Notícias
Vídeos

Salão do Automóvel 2018 reúne as principais novidades das grandes montadoras


Evento deste ano tem amplo enfoque nos veículos elétricos, conceitos nacionais, internacionais e avanço tecnológico voltado à experiência do motorista

Por: Da redação - 06 de novembro de 2018

O primeiro dia de coletiva de imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo 2018 foi muito movimentado. As principais montadoras do mercado mostraram para a imprensa segmentada seus lançamentos e conceitos para o futuro do mercado automobilístico.

Chevrolet

A montadora americana trouxe para o seu stand o Bolt EV, seu primeiro carro elétrico. Segundo a Chevrolet, ele é o primeiro carro elétrico a ter custo benefício aproximado aos carros convencionais. A bateria tem uma autonomia capaz de rodar 383 quilômetros com apenas uma carga. Para quem se preocupa com o tempo de recarga, a Chevrolet garante que o Bolt EV consegue rodar 40 quilômetros com apenas uma hora ligado à tomada.

A segunda novidade é a disponibilização de Wi-Fi 4G para os novos modelos. Esta conectividade é inédita no país, porém a Chevrolet já trabalha com Wi-Fi em seus carros no exterior.

“O carro com internet vai ser um diferencial estratégico da Chevrolet no mercado e inaugura o quarto nível de conectividade veicular no país”, contextualiza Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

Ford

A Ford apresentou o seu novo SUV Territory. O modelo será lançado na China e vem ao Salão do Automóvel para testar a receptividade do público. O veículo possui versões a gasolina e híbrido.

O Territory é equipado com sistemas de assistência ao motorista, tais como câmera de ré, assistente de faixa, frenagem e ponto cego.

O design é a grande aposta da marca. Além do SUV, serão testadas as receptividades do público quanto aos modelos Ka Urban Warrior e a Ranger Storm e Black Edition.

O Ka aparece com suspensão mais alta e equipamentos esportivos, dando uma repaginada no modelo de rua já conhecido. Já a Ranger apresenta duas versões, uma em duas cores (Storm) e a outra toda em preto (Black Edition), ambas com motor 3.2 Diesel de 200cv.

O Ford Edge ST aparece totalmente remodelado e com uma característica mais agressiva e esportiva. O SUV é equipado com um motor V6 Ecoboost de 335cv e câmbio automático de 8 marchas. O condutor conta com o modo Sport, que deixa o carro mais agressivo e com respostas mais rápidas.

A Ford também demonstra interesse na acessibilidade, com o desenvolvimento de um tapete para cadeirantes. O item equipa o porta-malas do Ecosport e pode ser acoplado na parte de trás da cadeira de rodas. Feito com materiais muito resistentes, é capaz de suportar até 250Kg.

O tapete possui conectividade com um aplicativo no celular do usuário, possibilitando mapear os lugares de difíceis acessos, facilitando a locomoção do cadeirante.

Volkswagen

A montadora alemã traz ao Brasil dois carros elétricos, o Golf GTE e o Passat GTE.

O Golf GTE permite a condução do veículo em dois modos: com o motor elétrico, ou no modo híbrido. Neste, o consumo é de 1,6L/ 100Km de gasolina e 11,4KWh/100Km de eletricidade. Ele é equipado com dois motores: um TSI de 150cv e outro, elétrico, de 102cv. Juntos, somam 252cv de potência.

Além do Golf, o Passat também será lançado em versão elétrica. O sedã é equipado com um motor TSI 1.4 de 156CV e outro elétrico de 115cv. Juntos, geram uma autonomia capaz de fazer o veículo rodar 1.100 quilômetros.

O T-Cross é outro lançamento apresentado. Com um design diferenciado, mostra como a montadora seguirá daqui para frente. O carro é o primeiro dos 5 SUVs que a Volkswagen pretende lançar até 2020 na América do Sul. Outro ponto importante, é o lançamento mundial, adequando o modelo às preferencias dos consumidores ao redor do mundo.

O conceito ficou por conta da Amarok, que aparece em cor laranja, cabine dupla, rodas escuras 17 polegadas e um motor 3.0 V6 de 225cv com transmissão automática de 8 marchas.

Renault

A francesa Renault traz para o Brasil o Zoe, seu veículo 100% elétrico. Antes fornecido apenas para empresas voltadas para a mobilidade sustentável, agora é comercializado para todo o público brasileiro a partir de hoje, dia 6 de novembro.

O Zoe apresenta um motor elétrico com torque máximo de 22,9 kgfm. Sua aceleração vai de 0 a 50 Km em 4 segundos.

A bateria leva duas horas para carregar 80% de sua capacidade e gera uma autonomia de mais de 300 quilômetros.

O Kwid Outsider é uma versão mais esportiva do modelo já conhecido no mercado brasileiro. Ele traz novidades estéticas, por exemplo, barras de teto e molduras dos faróis de neblina.

O Renault Captur traz versão exclusiva e limitada em parceria com a Bose, marca especializada em áudios automotivos. O SUV é equipado com 7 alto-falantes no seu interior.

O modelo possui versões 1.6 e 2.0, com opção de câmbio manual ou automático.