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Carburador: de majestade a protagonista de emissões


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Por: Paulo José de Sousa - 19 de novembro de 2009

Nesta edição, avalio o carburador de uma motocicleta Honda XLR ES 125cc com 39.000 km que apresentava algumas panes no funcionamento e sintoma de mistura rica. Quando abri o carburador fui surpreendido pela quantidade de acúmulo de resíduos formados pela gasolina na cuba.
A pouca utilização da motocicleta foi a responsável pelo defeito, e é uma das principais causas da formação de resíduos na cuba do carburador. Isso certamente não ocorreria se a cuba do carburador fosse drenada sempre que a motocicleta ficasse parada por longos períodos.

Teoria
Em épocas de inspeção veicular, alguns cuidados são importantes e necessários para que a motocicleta esteja em ordem.

Não querendo desdenhar, e lembrando de sua importância – mas felizmente os tempos mudaram e mesmo com toda tecnologia aplicada não podemos deixar de considerar o carburador como peça obsoleta mas que ainda é muito utilizada pela grande maioria das motocicletas que estão nas ruas –, o carburador é o mecanismo responsável pela formação da mistura proporcionando a dosagem  de combustível e ar que alimentam o motor.

O funcionamento da maioria das motocicletas é mais ou menos assim: o combustível desce por gravidade até chegar ao carburador, onde é armazenado na cuba e o seu nível é controlado por uma bóia (controle parecido ao da caixa d´água). Quando o motor está admitindo, o movimento de descida do pistão aspira o ar e o fluxo criado que previamente é purificado na caixa do filtro de ar, atravessa o carburador gerando uma baixa pressão no venturi (tubo coletor que tem uma seção mais estreita), que por consequência cria um arrasto no combustível contido na cuba injetando-o no venturi por meio dos giclês, pulverizador (orifícios calibrados) e agulha, que proporcionam a mistura ar/combustível em forma de spray, ou seja, “atomizado”. Se o carburador estiver bem regulado, a mistura admitida será  a conhecida “mistura estequiométrica”.

Mas, para que a mistura ideal ocorra, além da quantidade e qualidade do combustível, existem três variáveis que não temos controle, e que influenciam diretamente na massa de ar necessária para a formação da mistura, que são: temperatura ambiente, umidade do ar e pressão atmosférica.

Mesmo que a motocicleta esteja funcionando razoavelmente bem, não quer dizer que o carburador esteja regulado adequadamente em função das variáveis, e a consequência da falta de regulagem correta influenciará no consumo de combustível, desempenho nas emissões etc.

Os carburadores modernos são mais precisos e possuem até acessórios eletrônicos, mas não possuem um auto-ajuste assim como o sistema de injeção eletrônica, portanto, não podem adequar-se às mudanças ambientais e também não podemos nos esquecer de comentar a respeito do desgaste que sofrem alguns componentes internos como agulha, válvula, bóia e outras peças que interferem no rendimento, consumo e emissões da motocicleta. Por isso, hoje é considerado como o protagonista das emissões de poluentes e aos poucos vem sendo substituído pelo sistema de injeção eletrônica de combustível.

Emissões
Aparentemente, as emissões e a concentração de gases provenientes da combustão da mistura ar/gasolina seja mínima, porém o volume total de veículos de 2 rodas despejados diariamente na atmosfera, é preocupante.
Os produtos da queima ocupam o lugar do oxigênio e provocam complicações à saúde.

Como saída para este problema e atendendo ao Promot, as indústrias estão investindo cada vez mais na  tecnologia embarcada em seus veículos, com a adoção da injeção eletrônica que necessariamente não é o caminho mais barato, mas é o que realmente apresenta eficácia na redução de emissões.

