom ter em mente que apesar dos cuidados, toda motocicleta zero Km deve passar por uma boa revisão de entrega.
Para enriquecer a matéria solicitei junto ao fabricante o check list original da motocicleta, lamentavelmente até a finalização do trabalho eu não havia recebido nada e nem tão pouco um contato telefônico, então, por este motivo vou receitar uma lista de procedimentos que devem ser seguidos antes e durante a entrega da motocicleta.
Portanto o check list foi baseado no manual do proprietário do modelo, e é apenas um lembrete. O reparador deve seguir rigorosamente o manual de serviços de cada motocicleta e fabricante, e para quem não possui os manuais de serviços a dica é acessar a internet e baixar o que for de interesse. A informações devem ser seguidas com o objetivo de evitar incômodos aos usuários.
Garantir a satisfação do cliente dever ser a nossa meta.
Lições básicas para as oficinas
• Realize sempre um check list de revisão antes da entrega da motocicleta;
• Utilize ferramentas e equipamentos em boas condições e sempre os recomendados pelo fabricante do veículo;
• No ato da entrega técnica da motocicleta explique todos os detalhes de funcionamento, as condições de garantia e a importância das revisões;
• Não devemos medir esforços para superar as expectativas dos clientes;
• Toda venda deve ter um acompanhamento, por isso após alguns dias é necessário entrar em contato com o cliente e ver se ele está satisfeito com o produto, a regra também vale para os serviços prestados. Todo contato é uma oportunidade de novos negócios;
• Devemos entender que no mercado a competição é enorme, por isso o cliente tem sempre a oportunidade de comparar o produto e o serviço que oferecemos com as ofertas dos nossos concorrentes;
• É mais saudável resolver os nossos problemas do que justificá-los;
• O atendimento é tão importante quanto o conhecimento técnico de cada produto.
• Antes de entregar uma motocicleta nova ou usada ao cliente devemos conferir todos os itens da lista
CHECK LIST - APÓS A MONTAGEM DA MOTOCICLETA
BATERIA – ativar (completar com o eletrólito), medir a densidade e a tensão, carregar se necessário, limpar e instalar.
SISTEMA ELÉTRICO – checar o funcionamento: farol, lanterna,luz de freio, iluminação de painel, piscas, buzina, indicador de marchas e etc..
ÓLEO DO MOTOR – checar o nível, completar se necessário, verif. Parafuso do dreno e bocal de abastecimento - Lubrax GP 20 W 50 API SG
TANQUE DE COMBUSTÍVEL – checar tubulação, registro, vazão , limpar bocal e abastecer com gasolina de boa qualidade.
ACELERADOR – checar o funcionamento dos cabos e se necessário ajustar- folga de 2,00 ~ 4,00mm
EMBREAGEM – ajustar o cabo (folga padrão na alavanca de 10 ~ 15mm)e testar.
DEMAIS CABOS DE CONTROLES, CHICOTE E FIAÇÃO – ajustar folga, passagens e posições.
FREIO DIANTEIRO – verificar passagem do flexível, limpar o disco, checar quanto ao nível do fluído e o funcionamento.
FREIO TRASEIRO- verificar funcionamento e folga do pedal ( 5 a 15mm)
ARTICULAÇÕES- verificar funcionamento cavalete central, lateral e demais alavancas e lubrificar.
CORRENTE DE TRANSMISSÃO – checar, ajustar e lubrificar se necessário.( folga padrão 25 a 35 mm)
PNEUS – calibrar - dianteiro 25psi - traseiro 29 psi para uma pessoa ou 33 psi para duas pessoas.
SUSPENSÃO DIANTEIRA – Verificar o funcionamento, vazamentos e fixações.
SUSPENSÃO TRASEIRA – checar as regulagens de pré-carga da mola e realizar os ajustes se necessário.
FIXAÇÕES – Fazer aperto geral de porcas e parafusos conforme conforme especificação de torque.
AFOGADOR – checar o funcionamento se necessário revisar o sistema.
CARBURADOR – checar e ajustar a marcha lenta se não der ajuste efetue a limpeza.
FILTRO DE AR – checar a espuma e se necessário aplicar o óleo de motor.
CHECK LIST - TEST DRIVE DA MOTOCICLETA
CONTROLES – checar o funcionamento: acelerador, interruptor de ignição,
PAINEL - checar funcionamento do velocimetro e conta-giros.
INTERRUPTORES - “engine stop”, freios, pedal do câmbio, neutro e indicador de marchas.