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Castrol destaca suas estratégias e pontua a importância do reparador para a marca


Em mais uma entrevista exclusiva, falamos com Renato Mendes, Presidente da Castrol, em que ressalta os desafios da marca num momento de tantos avanços tecnólogicos e qual o segredo para se manter forte no mercado aftermarket

Por: Da Redação - 29 de janeiro de 2023

Conte um pouco de sua trajetória profissional até ocupar o cargo atual na Castrol?

Dos mais de 30 anos que estou no mercado, posso afirmar que em 8 tive a oportunidade de fazer parte do time Castrol e atualmente ocupo o cargo de CEO da marca no Brasil. Atuei também por 18 anos na Unilever e mais 6 anos no Magazine Luiza. Me graduei em administração, mas direcionei minha carreira e me especializei em vendas, gerenciamento de projetos e cadeia de suprimentos, sempre tendo a gestão como um ponto focal na minha trajetória. 

A Castrol atua forte no mercado de aftermarket automotivo com uma linha de produtos de alta tecnologia. Qual o segredo para manter esta estratégia num mercado tão competitivo?

Segredos não podem ser relevados, mas todos sabem que a Castrol é em lubrificação industrial, marítima e automotiva desde sua fundação em 1899. A Castrol chega ao Brasil em 1957 e desde então tem atuado fortemente nestes segmentos, sempre conectada e alinhada ao desenvolvimento de motores e engrenagens para proporcionar um funcionamento cada vez mais eficiente. A Castrol nunca se conformou em apenas atender às especificações e exigências de motores, mas em entregar além para o cliente.

A atual tecnologia dos motores elevou o lubrificante a um patamar de “peça crítica”, ou seja, aplicar o lubrificante errado representa prejuízos que vão desde o aumento do consumo, emissões até a perda do conjunto mecânico. Diante desta realidade, como a Castrol acompanha ou até antecipa este desafio tecnológico?

Como uma empresa referência no mercado no segmento de lubrificantes, temos na Castrol um trabalho constante de atualização de nossos produtos. Primeiramente, sempre estamos em contato e dando suporte para as principais montadoras globais no desenvolvimento de seus motores e engrenagens, e, em paralelo, vamos criando e aperfeiçoando os nossos próprios produtos para atender às inovações requisitadas pelo segmento automotivo, que está sempre em constante evolução. Em segundo lugar, reforçamos os treinamentos e capacitação dos nossos clientes e reparadores automotivos.

Esse ponto é muito importante pois é uma oportunidade para reforçar o uso correto dos lubrificantes, tendo sempre em mente o respeito às especificações das montadoras e a consulta ao manual do proprietário do veículo. 

Já que falamos em tecnologia, um tema de grande interesse de nossos leitores, cite alguns dos diferenciais dos produtos CASTROL para os motores modernos?

Além de contar com a ajuda e suporte técnico da bp, e todo seu conhecimento científico, trabalhamos em conjunto com universidades e engenheiros respeitados para sempre entregar produtos e tecnologias da mais alta qualidade aos nossos clientes. Temos sete centros globais de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) espalhados em países como EUA, Reino Unido, Alemanha, China e Japão que estão sempre procurando novas fórmulas para atender aos novos motores e tecnologias das montadoras.

Os centros também são um think tank para tentar evitar dores de cabeça que o motorista pode vir a ter em relação à lubrificação de seu veículo ou moto. Estamos também constantemente testando novos produtos nas pistas, em competições como Fórmula 1, World Rally Endurance e Moto GP, que, depois de comprovados seu alto desempenho e excepcional performance, muitas vezes são disponibilizados para o amplo público.

O sistema de mensuração do desempenho do mercado de reposição PULSO DO AFTERMARKET está estimando um crescimento da demanda de autopeças e lubrificantes nas oficinas da ordem de 16%. O desempenho das vendas neste segmento tem acompanhado esta mensuração?

Segundo fontes do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) o segmento que chamamos de LUBES GASOLINA & ALCOOL (Carros e Motos) está em queda este ano de 7,4% até setembro em comparação com o mesmo período de 2021.

Na Castrol, estamos praticamente estáveis em relação a 2021. Isso mostra que a nossa estratégia de mercado traçada para 2022 está correta e nos possibilita um ganho maior de espaço no mercado. 

Ainda com foco no mercado a pesquisa MARCAS PREFERIDAS indicou a CASTROL como a marca de maior lembrança/confiança dos profissionais da mecânica automotiva. Ao que o senhor atribui este reconhecimento?

É uma menção que nos dá muita alegria. É um reconhecimento ao excelente trabalho realizado por todos os colaboradores Castrol.

Temos um respeito enorme pelos nossos clientes, que encontram na Castrol produtos com performance e desempenho superiores em relação à média do mercado, e que nos dão o voto de confiança que con­firma que estamos no caminho certo, produzindo o melhor óleo na reparação automotiva.

Quais as expectativas para 2023?

As projeções de consultorias internacionais mostram que o mercado brasileiro deve crescer acima de 2% para 2023. Dentro da Castrol, a nossa expectativa é superar a média do mercado reforçando a aplicação dos nossos produtos junto aos reparadores, mecânicos e trocadores de óleo, além de continuar trazendo inovações e acompanhar o desenvolvimento do parque automotivo brasileiro.

Considerando que dia 20 de dezembro é comemorado o “dia do reparador” esta última questão não é uma pergunta, mas sim um espaço para que a CASTROL manifeste uma mensagem a estes profissionais apaixonados pela mecânica automotiva e aplicadores dos produtos CASTROL.

O reparador automotivo se dedica a entender as necessidades dos clientes, seus veículos e quais os serviços de manutenção devem ser executados dentro do menor tempo e no melhor custo-benefício.