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Novidades na reparação e reposição de peças das motocicletas Honda Flex e Mix - parte 1


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Paulo José de Souza - 15 de setembro de 2011

 

Nesta primeira parte da matéria, iremos apresentar uma peça de reposição e dar algumas dicas sobre sua aplicação. Além disso, daremos algumas dicas de manutenção do corpo de borboleta e comentaremos sobre os principais sintomas, que facilitarão o trabalho do reparador nos diagnósticos. 

Na segunda parte da matéria, apresentaremos o passo a passo para desmontar e montar o corpo de injeção. Traremos também uma novidade: o procedimento de reset do ECM, já que alguns reparadores o desconhecem, sendo indispensável caso algum componente do sistema de injeção eletrônica da motocicleta seja substituído. A não-realização deste procedimento, que é bastante simples, pode causar falhas no funcionamento do motor.

Em caráter especial, aproveitaremos o espaço para informamos sobre a campanha de recall de alguns modelos de motocicletas da marca.

 

Peças de reposição

 

Atualmente, o reparador de motocicletas tem muita dificuldade de encontrar peças para o sistema de injeção eletrônica. No mercado da reposição, os componentes confiáveis são raros e, mesmo assim, alguns itens de maior giro são encontrados somente em concessionárias da marca.

O orçamento de muitos reparos costuma assustar alguns clientes pois, dependendo da marca da motocicleta, o componente tem preço elevado, ou não é vendido separadamente. Dessa forma, o mecânico é forçado a adquirir um  conjunto de peças que não precisa ser substituído, tendo que repassar este custo para o dono da motocicleta.

Um exemplo é a unidade de sensores, que também é conhecida como sensor híbrido, sensor jogo ou sensor “três em um”. Em edições anteriores do jornal, explicamos o funcionamento e os diagnósticos de falhas de cada um dos sensores que compõem o conjunto.

 

Corpo de borboleta

 

Para não “espantar o freguês”, vamos comentar sobre o corpo de borboleta e substituir a unidade de sensores por uma peça de reposição, disponível no mercado, para que possamos analisar a aplicabilidade do componente quando comparado ao item original. 

A peça utilizada é intercambiável com as motocicletas CG125 Titan Flex/Mix, NXR Bros150 e FAN150 e, de acordo com o fabricante, atende também os modelos CB e XR300E e a BIZ125.

A boa notícia é que, no catálogo do fabricante da peça de reposição, também há componentes para outras marcas de moto.

Em toda e qualquer aplicação de peça de reposição, o reparador deve ser crítico e analisar os encaixes, furações e vedações da peça, de forma que a qualidade do trabalho seja assegurada.

Em nosso caso, as características eram bastante similares ao componente original de fabrica e, por causa disso, a montagem não apresentou maiores dificuldades, sem a necessidade de adaptações. E, para a felicidade do reparador, a peça de reposição já vem acompanhada do reparo de borracha.

Quanto a limpeza e manutenção do corpo de borboleta, o que vemos, na prática, é a necessidade de uma limpeza do conjunto em uma frequência maior ou menor, dependendo de algumas variáveis, tais como: tipo de utilização, local onde trafega, manutenção preventiva no filtro de ar, qualidade  do combustível utilizado, produtos e os cuidados na lavagem da motocicleta, entre outros.

Problemas como eixo da borboleta engripado, passagens de ar entupidas, vedações danificadas, falsas entradas de ar e motor de passo enroscando são causas comuns de falhas no funcionamento do motor.

 

Alguns sintomas que podem indicar panes no corpo de borboleta de aceleração:

- A rotação do motor não cai quando o acelerador é liberado;

- Acelerador não retorna quando está livre;

- Mistura ar/combustível inadequada;

- Marcha lenta irregular;

- Dificuldade na partida;

- Consumo excessivo de combustível;

- Potência do motor abaixo do normal;

- Motocicleta falha em baixa, média ou alta rotação;

- Aumento nas emissões de gases de escapamento.

 

Algumas Dicas

 

Na manutenção, é importante manter a posição original do batente da borboleta, para não interferir na captação do sinal de leitura do sensor de posição da borboleta (TPS). Como este sensor está fixado no eixo da borboleta, uma falha na montagem irá interferir na potência solicitada do motor, pois, para a central eletrônica (ECM), a leitura precisa do ângulo de abertura da borboleta é fundamental para decidir qual a melhor estratégia a ser adotada na injeção de combustível.

Outra dica importante é que, em nenhuma circunstância, utilize jato de areia, palha de aço ou produtos corrosivos ou abrasivos para limpar o corpo e seus componentes internos. Não deixe também nenhum solvente entrar em contato com as peças plásticas ou de borracha.

Sempre substitua o corpo de injeção caso identifique trincas ou rachaduras na peça, ou se verificar folga excessiva entre o corpo e o eixo da borboleta.

Motocicletas que foram utilizadas em regiões de muita poeira, ou que trafegaram sem o filtro de ar, podem apresentar panes no funcionamento com maior frequência, uma vez que a possibilidade de contaminação do sistema de injeção é maior.

O tubo do acelerador, da mesma forma que o(s) cabos(s), devem funcionar livremente e, caso estejam enroscando, é necessário que sejam limpos, lubrificados ou até mesmo subtituidos.

Para cada modelo de motocicleta, os fabricantes determinaram uma folga específica para o funcionamento do(s)  cabo(s) do acelerador. Caso a folga não seja ajustada de acordo com o padrão do fabricante, existe o risco do acelerador enroscar, podendo causar sérios acidentes.

Ao lavar a motocicleta não utilize jato de alta pressão, e proteja seus componentes eletroeletrônicos, bem como os conectores elétricos. Códigos de falhas desconhecidos podem surgir, caso haja contato da água com os terminais da unidade de sensores.

Para a  maioria da  motocicletas, os códigos de falhas irão ficar armazenados no histórico de falhas do ECM, e deverão ser apagados posteriormente após a solução da pane.

Para ter acesso ao corpo de borboleta da motocicleta, é necessário remover a carenagem das laterais, os acabamentos e o assento. Para fazer o alívio de pressão da bomba de combustível, primeiramente solte a fixação do tanque e levante a parte traseira. Em seguida, a conexão elétrica da bomba deve ser despluglada, e e o motor deve ser ligado e mantido em marcha lenta até apagar. Depois disso, desconecte a tubulação da bomba, remova o tanque de combustível, as braçadeiras e, por fim, o cabo do acelerador.

Nos sistema Honda PGM-FI das  motocicletas MIX e Flex, toda substituição de componente da injeção eletrônica requer um processo de reset do ECM. Este processo será apresentado na segunda parte desta matéria.

 

Recall

 

A Moto Honda da Amazônia convoca os proprietários das motocicletas NXR 150 Bros a gasolina (modelos 2009 e 2010) e XRE 300 (modelo 2010) para recall. A campanha visa substituir gratuitamente do corpo do acelerador da motocicletas acima, pois algumas unidades podem apresentar um retorno lento do acelerador, podendo levar à perda de controle da motocicleta e a uma eventual queda. Para verificar os números de chassis que fazem parte desta camapnha, acesse o site www.honda.com.br

Lembramos as reparadores que as unidades inclusas neste recall não podem ser reparadas conforme o procedimento descrito anteriormente, sendo obrigatória a substituição do corpo de borboleta em uma concessionária da marca.