Diagnóstico de defeitos
Quando a motocicleta estiver apresentando alguns sintomas como dificuldades na partida, consumo excessivo de combustível, falhas durante o funcionamento do motor, o problema pode estar relacionado ao carburador. Então, é necessário fazer um check-up, porém o diagnóstico seguro inicia-se pela inspeção da cor do eletrodo da vela de ignição, que indica a condição da mistura ar/combustível e, no caso analisado, de acordo com a cor do eletrodo da vela, o padrão de mistura apresentado foi o da mistura rica.
Outra dica para o diagnóstico sem a necessidade de remover o carburador é o da verificação do nível da bóia. Com o auxilio de um tubo transparente com graduações milímetricas instalado paralelo ao carburador, conectado ao dreno da cuba, solte o parafuso e observe o nível da gasolina no tubo, que normalmente deve estar cerca de 2,0 mm abaixo da junção da cuba, ou conforme o manual de serviços do modelo com o carburador (veja a figura). Valores diferentes podem indicar nível excessivo ou nível baixo de gasolina na cuba do carburador.

Antes de iniciar qualquer desmontagem certifique-se que o filtro de ar esteja limpo e em boas condições, e também se há gasolina no tanque e que o problema não esteja relacionado à vazão do combustível proveniente do registro, ou se o respiro da tampa do reservatório não está obstruído.

Atenção
Esteja atento ao sistema de ignição, pois algumas panes  podem enfraquecer a faísca na vela criando um aspecto de mistura rica e o problema terá como causa a parte elétrica e não o sistema de carburação.

Passo a passo para a desmontagem do carburador

• Remova o reservatório de combustível, laterais, assento e demais acessórios da motocicleta e em seguida drene o carburador pelo parafuso da cuba
• Solte a braçadeira e os parafusos dos coletores
• Remova a tampa e o pistonete do carburador desrosqueando
• Force o carburador para trás (sentido da caixa do filtro de ar) e remova-o
• Após a remoção do carburador, feche a entrada da admissão do motor com um pano limpo para evitar que caia algum objeto no interior do motor
• Solte os três parafusos Philips que seguram a cuba
• Retire o pino da bóia, a bóia, a válvula, os demais giclês e os parafusos de ajustes

Limpeza e inspeção do carburador
Com o auxilio de uma bacia plástica com um produto especifico para limpar o carburador ou um pouco de gasolina e um pincel pequeno execute a limpeza de todas as peças e em seguida seque-as com um jato de ar comprimido verificando se não há nenhuma passagem obstruída.

Inspecione
• Condição da ponta de borracha da válvula da bóia
• Veja se não há infiltração na bóia
• Altura (nível) da bóia com o auxilio de um paquímetro
• Giclês e parafusos da mistura e aceleração
• Demais partes do corpo do carburador se não há trincas ou folga excessiva entre o carburador e o pistonete
• Verifique se não há folga entre a borboleta do afogador e o corpo do carburador

Montagem e ajuste da marcha lenta
O processo de montagem é o inverso da desmontagem, bastando ao reparador substituir todos os reparos de borracha do carburador para evitar um possível vazamento de gasolina.
Após a montagem e instalação do carburador certifique-se que o tubo do acelerador possui folga adequada, vire o guidão da moto para esquerda e também para direita e veja se o cabo não está estrangulado. Se necessário refaça a regulagem até que o cabo possua um determinado grau de liberdade de forma que a motocicleta não acelere quando for esterçada.

O ajuste do carburador é basicamente assim:
• Feche completamente o parafuso da mistura sem exercer pressão exagerada até o final do curso e em seguida inicie a abertura do mesmo cerca de ½ volta
• Ligue e aqueça a motocicleta até a temperatura normal de uso, mantenha um ventilador ligado em frente ao motor para evitar um superaquecimento
• Ajuste o parafuso de aceleração até obter a mínima rotação no motor
• No parafuso da mistura gire no sentido horário ou anti-horário até conseguir a máxima e mais estável rotação do motor
• Volte novamente ao parafuso da aceleração execute um novo ajuste até conseguir a rotação de marcha lenta sugerida no manual de serviços do modelo (normalmente de 1.400 rpm a 1.500 rpm)
• Após andar alguns quilômetros, verifique a cor do eletrodo da vela de ignição, de acordo com a NGK o eletrodo deve ficar marrom claro e seco. Se não atingir o ajuste ideal proceda novas regulagens na mistura
• Se necessário enriqueça ou empobreça a mistura alterando a posição da trava da agulha

OBS: Se a motocicleta for conduzida a locais de altitudes muito diferentes será necessário refazer os ajustes.

 

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